sexta-feira, 11 de abril de 2014

Agora teremos Libertadores



Usa-se muito o termo no Futebol, agora o bicho vai pegar, especialmente os locutores, mas que encaixa perfeitamente no momento para a Copa Libertadores, a partir das oitavas de final. Atlético e Cruzeiro terão duelos em que colocarão a prova à capacidade. Os atleticanos contra o Atlético Nacional da Colômbia e os cruzeirenses diante do Cerro Porteño do Paraguai. Chegou a hora de mostrar futebol, dentro e fora de casa. Inicialmente as previsões indicavam o confronto dos mineiros contra os bolivianos The Srongest e Bolivar, o que teoricamente seria mais fácil, já que o principal adversário seria a altitude de La Paz, mas faltaram os pontos para nossas equipes para uma melhor classificação. O Galo tinha tudo para ser um dos dois primeiros na classificação geral da fase de Grupos e o Cruzeiro o primeiro de sua chave. Agora paga-se um preço. Ele é alto, mas em contra partida excelente para quem tem futebol. Não importa os adversários. Quanto maior o desafio melhor para quem tem capacidade. Naturalmente atinge o crescimento técnico e psicológico.

O Cruzeiro sabe perfeitamente o que terá pela frente. O Cerro sabe usar muito bem o estilo paraguaio de jogar: muita garra. Tecnicamente não é lá estas coisas. Deixa a desejar. Identifica muito com o Olímpia que no ano passado chegou a final, mas era o mais fraco dos 16 times das oitavas. Chegou a finalíssima devido a sua aplicação  O importante para o time celeste será fazer o resultado no Mineirão e administrá-lo, em seguida, em Assunção. Tem tudo para chegar as quartas e ter outra prova: Atlético ou Grêmio caso estes sejam bem sucedidos.  A tabela determina que o Atlético poderá enfrentar o vencedor de The Strongest x Defensor. Já o Grêmio, o vencedor de León x Bolívar e o Cruzeiro, Lanús x Santos Laguna. Será impossível uma final brasileira. Apenas dois dos nossos três representantes podem chegar às semifinais. E a Conmebol vai marcar para as quartas de final, Atlético x Grêmio ou o clássico Atlético x Cruzeiro.

Será árduo o caminho do Galo, agora diante do Atlético Nacional de Medellin, um dos melhores times da competição e que tem tradição. Sua vitória por 3 a 1 sobre o Newell,s Old Boys não deixou qualquer dúvida. Os argentinos jogavam pelo empate. Fora de casa os colombianos jogaram com personalidade e diante de um adversário muito bem preparado. Eu o apontava como um dos candidatos ao título. Também apostava no Independiente Santa Fé, mas ambos não passaram da fase de Grupos. Coisas do Futebol. Mas o Atlético Nacional é competente. Achou o primeiro gol, (falha do setor defensivo do Newell,s, especialmente do goleiro Guzmán) mas continuou jogando no mesmo ritmo. Só resta ao Atlético jogar futebol.  Não vale mais a desculpa de que o time está evoluindo e chegará em breve ao seu ritmo. Agora é a hora. A vitória por 1 a 0 sobre o Zamora no Indendência, no encerramento de sua participação na fase de Grupos,  foi bem no ritmo do Galo 2014: lento. Só não podemos afirmar que quase parando, porque em alguns momentos até que chegou a pisar um pouco mais forte no acelerador.

O melhor de tudo é que agora sim teremos uma Libertadores para preencher as expectativas, sem cariocas e paulistas e para surpresa deles, com os mineiros no topo.





Um comentário:

  1. Atlético e Grêmio terão os adversários de maior potencial nesta fase. O Atlético Nacional é uma equipe de boa técnica que ao contrário dos adversários do Galo no ano passado, não sente a pressão da equipe da casa. Sabe jogar e deixa jogar. O Grêmio pega um San Lorenzo que é um time muito bem treinado e organizado taticamente. O Cruzeiro tem a tarefa menos difícil, fez mais pontos que o Cerro e o time paraguaio levou 9 gols, uma das piores defesas contra um dos melhores ataques. Agora serão jogos que definem o ano para estes times. Tomara que os mineiros consigam mostrar a força de Minas para o mundo.

    ResponderExcluir