terça-feira, 19 de maio de 2015

O “Eu tenho certeza” tem vir mais forte agora

                                 
          

O torcedor cruzeirense está feliz e confiante. Não tem como ser diferente depois do time chegar às quartas de final da Copa Libertadores, como no ano passado. Agora sem aquelas peças importantes, mas subindo a ladeira. É o que importa. Ainda não enfrentou adversários para que possamos dizer que foi exigido 100 % no espírito e na alma de Copa Libertadores. Na fase de Grupos, nada. E, diante do São Paulo, nas oitavas de final, o desafio foi contra a tradição e camisa Tricolor, porque a bola do time de Rogério Cenni é confusa. Tem peças, tem qualidade, mas sem liga. Agora, sim, diante do River Plate, aquele que começou capengando a Libertadores e por pouco não ficou de fora da nova etapa (foi salvo pelo Tigres, que usando reservas venceu o Juan Aurich, por 5 a  4 no Peru) e voltou a ser um gigante depois de eliminar outro copeiro: o Boca Juniors. Não importa que no segundo jogo tenha sido disputado apenas o primeiro tempo, mas foi superior. Estava suportando, com segurança, usando um contra-ataque perigoso, o 0 a 0 na Bombenera, depois de ter feito 1 a 0 no Monumental de Nuñez. Podemos dizer, com todas as letras, que o Cruzeiro entra na Libertadores. Vão sobrar emoções na quinta-feira, no Monumental. Como um apaixonado pela bola fico com inveja daqueles que terão este privilégio.

untitled.png

Mas vamos ao mais importante. Será que Cruzeiro tem condições de vencer lá ou pelo menos empatar para no jogo de volta, em casa, obter a classificação. É difícil precisar quais são as chances celestes, porque foi um time muito irregular em 2015. Vejo que pode ser forte, inicialmente, por ter um goleiro excepcional e, ainda, por esta atmosfera da confiança. Ela entra em campo e faz a diferença. Se não vejamos. A torcida do Galo copiou o “eu acredito” de outras nações antes derrotadas e que se tornaram imbatíveis. Os cruzeirenses fizeram a opção pelo “Eu tenho a certeza”. Então que ela se faça presente, forte hoje e amanhã, a cada minuto mais contagiante. Que chegue aos jogadores; à comissão técnica. Se der certo, será à vitória de uma nação. Se eliminado, constrói um sentimento sólido e bonito do torcedor. Ouço muito e acredito mais a cada dia: juntos nossos sentimentos são imbatíveis. Então que o Cruzeiro faça a sua parte no gramado, onde será construída toda a verdade.


O outro parâmetro se chama Fábio. É importante voltarmos o tempo, mais precisamente à Copa Libertadores de 1997, conquista do bi celeste. O Cruzeiro começou tropeçando e depois ergueu. Mas não tinha um grande time. Guardadas as devidas proporções, mesmo sendo competições bem distintas, era outro tempo. Mas o Cruzeiro também tinha um gigante: Dida. Os outros, vou relacionar todos, eram coadjuntes. Vejam Harley, Jean,Rodrigo Posso, Célio Lúcio,Gelson, Wilson Gotardo, Rogério,Marcos Teixeira, Nonato, Vitor, Caio, Gleison, Donizete, Donizete Amorim, Elivelton,Fabinho, Leo, Palhinha, Reginaldo, Ricardinho, Tico, Ailton, Alex Mineiro, Da Silva, Marcelo Ramos e Reinaldo Rosa. Com raras exceções, o limite deles foi para uma rodagem curta e sem velocidade. Agora tem Fábio. Ele tem operado milagres. Cresceu tecnicamente, graças à experiência. Está seguro. Na decisão por pênaltis (Dida também foi decisivo nas penalidades, com defesas inesquecíveis) perfeito. E se o Cruzeiro conseguir quem sabe, mesmo perdendo em Buenos Aires, devolver o placar no Mineirão – haja coração – podem escrever: o São Fábio, o que ele não gosta, por ter outros princípios religiosos, vai fazer as defesas espetaculares e o Cruzeiro estará nas semifinais.

                    

Fiz questão de ir hoje a Toca e observar, principalmente, aqueles com os quais tenho uma maior convivência e ouvi de Marcelo Oliveira uma frase que não foi dita apenas para usar palavras. Ele foi firme. Fechou os punhos e falou: “Estamos indo para buscar a vitória”. Que assim seja. Você merece muito mais, especialmente para aqueles que ainda o contestam.     

2 comentários:

  1. O Cruzeiro é o azarão desta fase. O River é o grande favorito. Joga de forma mais organizada e tem um bom elenco. O Cruzeiro ira precisar de mais um jogo, acima da media para passar de fase. Mas fica claro que este elenco do Cruzeiro é fraco e mal montado. Apostas da diretoria foram ruins para não dizer ridículas. Eu não tenho certeza e muito menos acredito, principalmente do meio para frente. Então vejamos quantos gols o Cruzeiro fez da final do mineiro ate o jogo contra o Santos? Apenas 2. Então eu torço mas não acredito e nem tenho certeza.

    ResponderExcluir
  2. A caminho do Tri e de Tokio.

    ResponderExcluir