quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Até quando?

Até quando?

#forçatinga

Mais uma vez, uma vergonhosa demonstração de racismo do ser humano, com a torcida peruana manifestando todas às vezes em que o volante Tinga, do Cruzeiro, pegou na bola na derrota por 2 a 1 para o Garcilaso. São atos que marcam o esporte, mais precisamente o futebol há mais de meio século. E se repetem como um ritual, que sinceramente nos dá a segurança de que amanhã vai ter mais.  

Por que pensar assim? É uma questão cultural. Muito se fala, com palavras bonitas e sentimentos fortes, mas nenhuma providência concreta é tomada, quando sabemos que tudo tem origem no berço. Um mau que acompanha a humanidade e se o esporte deseja realmente dar um basta que haja punições severas, com  perda de pontos para os infratores e até a suspensão de clubes de todas as atividades esportivas na reincidência, por uma temporada.

Vamos ao que interessa: o futebol,  para destacar a derrota celeste. Perdeu para o maior adversário da Libertadores: a altitude. Na bola, até que agradou,  especialmente na primeira etapa, quando poderia ter feito um placar maior e definido o jogo. Mas tem totais condições para dar o troco no Mineirão, com dose dupla. O caminho está aberto para que seja o primeiro do Grupo, deixando a disputa pelo segundo lugar para a Universidade de Chile e o Garcilaso.

Já o Atlético venceu o Zamora, mas não deixou uma boa impressão. Parecia estar amarrado. Tem que evoluir muito para que sua torcida possa acreditar que 2014 será como aquele ano que passou e que jamais será apagado da memória alvinegra.


4 comentários:

  1. Melane, apena para ilutrar, abç. João

    Frases sobre o ódio - Nelson Mandela

    "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.

    Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

    Nelson Mandela

    ResponderExcluir
  2. O Cruzeiro perdeu para altitude e na bola. Jogar com Souza e Lucas não á o ideal. Marcação fica falha e a defesa sofre com está postura. É necessário rever alguns conceitos sobre o elenco. Será Souza a melhor opção na ausência do Nilton? Quando o Real adiantou a marcação ficou nítido que a saída de bola não tem qualidade necessária. O Cruzeiro possui volantes com melhor poder de marcação e qualidade no passe.

    ResponderExcluir
  3. O Cruzeiro precisa ter consciência que Libertadores é uma competição totalmente diferente a competições nacionais. Não se pode perder a oportunidade de eliminar o adversário. As falhas continuam as mesmas. A lateral esquerda é um ponto que destoa do time e a direita não funciona como válvula de escape. A dupla Souza e Lucas não funcionam e o Cruzeiro perde no meio. JB não possui uma posição fixa. E faltou uma chance no jogo para o diferente. O adverssário já sabe que 2 das 3 substituições são JB e Willian. Não há nada de novo.O grande vencedor da noite foi o Tinga com sua postura diante da diversidade. Mostrou serenidade e consciência mesmo abalado psicologicamente. Parabéns ao Tinga.

    ResponderExcluir
  4. Gostei Frederico de suas observações. Abraços, Melane

    ResponderExcluir