domingo, 20 de abril de 2014

Primeira rodada do Brasileiro | Faltou futebol



O torcedor não viu aquele futebol aguardado há algum tempo para a disputa da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A frequência do público também foi baixa nos estádios, sem muita empolgação. Foi uma primeira rodada com frieza. Exceto a torcida do Criciúma, que no final voltou para casa decepcionada pela derrota em casa para o Palmeiras por 2 a1 (o outro perdedor como mandante foi o Bahia) as demais tiveram um comportamento muito monótono. Na Vila Belmiro a chuva pode ter impedido um maior público, mas não tivemos aquele brilho. Dizer que foi um domingo triste até pode ser um exagero. Mas não foi o que se espera. Pode ser por dois fatores: o primeiro é que agora o País já começar a respirar o Mundial. Todos estão à aguardando a competição, conscientes de que apenas a partir de agosto é que os clubes efetivamente entrarão na disputa do Brasileiro, principalmente aqueles que desejam o título. Em alguns locais, também um sentimento de luto pela morte do narrador Luciano do Valle, uma pessoa que o esporte eternamente terá de respeitar. Ele amou muito mais a bola do que a sua própria vida. Tem uma história irretocável.

O Cruzeiro foi um dos vencedores que terá de ser olhado com ainda mais atenção, porque venceu fora de casa usando um time reserva. Na Fonte Nova, primeiro Bahia e Cruzeiro receberam as faixas de campeões estaduais, mas, em campo, não apresentaram o futebol de campeão. Os celestes, mesmo sem o entrosamento da equipe principal, buscaram mais o gol e foram premiados com a vitória por 2 a 1.  O campeão soube aproveitar da fragilidade ofensiva dos baianos, que mesmo com a força máxima quebraram cabeça. Fizeram uma partida fraca tecnicamente sem força para garantir pelo menos um empate.  A torcida ficou revoltada. Já o Cruzeiro fortalece. É bom para o técnico Marcelo Oliveira saber que os reservas darão conta do recado quando convocados. A confiança só aumenta.

Em Uberlândia, onde o Atlético recebeu o Corinthians, também foi um jogo onde as equipes deixaram muito a desejar. Com certeza não é só isso que vão apresentar na competição. Passaram os 90 minutos a espera de uma bola cruzada ou que achassem uma jogada para que pudessem fazer o gol. O empate por 0 a 0 foi justo, porque cada um teve duas chances para marcar, impedidas pelos goleiros. Pelo lado atleticano, peças importantes, como Ronaldinho Gaúcho continuam nulas. O craque ainda tem coragem de dizer que está precisando jogar para entrar no ritmo. Vejam bem: não é uma afirmação para ser feita em abril. Só se ele estava disputando a primeira ou segunda partida do ano. O lateral Emerson Conceição mostrou alguma segurança com a bola, mas foi pouco para se assegurar que ele será a solução para a lateral esquerda. Vamos analisa-lo melhor quando estiver adaptado ao time. Quarta-feira, diante do Atlético Nacional, em Medellin, pela Libertadores, vai dar para fazer uma melhor analise.

Boa jornada para São Paulo e Fluminense que venceram com três gols de diferença Botafogo e Figueirense. É um bom cartão de visita.    






3 comentários:

  1. Os três pontos conquistados pelo Cruzeiro ontem são os mesmos da última rodada, portanto creio que o time mineiro mostrou que pode repetir o futebol de 2014. No mais, o futebol sulamericano esta caindo ladeira abaixo em comparação ao europeu de segunda categoria.

    ResponderExcluir
  2. O futebol brasileiro hoje é de segunda categoria, dentro e fora do campo.

    ResponderExcluir
  3. Nosso futebol realmente caiu muito. Não é por acaso que nossas estrelas, se é que temos, e até as promessas rapidamente vão embora. Esperança é que haja uma reação no Mundial, mas é só sonho. Na prática não mostramos nada.

    ResponderExcluir