terça-feira, 11 de julho de 2017

Corinthians e Sport, as gratas surpresas do Brasileiro 2017

   Mena fez o primeiro gol e mostrou que vive um bom momento no Sport

Ainda restam 26 jogos para cada equipe no Brasileiro 2017, o que determina que não há nada definido na luta pelo título, as vagas da Copa Libertadores, da Sul-Americana e contra o rebaixamento. Na linguagem popular: é cedo para previsões. Não há dúvidas de que são duas as excelentes surpresas, depois da disputa de 12 rodadas: Corinthians, absoluto na liderança, com 32 pontos, 11 vitórias e que não leva gols há 600 minutos, o que demonstra efetivamente seu poder dentro de campo. Um time que funciona em todos os setores e vai derrubando todas as previsões de que Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Santos e outros estavam muito mais credenciados.

 Excelente também o desempenho do Sport, o que nos garante a presença de um nordestino disputando na parte de cima da tabela, o que é importantíssimo para o futebol brasileiro. Observem bem o Leão Pernambucano. Time organizado, sem invenções, jogando simples, leve e limpo. Convencendo. Alguns resultados mostram seu equilíbrio: primeiro a vitória por 4 a 3 (Luxemburgo ainda não era o técnico) sobre o Grêmio, que usou reservas, mas chegou a fazer 2 a 0. Depois o empate no Independência, diante do Atlético-MG, jogando firme e merecendo o resultado positivo. Em seguida, a vitória por 1  a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro e para completar, os 3 a 0 sobre o Coritiba ontem (10-07), em Curitiba, sem Diego Souza que vinha sendo o chefão dentro campo. Não deu nenhuma chance para o "Coxa", que jogou em cima e não teve competência para chegar ao gol.

Estejam seguros de que é essencialmente o trabalho de Vanderlei Luxemburgo. Para muitos, já deveria estar aposentado. Contudo, mostra que sabe e muito. Recentemente (antes dele assinar com  o Sport), encontrei com um dirigente e perguntei, diante de alguns resultados complicados no começo do Brasileiro de alguns favoritos, quem era o melhor técnico do Brasil, tirando Tite da lista. Foi curto e grosso: Luxemburgo.

Antes de enfrentar o Atlético-MG fui ao hotel e conversei com Luxemburgo. Foi firme em suas palavras: "Vocês vão ver o que o velhinho vai fazer. Vamos brigar por uma vaga na Libertadores e no próximo ano, nosso lugar será lá em cima". Que assim seja para o bem do nosso futebol. Já é sexto colocado no Brasileiro 2017.

Um comentário: