domingo, 21 de fevereiro de 2016

Menos, não é Romário!


Romário é o principal responsável pelo título do Mundial de 1994

É preciso ter muito cuidado quando se faz uma lista dos melhores em qualquer atividade, especialmente no futebol. Romário se coloca entre os cinco melhores do mundo e na segunda colocação, atrás apenas de Pelé e à frente, pela ordem, de Diego Armando Maradona, Ronaldo Nazário e Zinedine Zidane, mostrando que lhe falta modéstia. Pode-se dizer que ele está entre os 20 melhores do mundo do último Século e se formos listar os melhores de todos os tempos, com certeza, tem muito mais gente à sua frente. Gênios. Só que não ganharam títulos históricos e o futebol não tinha esta globalização.  
Vejam o que penso. Pelé, Maradona e Messi, gênios; Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Zidane, Rivelino, Garrincha, Cruiff, Neymar (a caminho de ser  gênio) e Cristiano Ronaldo, craques; Romário, Rivaldo, Tostão, Gerson, Reinaldo, Careca (superior ao Romário), Dirceu Lopes e Djalminha, diferenciados. A lista é imensa. Só que Romário nos deu a Copa do Mundo de 94 e por este motivo se considera o segundo maior. Mas, na lista dos grandes, do Brasil, Didi (jogou o fino da bola) e Zico são presenças obrigatórias. Falcão, Sócrates etc. São todos jogadores do meio de campo para frente.
Romário, não se esqueça, dos nomes citados por nossos pais, como Domingos da Guia, Zizinho, Leônidas, o diamante negro, o argentino Labruna, Puskás, Di Stéfano e, mais recentemente, Beckenbauer e Eusébio, a pérola negra de Moçambique. É só lembrar o que ele fez no Mundial de 1966, na Inglaterra e, em jogos da Eurocopa e da Liga dos Campeões, pelo Benfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário