segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ainda está faltando futebol


O técnico Muricy Ramalho, depois do empate do São Paulo por 1 a 1, diante do Cruzeiro, ontem, em Uberlândia, disse que até a nona rodada, quando o Campeonato Brasileiro será paralisado para a disputa do Mundial, é impossível termos um futebol dentro da expectativa dos técnicos, jogadores e, principalmente, dos torcedores. Será mais uma disputa tática. Foi o que ele viu no Parque do Sabiá, mas esqueceu de destacar que seu time foi ajudado pela arbitragem. Foi um jogo sofrível de ver, a exemplo de todos da primeira rodada, com as equipes criando poucas chances para os gols. Foram apenas duas. Exatamente as do gol, fazendo com que os goleiros fossem apenas espectadores. Um castigo para quem saiu de casa, fez investimento e até viagens para ver um espetáculo da mais baixa qualidade.

No Rio Grande do Sul, o Atlético manteve diante do Grêmio, na derrota por 2 a 1, o futebol que vem jogando na temporada. Mudou o técnico, mas não alterou absolutamente nada. Levir Culpi, na verdade, teve pouco tempo para impor o seu estilo. Vai levar algum tempo. Parecia estar voando. Inteligente foi o técnico Enderson Moreira, do Grêmio. Ele escalou uma equipe reserva, mais jovem, com jogadores preparados para imprimir um ritmo forte, de posse de bola, consciente de que o adversário não teria pernas para aguentar, já que vinha de uma sequência de jogos e viagens. Sua tática foi perfeita. Com cinco minutos, o Grêmio havia finalizado duas vezes e dois minutos depois fez 1 a 0. Aproveitou e marcou logo o segundo, aproveitando uma saída de bola errada do lateral Alex Silva. Exatamente ali o jogo estava decidido, porque o Atlético, na concepção do técnico gaúcho, não teria força para reagir. Foi perfeito.

Agora, Cruzeiro e Atlético se preparam mais psicologicamente para que sejam bem sucedidos nos jogos contra Cerro Porteño e Atlético Nacional pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Não há dúvida de que o Galo vai precisar também do grito de sua torcida. É um resultado para ser alcançado no entusiasmo e muita raça, porque não há milagre no Futebol. Em uma semana, nenhum técnico tem o poder de colocar uma equipe para corresponder plenamente.

Vitória de campeão 

O Rio de Janeiro alcançou o seu nono título na Superliga de Vôlei Feminino ao derrotar o Sesi por 3 a 1, na finalíssima de ontem, na capital fluminense. Só teve dificuldades no terceiro set. Foi melhor e não deixou dúvidas quanto a superioridade. O melhor da festa foi a confraternização das atletas depois da decisão, com as perdedoras reconhecendo amplamente a força das campeãs.

Luto

Meus sentimentos para toda a família do companheiro Afonso Celso Duarte, o Afo, conhecido por suas tirinhas para o caderno de Esportes do Estado de Minas, falecido no sábado. Ele fez a sua história e o América perdeu mais um de seus apaixonados torcedores.

 




3 comentários:

  1. Os times mineiros acreditaram na imprensa e por que não nos próprios ao serem chamados e destacados como os melhores do país. O Galo que não joga desde a semifinal da Libertadores é um time no papael e nada mais. Senão fosse Vitor e Leonardo Silva este time poderia estar em uma situação muito pior. Não adianta trocar o técnico. O problema é mais profundo e delicado. A formula está desgastada e o time não rende o mesmo futebol. Não adianta usar a tática do Horto, ela já está morta.
    O Cruzeiro parou no tempo. O futebol que encantou a todos no ano passou ficou parado quando Everton e Goulart se acharam os craques do time, Dagoberto o indispensável, Dedé o mito do mito e por ai vai. Marcelo não aceita criticas e continua a errar em suas substituições e escolhas para o time. Não adianta ter o melhor elenco do país se não sabe usar as suas peças. Custou a descobrir o Henrique e pelo jeito vai demorar a entender melhor o seu elenco. Infelizmente o que parece é que o time joga quando quer.
    Está semana saberemos o que o campeonato mineiro encobriu nestes 4 meses de competição. Um futebol pobre que parou no tempo. Infelizmente isso serve para todo o país.

    ResponderExcluir
  2. Frederico,
    Hoje não podemos dizer que os dois estarão nas quartas de final. Muito menos que vão disputar o título, mas o futebol está fraco, os adversários não são lá estas coisas e têm problemas também. Então vamos esperar. A base de ambos é a melhor possível. São campeões. Caiaram tecnicamente, mas podem podem subir. Precisam de uma grande atuação para ganhar confiança.

    ResponderExcluir
  3. Frederico,
    Agora o que dizer depois da eficiência do Cruzeiro para fazer 2 a 0 sobre o Cerro. Mesmo jogando mal não podemos afirmar que o time não vai chegar lá. Sempre há espaço para o crescimento

    ResponderExcluir