quinta-feira, 10 de abril de 2014

Quarta-feira frustrante



Foi uma noite terrível para o Futebol carioca, com a eliminação do Flamengo e, em seguida, a do Botafogo, decepcionando suas torcidas. Elas esperavam muito mais. Sair da Copa Libertadores na Fase de Grupos, pela estrutura dos clubes brasileiros, mostra que há falhas e ainda a falta de uma preparação adequada para a competição. O espírito de Libertadores esteve bem distante. O Botafogo foi uma presa fácil para o San Lorenzo em Buenos Aires. Algumas vezes no Futebol afirmamos que faltou sorte. Desta vez não. Faltaram detalhes e muitos. Futebol, coragem, determinação e, acima de tudo, desejos. Tudo estava presente na mente, nas na prática, nos três últimos jogos, apesar de o alvinegro carioca ter vencido o Independente Del Valle por 1 a 0, no Maracanã, foi desastroso.

O Flamengo nem se fala. Resultado mesmo só fez um: o da vitória por 1 a 0 sobre o Emelec, em Quito, no Equador. Na derrota por 3 a 2 para o León, com o apoio de sua torcida, mostrou que está longe de ser um time competitivo. Tem que reestruturar. Corre o perigo de criar o enigma de time perdedor. Esta não é a sua tradição. Pelo menos teria de ter alcançado a fase decisiva, mas quando se leva dois gols em casa, no primeiro tempo, em uma decisão, fica claro que não tem capacidade para seguir em frente. Seu segundo tempo foi sofrível, consequência natural da insegurança. Também não tem jogadores capazes de assumir a responsabilidade de liderança com poder para recuperar emocionalmente os companheiros. Pelo contrário, ajudam a afundar o barco. O cartão amarelo de André Santos ao comemorar seu gol (o do empate por 1 a 1) foi a prova de que está tudo errado. E o compromisso com os outros 60 minutos de jogo...

A lamentar também a desclassificação, até certo ponto precoce, do Atlético-PR, na terça-feira. Era o mais fraco representante brasileiro na competição e saiu da pré-Libertadores, como o Botafogo. Não que isso determina que entrou na fase de grupos já derrotado, porque no ano passado o Olímpia também passou por esta etapa e depois disputou o título. Outros clubes já alcançaram tal êxito.


Vitória celeste


O Cruzeiro deu seu recado à altura de sua grandeza, jogando um primeiro tempo como se deve num momento decisivo. Salvou o Futebol brasileiro ontem, tirando todas as chances de se complicar diante do fraco Garcilaso. Cresceu na hora certa. Mostrou porque foi campeão brasileiro e para muitos com chances de disputar o título, mesmo tendo ficado em segundo lugar em seu Grupo. O time ganhou personalidade, com eficiência na marcação e principalmente na frente para criar as situações de gols e concluídas com precisão. Suas bolas altas ofensivas na área são mortais. Os adversários sabem perfeitamente disto, mas não têm o poder para conter estas jogadas diante da constante movimentação dos jogadores para concluí-las.

 

2 comentários:

  1. Saudades do Piquet e Ayrton Sena...bons tempos , concordo : realmente a Formula I tem muito glamour!!!

    ResponderExcluir
  2. Libertadores não é para muitos é para poucos. É preciso saber competir nessa competição. O Cruzeiro está vivo e o Galo acabou de vencer o Zamora por 1 x 0 e continua invicto. Agora é mata - mata e salve-se quem puder. Creio que Minas que representa o Brasil com seus dois clubes, e o Gremio, certamente não sairão dela facilmente. A Libertadores começou agora. Viva O Futebol Mineiro e Chupa Essa Manga SP e Rio. O que A Globo vai fazer agora sem Flamengo e Curithinas em competições deste nível? rsrsr

    ResponderExcluir