sábado, 23 de janeiro de 2016

Deivid deu aula técnica e tática no Programa Bastidores




Quem desconfiava de Deivid em sua primeira experiência como técnico, dirigindo um time da grandeza do Cruzeiro, com certeza, a partir de agora vai olhá-lo de outra forma. No Programa Bastidores da Rádio Itatiaia de ontem (22-01), durante uma hora, ele deu uma aula de como será o comportamento técnico e tático de sua equipe. Demonstrou estar preparado, com um profundo conhecimento do mundo da bola. A partir de 2007, iniciou suas lições diárias. Imaginava que Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Scolari, Tite, Muricy ou Mano Menezes fossem suas referências e não são. Ele foi um pouquinho mais distante: ao espanhol Luís Aragonés, já falecido, que o dirigiu no Fenerbahçe, da Turquia.  Diariamente conversavam sobre programas de treinamentos, resultados a atingir, questões táticas e técnicas. Aragonés disse ao pupilo: “Jamais imaginei que um atacante tivesse tanto interesse em aprender questões táticas”.  Chegou a hora de Deivid aplicá-las. Destaco, entre outras revelações, a necessidade de o jogador saber o que está fazendo dentro de campo, se defendendo ou não. De entender que jogar sem bola é tão importante quanto estar de posse dela. Sem mistérios, falou dos esquemas que está preparando (outros técnicos não revelam), da objetividade no jogo – não quer 70% de posse de bola sem chegar à cara do gol; da recomposição,  do toque bola como o tic tac da Seleção da Espanha, criado por Aragonés, copiado da Seleção Brasileira de 1982, comandada por Telê Santana; da importância do jogador sentir-se importante dentro de um grupo, lição que teve com Zico, no Fenerbahçe; e do estímulo para o profissional  sempre se evoluir. Lembrou-se de que no Barcelona Iniesta era reserva de Ronaldinho Gaúcho. Ele se preparou para que chegasse a sua hora. Até seu filho o ensina. Teoricamente tudo bonitinho. Perfeito. Fica claro que com qualidade vai fazer o Cruzeiro voar e só levar gols em falhas individuais, o que acontece.  Deivid relacionou os nomes dos acadêmicos que estrearam como técnicos em grandes equipes sem, contudo, ter experiências em pequenos.  Agora é colocar seus conhecimentos no Cruzeiro para que os resultados venham.

6 comentários:

  1. Esse ano promete e coisas boas irão acontecer para o MAIOR de minas!

    ResponderExcluir
  2. Eu, como o tostão, entendo que o papel do técnico é menor do que torcida e imprensa colocam, talvez 15%. Prefiro aguardar. Quando Luxemburgo veio todos acreditaram no sucesso imediato, prefiro aguardar.

    ResponderExcluir
  3. Aacredito no David, porém tenho medo da torcida pois ela é exigente e se perder um jogo vai abalar. Tamo junto nação azul.

    ResponderExcluir
  4. Aacredito no David, porém tenho medo da torcida pois ela é exigente e se perder um jogo vai abalar. Tamo junto nação azul.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Melane! Vc tem alguma informacao deste volante que Gilvan disse ter conversas adiantadas?

    ResponderExcluir
  6. Acredito que Deivid não seja um despreparado. Ele procurou e se preparou por uma oportunidade. Se vai dar certo é outra coisa. Acredito que este não seja o time titular, acredito que este time deve sofrer modificações ao decorrer do ano, ate ter o seu perfil. Vamos aguardar e dar credito ao técnico.

    ResponderExcluir