domingo, 3 de maio de 2015

Com o cantar e o carimbo do Galo

 Jô entrou, garantiu a vitória sobre a Caldense e a conquista do Campeonato Mineiro 2015

Os torcedores do Atlético, Vasco, Santos, Goiás, Operário, Bahia, Santa Cruz,Fortaleza, Remo, Joinville, Internacional, Comercial etc estão comemorando os títulos estaduais. Alguns clubes confirmaram a conquista ao longo dos Campeonatos, com boas atuações e outros na arrancada final, mostrando a grandeza de suas equipes. Outros apontam as vitórias  da tradição, camisa, estrutura, qualidade. Também tenho de usar o etc. Precisamos buscar mais e mais adjetivos para retratar as conquistas. Em Minas ficou claro que a Caldense foi o melhor time. Apresentou um futebol atrativo, convincente, a melhor defesa (chegou a ficar mais de 800 minutos sem levar gol), mas caiu no round final. Assim é o Futebol.  Um título para o Atlético (43º estadual) que fixa seu carimbo de chegada dos últimos anos e, ainda, o cantar com autoridade. Subiu no poleiro na hora certa e, mesmo que num jogo de arbitragem polêmica (a Caldense foi muito prejudicada) cantou alto e bonito pelo que jogou na segunda etapa. Hoje o Atlético foi melhor em Varginha e mereceu o resultado positivo por 2 a 1, quebrando o encanto da Caldense, que por justiça, é quem deveria estar comemorando.

O jogo praticamente não aconteceu na primeira etapa (tivemos as duas bolas nas traves, uma para cada lado), mas teve emoções e pegadas na segunda etapa. Realmente uma decisão. Aí prevaleceu a superioridade técnica do Atlético. Chegou ao gol, um, duas, mais vezes em condições de fazer e aproveitou duas delas. Não vou analisar taticamente o jogo. Que tal time jogou usando linha de quatro, dois no meio apenas defendendo e outras coisas que a gente ouve e observa. O que vi foi marcação de homem a homem e pegadas. Era proibido dar espaços. Esta foi arma da Caldense. Tanto que ameaçou pouco. Jogou com o regulamento nas mãos.

A estrela do burro com sorte

Incrível como é o Futebol. Levir Culpi completa cinco  títulos, sendo o maior vencedor entre os técnicos do Campeonato Mineiro. Com méritos. Ninguém alcança esta façanha apenas por ser um burro com sorte, mas pelo trabalho, capacidade e inteligência. É importante exaltá-lo na jornada vitoriosa de hoje. Não apenas pelo fato de os jogadores decisivos terem entrado na segunda etapa, o que diz tudo numa analise técnica. Thiago Ribeiro e Jô saíram do banco para garantir o título. Mas o técnico fez mais. Nos treinamentos com bola, durante a semana, ele preparou Giovanni Augusto e Jô entre os titulares. Muitos estranharam, mas foram a chave para a vitória. Agora vocês viram porque o Atlético tenta garantir Giovanni Augusto. Ele tem técnica, sabe jogar, mas não vou apontá-lo como diferenciado. Apenas diferente, como outros que tem a arte no toque de bola.



Para que o Atlético crescesse no jogo, o torcedor do Galo teve de conviver mais uma vez com a cota de sofrimento, por teimosia do técnico, ao insistir com Dátolo. Ele deveria ter saído no intervalo e ficou os 90 minutos para felicidade dos adversários. Voltou a perder um gol incrível, como nos 2 a 0 contra o Flamengo, no ano passado (Copa do Brasil), no Maracanã e conseguiu durante toda a partida apenas um lance bem trabalhado, ao cruzar para a cabeçada de Luan, ainda na primeira etapa. No resto, complicou. Para dar maior confiança ao Internacional, deve iniciar na quarta-feira (6/5) pela  Copa Libertadores. Mas um aviso: o burro pode não ter sorte e o barco afundar. E pelo que sei burros não conseguem nadar. São levados pela correnteza e ela pode vir forte se o Galo fracassar na Libertadores. O Inter conhece, melhor do que ninguém, qual é a produção de Dátolo. Para começar a se dar bem é armar um esquema em cima dele. Dura realidade.
 
No entanto, pode comemorar massa atleticana. Também comemore torcida da Caldense. O título é de Poços de Caldas. Estejam certos de que no coração dos mineiros, 2015 ficará registrado como o ano mágico da Veterana.

4 comentários:

  1. Kkkkkkk. Mas se der uma ventania, olha que a correnteza acaba empurrando o burro. Vai que essa ventania é alvinegra

    ResponderExcluir
  2. Aqui é Galo, hoje é sempre. E quarta tem mais. Vamo Galo

    ResponderExcluir
  3. Vamos que vamo Galão empurrado pela massa e pelo burro sem carroça

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a essa massa que faz milagre e justiça seja feita, ontem o Galo teve técnico

    ResponderExcluir