segunda-feira, 26 de junho de 2017

Quem soube jogar como pequeno levou os três pontos

O Corinthians foi gigante em Porto Alegre e Cássio, o herói, ao defender um pênalti

A decima rodada do Campeonato Brasileiro 2017 deixou claro para a critica e os torcedores, a importância de saber jogar como time pequeno, atrás da linha da bola, essencialmente por uma bola. Foi o que aconteceu com Avaí, que conseguiu hoje (26-06), sua primeira vitória como visitante (largou o bastão da lanterna para o Atlético-GO), fazendo 2 a 0 sobre o Botafogo (então para ser mais objetivo, jogou por duas bolas); Flamengo, Atlético-MG, ao quebrar o tabu de sete anos, vencendo pela primeira vez em Chapecó; o Sport, ao fazer 1 a 0 na Vila Belmiro, no Santos e para encerrar, o Timão, derrubando o Grêmio por 1 a 0, em Porto Alegre. Como mandantes, venceram apenas Cruzeiro, Vasco e Atlético-PR, este com facilidade (4 a 1 no Vitória), porque os outros dois foram pressionados e obrigados a jogar muito, principalmente o Vasco no 1 a 0 sobre o Atlético-GO.

A principal lição da 10ª rodada indiscutivelmente é saber defender e aproveitar os contra-ataques. Futebol solidário, com a efetiva participação dos 11, ganha jogo. Se um jogador ou outro não demonstra o mesmo espírito, o time está fadado a ter problemas. Nome não ganha jogo e podemos assinalar falhas que alguns favoritos estão tendo, em jogos em que é impossível imaginar um resultado negativo, mas eles chegam com todas as credenciais da justiça. Ninguém pode contestar hoje as vitórias de Flamengo, Corinthians, Atlético-MG (com time alternativo), Avaí e Sport. Ganharam porque mereceram. A qualidade do futebol é que foi baixa. Muito baixa. De pequeno. O Palmeiras foi mais efetivo e fez 2 a 1 na Ponte, em Campinas. 


Também é importante destacarmos o papel que vem sendo cumprido pelo Corinthians. Aproveita 100% o fato de estar dedicando exclusivamente ao Brasileiro (chegou aos 26 pontos) e já colocou quatro de vantagem sobre o segundo e nada menos do que 11 do 6º, o Vasco, com 15 pontos. Caminho aberto para disputar o título e mais ainda para obter a vaga da Libertadores 2018. Respira e agora tem uma missão pela Copa Sul-Americana, com o pulmão cheio, mas podendo poupar Jô, Jadson e outros. 




2 comentários:

  1. Melane o futebol brasileiro é péssimo,lotado de refugos jogadores que não conseguem ser titulares na Europa (Elias)

    ResponderExcluir
  2. ...acertou mais uma em Melane.....Blanco tá fechando com o Galo....Parabéns!!!

    ResponderExcluir