sábado, 2 de maio de 2015

Lesões, um desafio cada dia maior

Recebi o artigo do prof. Francisco Ferreira, que conheço há mais de 20 anos, pelos trabalhos no Cruzeiro, Minas TC e exterior. Muito interessante, especialmente para os clubes que estão envolvidos com as disputas em alto nível.

"Acompanhando pela imprensa os casos de lesões recorrentes dos atletas Alisson (Cruzeiro) e Guilherme (Atlético), me lembrei de um artigo que escrevi para a Universidade do Futebol em Maio de 2013: (http://universidadedofutebol.com.br/Artigo/15518/Uma-visao-holistica-do-futebol), em que cito a experiência de Napoli e Juventus da Itália que conseguiram reduzir drasticamente os índices de lesões em seus atletas de um modo inusitado. Creio que não custa tentar uma abordagem junto aos atletas para verificar se poderia ser este o caso. Vejam abaixo o trecho do artigo.

Abstinência sexual antes dos jogos (Case Italiano)

Alguns clubes italianos estão instruindo seus atletas a evitarem atividade sexual 48 horas antes dos jogos como forma de prevenir lesões. Esta norma tem como objetivo muito mais a prevenção das distensões musculares, contrações ou inflamações do que a cura.

Devido ou não a esta medida, o plantel do Napoli foi pouco afetado por lesões na última temporada: Apenas 50 casos, contra 260 do Milan, 188 da Inter, ou 184 da Roma. Horários rígidos para tomar refeições, ingerir alimentos orgânicos, não beber álcool e dormir sempre que se queira são outras das regras sugeridas pela equipe médica.

O Napoli foi o segundo clube na última temporada a ter menos jogadores afastados por lesão, ficando atrás apenas da Juventus. O curioso é que os dois clubes foram campeões na Itália. O primeiro faturou a Copa Nacional e o segundo faturou a Séria A.

Além da notável filosofia de prevenção compartilhada por toda a comissão técnica, há de se considerar o elevado senso de profissionalismo dos atletas para seguirem à risca as recomendações médicas mesmo quando estão de folga.

A atividade sexual causa, no homem, o inchaço da próstata, o que pode interferir na circulação sanguínea desta região do corpo chamada Core (núcleo), onde se localiza o centro de conexões musculares responsáveis por estabilizar coluna, pélvis e dorso. É, por assim dizer, o centro de força, o centro de gravidade e o centro de sustentação, tendo influencia em todo o resto do corpo.

Assim, o fato de os dois clubes que foram campeões, Juventus e Nápoles, terem sido também os que menos lesões tiveram pode, também, dizer alguma coisa sobre a importância destas medidas profiláticas.

Lesões

Um dos grandes desafios enfrentados pelos clubes de futebol são as lesões inerentes ao esporte, que podem afastar por longos períodos atletas importantes e que recebem altos salários, causando prejuízo técnico e financeiro ao clube. Daí a grande importância de se investir na prevenção de lesões.

Algumas técnicas alternativas relativamente novas tem se mostrado eficientes na abordagem pelo conceito das cadeias de músculos e fáscias musculares. Esta interconexão afirma o caráter global/sistêmico ao se tratar, por exemplo, algum ponto do tronco, mas, que pode repercutir em uma dor no membro inferior. Dentre essas novas tecnologias e metodologias que poderiam ser adotadas, cito: a Mio Modulação Analítica (MMA), a Liberação Mio-Fascial e a Posturografia Dinâmica Computador". 


Francisco A Ferreira 
Gestor Esportivo - CREF 1451/G-MG
Centro de Excelência em Performance de Futebol
+(55) (31) 9104-9620 / 3444-4724

Decisões

Que tenhamos amanhã, pelo Brasil, com destaque para Minas Gerais, grandes campeões. Que os títulos fiquem nas mãos dos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário