quinta-feira, 8 de junho de 2017

Por que o Urubu, Galo, Porco e Peixe não estão correspondendo?

     O Corinthians colocou o Vasco na roda em São Januário: 5 a 2.

Os primeiros resultados do Campeonato Brasileiro 2017 indicam que os principais favoritos ao título, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos, os que mais investiram, não estão correspondendo plenamente. Claro que há outros, como o São Paulo, Vasco (foi o que mais contratou no Rio de Janeiro) etc. Não há dúvidas de que a razão principal está na participação em duas competições que exigem muito: Libertadores principalmente e o Brasileiro, sem falar na Copa do Brasil, agora nas quartas de final, só que para alguns. No futebol brasileiro não há registro de grandes campeões em tudo que participa. Vão dizer que o Cruzeiro em 2003 quebrou esta escrita. Não estava na Libertadores.

Os jogadores não concentram 100% em todas competições. Há prioridades, como tudo na vida. Uma ou outras ficam em um plano inferior, no caso, agora o Brasileiro. Os clubes também acreditam que na hora decisiva, terão capacidade para reagir. Mesmo em uma competição longa, não é bem assim. Vejam o Corinthians. Largou seguro e vai em frente, beneficiado (não sei se esta é a afirmação correta, porque o bom é estar em todas) não se preocupa com Copa do Brasil e muito menos Libertadores, a qual nem conseguiu classificação. Os pontos estão sendo somados e crescendo.

Muitos não possuem estrutura técnica e vejam bem, financeira, para que possam se envolver, em um mesmo grau, em todas competições. O trabalho é feito com prioridades. Jogadores machucados preparados para determinados jogos, etc. As comissões técnicas trabalham em cima de um planejamento.  Registramos alguns fenômenos que marcam o futebol brasileiro. Não adianta armar supertimes, porque eles só correspondem no papel. Também investir no melhor técnico, no caso o Palmeiras, com Cuca. Analisam o desempenho do técnico. Seus times só dão resultados exclusivamente em uma única competição. Pode ser que este ano nem na Libertadores. Há muitos conflitos no grupo. O Flamengo, depois de levar do Sport ontem, por 2 a 0, pior ainda. E o Atlético-MG não convence. Desde o início do ano bato na tecla que é um time muito velho. As peças principais deveriam ser mais jovens, com capacidade para jogar no mesmo ritmo os 90 minutos. Robinho está tentando fazer um grande jogo desde janeiro.

Caso não haja uma reação dos favoritos até a décima rodada, vocês podem cravar: 2017 vai levar aquele que não era uma aposta no início da competição. No momento, o Corinthians, que começou como o quarto de São Paulo e segue em frente. Chapecoense é como uma nuvem passageira. Em breve vocês verão seus resultados. Terá de lutar muito até por uma vaga na Libertadores.  O Atlético-PR e Botafogo sabem de seus limites. Não decolam para títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário