terça-feira, 28 de outubro de 2014

Copa do Brasil – Dois grandes jogos e o título


A receita é simples para os quatro times que começam, a partir de amanhã, as semifinais da Copa do Brasil 2014. Precisam fazer dois grandes jogos para a conquista do título e a vaga para a Copa Libertadores.  Há o nivelamento técnico e quem souber fazer a primeira vantagem, bastará administrá-la no jogo de volta. Haja emoções para Cruzeiro x Santos no Mineirão e Flamengo x Atlético, no Maracanã. Interessante é que estes são os times que chegaram por merecimento, sem a participação de terceiros, exceto o Flamengo, ao eliminar o Coritiba nos pênaltis (3 a 2). Perdeu o jogo de ida por 3 a 0 e devolveu o placar no Rio. O Coritiba ficou revoltado com a arbitragem de Wagner Reway pelos pênaltis marcados durante o jogo.

Pela primeira vez no sorteio, o Flamengo não teve a sorte de fazer a decisão em casa. Não sei se é correto referirmos ao fato desta forma ou apontarmos que não foi possível armar desta vez. Mas o clima está quente para o jogo. O jornal Lance estampou em manchete, referindo-se ao Atlético: “Vem Freguês”.  Um Flamengo x Galo decisivo cria-se este clima ainda mais tenso.  O que tem de ser dito no momento é que dentro de campo, o Atlético está melhor preparado, com jogadores e a qualidade técnica. E em um melhor momento. Os pontos no Brasileiro dizem tudo. O Flamengo venceu, com Luxemburgo, cinco jogos seguidos e depois parou em sua limitação. Uma vitória aqui, outra ali e derrotas intercaladas. Não tem uma estrutura para reivindicar muito. Seu poder maior está em sua massa torcedora.  Sem a menor dúvida, o mais eficiente jogador brasileiro.  Para quem duvida, entre no Maracanã e veja. Os boleiros falam: o “bafo vem forte”.

No Mineirão, o Cruzeiro receberá o Santos, empolgado depois dos 5 a 0 que aplicou no Botafogo para chegar as semifinais. Já os celestes caíram de ritmo no Brasileiro e não foram efetivamente testados na Copa do Brasil. Chegou a hora da verdade. O principal trunfo é voltar a jogar no ritmo da primeira fase do Brasileiro. É possível porque o Santos partirá para o jogo e dará espaços. Um duelo muito interessante.  A diferença não será a qualidade, muito menos o fator campo. Chegará a final quem errar menos e aproveitar as chances. Ambos têm a maturidade necessária para um digno desafio de uma semifinal. Ganhou o Futebol.     

Luto

Na última semana perdemos Antônio Nascimento Júnior, amigo de infância, torcedor do América que fez de sua vida um sonho. Trabalhou na extinta TV Itacolomi e na SLU. Fez a sua obra. Pena que nos deixou muito jovem (66 anos) e com um coração alegre que pedia muito mais. 




2 comentários:

  1. Azar o Leo Silva não poder jogar. Corremos risco com Edi Carlos. Mas vamos pegar a estrada

    ResponderExcluir
  2. Galão da Massa e Peixe na final da Copa

    ResponderExcluir