segunda-feira, 19 de maio de 2014

Campeonato Brasileiro - Vitórias que fortalecem



Ainda é cedo para se falar em previsões para o Campeonato Brasileiro, especialmente dos times que vão lutar pelo título ou aqueles condenados ao rebaixamento, mas as vitórias de Atlético e Cruzeiro, na última rodada, fortalecem muito o momento atual de ambos. O Cruzeiro vinha de uma tempestade pela desclassificação na Copa Libertadores.  Os torcedores imaginavam a Raposa disputando a finalíssima e de repente veio o naufrágio, com a eliminação pelo San Lorenzo, da Argentina, nas quartas de final. Poucas horas depois, mesmo sem estar jogando o fino da bola, como no ano passado, superou o Coritiba por 3 a 2 e se fez presente. Se perdesse  para o Coxa seria aquele "Deus nos acuda".  As histórias fantásticas de bastidores, algumas fantasiosas, pelo fracasso na Libertadores estariam na boca do povo e nas redes sociais. Por enquanto, estão abafadas e possivelmente jamais vão fluir caso o time siga progredindo. Não pode é parar no tempo. Precisa buscar fórmulas para crescer.

Já o Atlético, depois de vencer o clássico diante do Cruzeiro por 2 a 1,de virada, repetiu a dose contra o Santos, na Arena Pantanal. Só que não quer enxergar que há problemas na relação dos jogadores com o técnico.  Levir Culpi é muito experiente e sabe perfeitamente como se portar e introduzir os seus métodos sem tantos traumas e dar ao time um padrão vitorioso. Está tendo oportunidade, graças ao tempo e a disposição nas preparações, para aproveitar os jogadores que saíram recentemente da base e que apresentam algum potencial. Estes meninos querem jogar e as “impossíveis” vitórias estão chegando, mesmo sem o que podemos chamar as estrelas do Galo. Tudo graças a uma estrutura. Se o Atlético não tivesse um grupo com tantas opções, para muitos ainda fraco pelas alternativas de banco, o técnico estaria hoje num beco sem saída. Mas vai remando o barco, com quem pode contar e quer subir. Seus números começam a mostrar que ele está no caminho certo e como afirmou Roger, hoje comentarista da Sportv, conta com o aval do mandatário Alexandre Kalil. Precisa de mais o que?

Para fechar a rodada, gostei muito de Pato, no primeiro tempo, na vitória do São Paulo sobre o Flamengo por 2 a 0 e, nos 90 minutos, mais ainda de Ganso. Sabe das coisas. O que não nos agrada é ver uma rodada com média inferior a dois gols por partida e, ainda, 84 erros de passes em 90 minutos (Flamengo x São Paulo), quase um por minuto. Isso não é futebol.

Coelho

O América vai subindo, com atuações convincentes e vitórias. Líder absoluto da Série B, tem amanhã diante do Joinville a chance de se manter ainda mais isolado no topo da classificação. Finalmente o Coelho chegou ao patamar desejado por sua torcida. Agora os torcedores terão também de fazer a sua parte comparecendo aos jogos. Não um minguado de gatos pingados.









Nenhum comentário:

Postar um comentário