segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Campeonato Brasileiro – Dez para o Futebol mineiro


Uma rodada importante para o Futebol mineiro, com as vitórias do América, Atlético e Cruzeiro. Eles estão consolidando seus objetivos: Cruzeiro e Coelho na primeira colocação e o Galo tentando chegar entre os quatro primeiros e atingir o seu sonho de consumo dos dois últimos anos: Copa Libertadores. Há muitos elogios, a começar pelo América, que no sábado, mais uma vez em casa, mostrou eficiência para fazer 3 a 0 na Ponte Preta, que vinha de uma série de bons resultados. Levou um banho de água gelada. Goleada incontestável, conquistada sem os traumas, já que os gols saíram na hora certa e o time ofereceu poucas chances para o adversário.

Ainda no sábado, o Atlético, com dificuldades, passou pelo Internacional por 1 a 0, resultado que o fortalece na briga por um dos quatro primeiros lugares e ainda favoreceu o Cruzeiro, porque impediu o Internacional subisse na classificação. Ficou nos 31 pontos. Se vencesse, a diferença entre eles seria, hoje, de cinco pontos. Só que o futebol do Galo ainda não transmite a confiança necessária para acreditar que vai subir e atingir seu objetivo. Enquanto isso, Levir Culpi está falando nas dimensões dos gramados, dos campos molhados em excesso, etc. E o time meu camarada? Vai jogar ou não? Passou do momento dos ensaios ou experiências, tem de mostrar algo contundente dentro de campo. Não sei se com Tardelli um pouco mais a frente ou na função que era de Ronaldinho Gaúcho. O que não pode é ficar na dependência do grito do torcedor. Outra questão: mesmo não sendo ainda um jogador com a capacidade para resolver, Marion não pode ficar de fora. Se não jogar, seu futebol não vai fluir e ele tem potencial. Tem de ser lapidado.

Para completar, no Serra Dourada, vimos um belo espetáculo do Cruzeiro. Fez 1 a 0 no Goiás,  outro resultado bom para o Atlético, já que o time goiano começou bem o Brasileiro e sua proposta inicial era Libertadores. Agora é fugir das últimas colocações ou pensar numa vaga para a Sul-Americana. Marcelo Oliveira foi obrigado a fazer algumas mudanças na equipe e o rendimento técnico não sofreu nenhuma queda. A defesa teve um comportamento seguro, mesmo enfrentando em certos momentos uma pressão. Agora, com a vantagem de sete pontos do São Paulo, segundo colocado, pode administrar os pontos, mesmo restando dois jogos para terminar a primeira fase. Por antecipação, já levou o simbólico título do turno. Atingiu 39 pontos, a melhor marca na história até a 17ª rodada e sua meta de alcançar 40 nos 19 primeiros jogos será superada. Neste ritmo vai terminar o Brasileiro com mais de 80 pontos. Será só  partir para o abraço. Festa. Está claro que a Raposa está arrasando e este título só escapa se o time quiser, porque o seu maior adversário só pode ser sua própria equipe. Não é exagero. É fato.

Outra morte no Futebol

O camaronês Albert Ebosse morreu depois de ser atingido por um objeto atirado da arquibancada, após seu time, JS Kabylie, ser derrotado em casa para o USM Alger. O jogador marcou o gol para os mandantes, de pênalti. Um jornal argelino relata que a torcida do JS Kabylie atirou pedras nos jogadores pela derrota e uma dela teria atingido a cabeça do atacante, que teve traumatismo craniano. O estádio foi interditado provisoriamente e foi convocada uma reunião de emergência da Liga Argelina de Futebol (LFP) para discutir o assunto. O presidente da Liga, Mahfoud Kerbadj, estava no estádio e descreveu a morte de Ebosse como “uma catástrofe”. O camaronês foi o artilheiro do JS Kabylie na temporada 2013/14, com 17 gols. O clube é um dos maiores e mais ricos da Argélia.

Opinião do torcedor

“Na sequência do perde ganha, o nosso Atlético venceu. Temos que reconhecer que a massa apoiou e pediu o Luan, até com atraso. Poderia ter retornado no intervalo no lugar do Datolo que tem disposição, vontade, mas o resultado acaba sempre em passes errados e desarmes. Com isso o time manteria os dois corredores de ataque com perigo e seguraria o Inter no seu campo, mas o técnico optou em tirar o Maicosuel. No lance do gol, inclusive, o Luan fez o papel que caberia a Dátolo como meia, e o iluminado guardou. Tardelli até usou o discurso correto, sobre a expectativa de título que mais tarde o “técnico” também usou. Embora o perde ganha possa causar esta expectativa, a verdade é que o time não melhorou e está evoluindo como o “técnico” e seu amigo presidente afirmam. Há cinco rodadas o Flamengo era lanterna. Hoje está a 4 pontos do Atlético. O Fluminense e Inter  perderam pontos nas últimas rodadas e se o Atlético está evoluindo ou melhorando já deveria estar na G4 e colado no líder. É o perde ganha”

Mauro Neves

Cruzeiro é campeão do 1° turno do Campeonato Brasileiro de 2014. Título meramente ilustrativo, mas que demonstra o nível em que se encontra o time celeste. Um jogo que aparentemente fácil se tornou complicado através da postura do time. Alias este é um grande problema do time celeste que costuma aparecer em maior evidencia em disputa de mata-mata.
Quando o time joga de forma ofensiva, obriga o adversário a se concentrar em seu campo de defesa. Sendo assim a defesa do Cruzeiro não é exigida pelo adversário. O jogo do Serra Dourada foi assim até a metade do segundo tempo.
Quando o time celeste recua, ai que mora o perigo, o time se mostra frágil. É sufocado e cede a pressão. Onde ocorreu o pênalti do time esmeraldino. Em uma disputa de mata mata isso pode ser fatal para as pretensões celestes. Na semana em que se inicia a nova fase da Copa do Brasil, todo cuidado é pouco, o time tem que jogar de forma ofensiva em todo e qualquer lugar.
O time celeste tem tudo para garantir pelo menos mais um título este ano. Desde de que demonstre, sem nunca perder a identidade, sua força dentro e fora de campo.

Frederico Augusto



Último dia da Promoção

Curta a nossa página no Facebook e participe da promoção de camisas do seu time de coração! Clique na imagem e saiba mais.







2 comentários:

  1. Estamos com nariz em pé e por isso mais exigentes. Presidente, faltam algumas respostas ainda.

    ResponderExcluir
  2. Não ta dando pra ver jogo dese campeonato. É muita ruindade

    ResponderExcluir