segunda-feira, 20 de janeiro de 2014


Nada a acrescentar

Começa 2014 e os torcedores estão na expectativa. Alguns sonhando alto. Outros apreensivos, já que conhecem as deficiências de suas equipes e começam a temer pelo pior. Não pelo resultado no primeiro jogo do ano (derrota por 3 a 2 para o Madureira), mas pelo desempenho no ano passado, o Fluminense vive uma interrogação.  Sabe que sua defesa é uma das piores da Série A do Brasileiro e o Clube procura sem sucesso reforços. Todos os nomes que surgiram foram vetados por Renato Gaúcho. 

Os outros grandes do futebol carioca estão estacionados. O Botafogo é que perdeu, com a saída de Seedorf. Vai fazer muita falta. O Vasco está envolvido nas eleições presidenciais, o que poderá atrapalhar a caminhada na Série B e, naturalmente, também no Campeonato Carioca. Já o Flamengo, sem o volante Elias, que era o termômetro do time, mesmo com a chegada de Elano e outros seis novos jogadores, não avançou em sua formação para 2014. Apenas, mais uma vez, fortalecido por sua tradição, a massa torcedora e o Maracanã.

No futebol paulista, o Palmeiras foi o que mais contratou, mas individualmente nenhum diferenciado. O Santos deve perder Montillo e conta com Leandro Damião. Também sem a pinta de quem vai brigar no topo. Osvaldo de Oliveira está valorizando a base. Começou o jogo contra o XV Piracicaba com seis da base e terminou com sete. O Corinthians, de Mano Menezes, ainda não apresentou as credenciais de grande. O mesmo aplica-se ao São Paulo, claro que com doses ainda menores. 

O Grêmio não tem a identidade para 2014. Quem vai disputar a Libertadores deveria ter feito muito mais.  Apenas desfez de peças importantes, o mesmo acontecendo com o Inter, este com a política da renovação. Pegou o goleiro Dida, ainda diferenciado.

Diante deste quadro, procurei conversar com algumas pessoas do mundo da bola e elas ainda não têm uma base do que será  2014. O técnico Adílson Batista foi curto e grosso: “Não dá para prevê nada hoje. Nem para aqueles que teoricamente mantiveram a base de 2013”.  Preciso, Souza, aquele que no ano passado estava na Portuguesa e antes foi do Cruzeiro, falou algumas coisas que merecem análises: “O São Paulo não vai dar nada”.  E ele acertou, pelo que jogou contra o Bragantino... Horrível. Outra dele: “Respeitem o Cruzeiro pelo que fez em 2013”. E o Atlético? “Brincando fez a pontuação dos oito primeiros do Brasileiro. E se levar a sério?”. Questionei sobre Ronaldinho Gaúcho: “Tem de ficar porque só acrescenta”. Para completar,  um dirigente, com mais de 50 anos no futebol,  deu sua opinião: “Foi outra jogada de marketing do Galo manter o Ronaldinho. É dinheiro que chega. E o clube precisa”. Agora, tecnicamente, ele está seguro de que o craque não vai apresentar nada de novo.  Pediu para não divulgar seu nome.  Respeitei.  Mais ainda suas palavras. 

Agora vamos ver a bola rolando para saber se 2014 será um ano de ouro ou de algumas decepções.  Para Minas Gerais repetir 2013 a varinha mágica terá de estar presente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário