terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ser ou não craque, eis a questão




Quando observamos jogadores como Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo, Ribery, Iniesta e outros em ação, fica muito estranho rotularmos de craques aqueles que atuam no futebol brasileiro. Aqueles que são os melhores. A lista é intensa. Vejam: D´Alessandro, Valdivia, Luan(Grêmio), Zé Roberto, Ganso, Guilherme, hoje no Corinthians; também Giovanni Augusto, Lucas Lima, Elias, Cícero, Arrascaeta entre outros. Claro que vocês podem acrescentar outros nomes. Estou hoje abordando este tema em função do que Tostão escreveu no ano passado, referindo-se a Ganso.

O craque que jamais foi craque. Usou a sabedoria de quem foi craque. Agora, o técnico Edgardo Bauza  garante que vai transformá-lo em um jogador excepcional, dentro de seus recursos técnicos. Vamos aguardar.

O que a bola me ensinou sobre o craque é que os jogadores que participam intensamente dos jogos, dos 90 minutos, é importante que tenham técnica, sabem usar a inteligência para os lances geniais e alguns cerebrais, podem ser chamados de craques. Assustam com a bola nos pés. Os adversários tremem. Na plenitude da forma, Pelé, Romário, Maradona, Ronaldinho Gaúcho, Falcão, Zico (nem tanto, o que o torcedor flamenguista não vai gostar de ler), Tostão, Gerson, Didi, Cruyff, Van Basten, Beckenbauer, Rivelino, Gerson, Reinaldo, Careca e outros conseguiram com a bola está muito distante do que estamos  aplaudindo agora. Eram artistas. Perfeitos. Chamá-los de craques, era obrigação diante de tanta arte.

Agora, os “gênios” de hoje infelizmente para a geração que acompanha o futebol a partir de 2000, são apenas bons jogadores. Chamá-los de craques é uma ofensa para aqueles que realmente encantaram. Viu Ganso.



(Da esquerda para a direita: Clodoaldo, Rivelino, Pelé, Tostão, Zé Maria e Piazza. Mundial do México, 1970 - Fonte: AE)


11 comentários:

  1. Craques hoje jogam em outros gramados: José Dirceu, Delubio, o Barba, o Cunha. E tem um monte de gente no banco, digo, na cadeia querendo jogar. Kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Melane, caberia um Djalminha, Rivaldo, Alex. Mas infelizmente é duro ver tanto perna de pau no profissional, sem fundamento algum, me desculpe mas Giovanni Augusto não o vejo como diferenciado, o Galo fez no meu ponto de vista um excelente negócio. Abraço e parabéns pelas excelentes cobertoruras esportivas, visito o blog várias vezes ao dia, noticiário perfeito e seguro!

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo Melane, caberia um Djalminha, Rivaldo, Alex. Mas infelizmente é duro ver tanto perna de pau no profissional, sem fundamento algum, me desculpe mas Giovanni Augusto não o vejo como diferenciado, o Galo fez no meu ponto de vista um excelente negócio. Abraço e parabéns pelas excelentes cobertoruras esportivas, visito o blog várias vezes ao dia, noticiário perfeito e seguro!

    ResponderExcluir
  4. A maior contração do ano de um time brasileiro e nossa o craque Lucas Romero esse sim é peixe grande, enquanto uns ta querendo contratar piabinha kkkkk como nilmar muleta e valdivia bichado,nos contratou Romero seja bem vindo LUCAS ROMERO ao maior clube da América Latina e um dos maiores do Mundo.

    ResponderExcluir
  5. ....henrique, qdo quero riri um pouco, leio os seus posts...kkkk...time pequeno é uma mercadoria, qualquer perna de pau é craque....kkk...Lucas sei lá o que melhor Nilmar e Valdívia....isso se resume em uma coisa: MEDO....kkk...esses torcedores do TimeDosuborno# me divertem...kkkk....Henrique, repete esse post aí umas 1000 vezes, até vc mesmo acreditar nisso...kkk....Alex

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Melane!
    Você foi simplesmente fantástico no seu comentário. O futebol que assistimos hoje no Brasil é de 5° categoria, é duro ver a imprensa televisiva querer iludir o torcedor, chamando jogadores simples de gênios ou craques.
    Quando quero assistir um futebol de alto nivel, veio a liga dos campeões da europa.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Melane!
    Você foi simplesmente fantástico no seu comentário. O futebol que assistimos hoje no Brasil é de 5° categoria, é duro ver a imprensa televisiva querer iludir o torcedor, chamando jogadores simples de gênios ou craques.
    Quando quero assistir um futebol de alto nivel, veio a liga dos campeões da europa.

    ResponderExcluir
  8. Alex f como colega de blog te convido a ir até a confins amanhã busca o Romero,vamos lotar o aeroporto amanhã #LUCASROMEROENOSSO.

    ResponderExcluir
  9. ....uai, a china paraguaia tá precisando de reforço?...kkk...vai dar não....to acostumado a buscar em aeroporto é jogador de nível de Tardelli, Ronaldinho, Pratto, Otamendi pra cima....e está vindo mais por aí....é sério que vc vai gastar gasolina pra buscar esse cara aí?...é, estão descendo a ladeira....tenho uma idéia, por que vcs não arrumam um carro-forte pra trazer ele também?...kkk...Alex

    ResponderExcluir
  10. Kkkkkkk esse Alex é genial!
    Parabéns! Em quanto buscam Romero, Arrascaeta e ganham um carro forte, com o craque Júlio Baptista, tem time buscando craques de verdade, como Otamendi,Tardelli,Pratto,Entre outros.
    Cazares muito mais consagrado do que esse tal de Romero não teve gente indo buscar no aeroporto. Henrique... Creio que não vão encher o aeroporto não hein, sua torcida conseguiu perder pro América em público no último jogo, imagina se vai conseguir levar mais de 50 no aeroporto. Kkkkk

    Vai encher aeroporto quando Tardelli,Robinho,Marquinhos Gabriel,Nilmar,Kaka desembarcar em Belo Horizonte.

    Se o Atlético, realmente vender o Pratto, acredito que chega dois reforços de peso, pra buscar no aeroporto.
    Sobre valdivia, 10x melhor que Romero, camisa 10 da forte seleção chilena, e se chegar acho q a torcida do atlético não busca no aeroporto.
    Forte abraço ao Henrique e todos do Tímido Povo

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com o Geovane Dâmaso
    Realmente Djalminha, Alex e Rivaldo têm de estar na lista dos gênios. Jogaram muito. Os três no mesmo nível. Agora gosto mais do Alex e do Rivaldo pela amizade. Pessoas da melhor qualidade

    ResponderExcluir