quinta-feira, 8 de maio de 2014

Libertadores | Raposa superou situações piores


O Cruzeiro já enfrentou situações bem piores na Copa Libertadores, especialmente na fase de Grupos, quando superou-se e deu a volta por cima. Tem chances, mais uma vez, de confirmar diante do San Lorenzo, no jogo de volta, na próxima quarta-feira, no Mineirão, sua história na competição. Mas aumentou a pressão. A derrota por 1 a 0, no jogo de ida, em Buenos Aires, não foi um resultado assustador. Bem normal para equipes tecnicamente muito preparadas que não são formadas por um amontoado de jogadores, que correm sem sentido. 

Visivelmente se percebe que há alguma organização tática e é um futebol jogado com inteligência, além de uma excelente condição física dos campeões brasileiro e argentino. Foi um jogo digno de uma Libertadores. A torcida celeste lamenta que o time não tenha feita gol, mas a equipe entrou com este propósito. Só que os argentinos não permitiram, com uma boa marcação e, ainda, jogando com muitos atletas atrás, dificultando todas as tentativas.

Não vi o Cruzeiro apático. A questão é que quando foi exigido na Libertadores jogou muito mais e era o que esperávamos para ontem. Agora vamos aguardar um melhor futebol, especialmente de jogadores importantes, como Júlio Baptista, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart. Em  Buenos Aires, destaque para o setor defensivo, novamente com um trabalho incansável dos volantes Lucas Silva e Henrique e, ainda, as defesas espetaculares de Fábio. Se o Cruzeiro conquistar este título, o Clube terá de fazer uma estátua para ele na Toca da Raposa II. Tem feito milagres. Aquela sequência de defesas faz a diferença depois de computados os lances de 180 minutos de jogo.

Há certeza de que no Mineirão, o Cruzeiro vai fazer gols. O importante, porém, será também não levar. Não adianta determinar como terá de ser o comportamento tático e posicionamento das peças. Tem é de jogar. Fazer de seu futebol um rolo compressor e errar o menos possível. Não terá como o San Lorenzo resistir, mesmo que sua proposta também seja 100% centrada na classificação. Deu todas as demonstrações ontem de seu compromisso. Será uma noite emocionante. Bom para o Futebol. Não é a toa que os especialistas dizem que esta é a final antecipada da Libertadores.
   




3 comentários:

  1. O Cruzeiro mostrou mais uma vez que não se preparou como deveria para mais decisão. Na fase de grupos e nos jogos contra o Grêmio,todos sabiam que o lado direito do San Lourenzo é um dos pontos fortes do time. Todos de menos o Marcelo, Samúdio virou a avenida para a equipe argentina, e Marcelo demorou a perceber isso. Não só isso, deixou livres Corrêa e Ortigoza. O time argentino só deu o trabalho de realizar o que todas as equipes já fazem, marcar a saída de bola celeste e apertar a marcação sobre Everton. E o Cruzeiro segue a cartilha de sempre cair na mesma marcação.
    O Cerro exigiu muito mais da equipe celeste, mas o time mostrou uma incrível vontade de não atacar e segurar o placar de 0 a 0. Alias Marcelo garante que não exigiu tal postura. Isso coloca no ar uma pergunta: o técnico realmente tem a equipe na mão? Será que como Adilson, o técnico Marcelo vai morrer com suas convicções? Goulart não joga mais o mesmo futebol do ano passado. Lucas silva está errando muitos passes (sorte que San Lourenzo errou todos os chutes a gol), Dedé está instável. JB não consegue dar prosseguimento a nenhuma jogada. Aonde está a visão e o dedo do tecnico? Até o banco celeste está mal escalado. Após as entradas de Dagoberto e Borges o técnico já não tinha opções para a equipe. Tinga??? Alias Moreno deu 6 pontos no Brasileirão e nem no banco fica. Souza foi um destaque contra o Furacão e ganhou o corte do banco. Tinga??? As orações do Papa estão sendo ouvidas. Tinga não sai do banco, Marcelo não enxerga as deficiências da equipe, Borges é o goleador que não faz gols e assim a Libertadores está cada dia mais distante.
    O Defensor se mostra o provável campeão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e tb vejo o Defensor como o mais provável.
      Obs: MO pode falar o que quiser. É só ver o banco de reservas que já sabemos a verdadeira intenção dele.

      Excluir
  2. Vejo o Cruzeiro determinado e muito bom, mas precisamos errar menos ....e por bola na rede...CRUZEIRO SEMPRE ! concordo em tudo com a sua análise.

    ResponderExcluir