terça-feira, 12 de maio de 2015

Libertadores, agora será o Céu ou o inferno



                                                       


A dura realidade para os cinco clubes brasileiros envolvidos nas quartas de final da Copa Libertadores da América amanhã, com os jogos Corinthians x Guarani; Internacional x Atlético e Cruzeiro x São Paulo. Quem vencer abre as portas do céu, mas os derrotados infelizmente estarão a caminho do inferno. O maior golpe, indiscutivelmente poderá ser para o Corinthians porque pintou muito bem depois de eliminar, em grande estilo, o Once Caldas na pré-Libertadores. Encantou. O técnico Tite num dos seus momentos de euforismo, que não foram poucos, chegou a dizer que aquele Corinthians lembrava a Seleção Brasileira de 1982, na Espanha, considerada por muitos a melhor dos últimos tempos. Não ganhou nada, mas outros estudiosos dizem que realmente foi aquele último momento da arte brasileira. Depois foram apenas tentativas, mesmo ganhando mais dois títulos mundiais – 1994, nos Estados Unidos e 2002, no Japão. O Corinthians está entre a cruz e espada. Precisa de três gols para chegar as quartas de final. Até mais se o Guarani conseguir fazer gols no Itaquerão.



Não será fácil também para o Internacional, seu último grande momento foi em 2010, quando ganhou a Libertadores em cima do Chivas, do México. Sempre tem bons jogadores, mas os técnicos não conseguem um equilíbrio e o time não joga dentro de sua capacidade técnica. Começou quebrando cabeça na Libertadores. Aguirre foi várias vezes para a balança, mas cresceu na hora certa. Chegou a ficar dois meses sem perder. Se passar pelo Atlético tem tudo para chegar a finalissima. Do contrário, o bicho vai pegar no Colorado. Já o Atlético reformulou com a saída de jogadores diferenciados, como Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Tardelli, Réver. Se eles não fazem a diferença em termos mundiais ou em uma Seleção brasileira, nas competições no País estavam a frente da maioria. O Galo chegou voando a Libertadores de 2013.
Mesmo após as mudanças chegou aos títulos da Recopa, Copa do Brasil e agora do Campeonato Mineiro, este sem grandes exigências em função da fragilidade técnica dos adversários. Mesmo campeão mineiro e nitidamente sem a força de outras jornadas, derrotado em Porto Alegre o clima de desconfiança vai baixar na Cidade do Galo. Não tem como ser diferente. O bom início no Brasileiro (empate por 2 a 2, com o Palmeiras, em São Paulo) em parte pode abafar. A força maior para amanhã é que o Galo estará com o que tem de melhor e muito concentrado. Não pode errar, principalmente Levir Culpi.

                                        



Cruzeiro e São Paulo fazem a outra decisão com uma atmosfera idêntica. A busca pela afirmação em 2015 e buscando acertos. O Tricolor tem mais valores individuais; trocou de técnico, mas não é uma afirmação. Apenas tenta. Vai no comando de Rogério Ceni e num retrospecto favorável diante do Cruzeiro, no Mineirão, mas se não jogar sabe o que vai acontecer: o Cruzeiro, com tudo, pelo menos este é compromisso, tem chance de atropelar, fazer os gols que necessita e chegar as quartas. Quando se lê que em campo estarão cinco títulos da Libertadores (apenas Santos x Grêmio ou Internacional podem igualar) já representa tudo o que poderá acontecer na noite de amanhã. Jogando com inteligência e aquela dose de sorte, o Cruzeiro tem bola para conseguir o seu melhor resultado do ano. Já o São Paulo, caminha para mostrar que o futebol já não depende de Muricy Ramalho. Ele é competente, durão, sabe se impor, mas as vezes o estilo moderado, simples e amigo de Milton Cruz dá muitos mais resultados. Feliz é o futebol que pode conviver com todas estas magias.

7 comentários:

  1. Hoje sim tem futebol de qualidade

    ResponderExcluir
  2. É ratatuia amanhã véi

    ResponderExcluir
  3. Santos tem 3 Libertadores também, corrige isso aí.

    ResponderExcluir
  4. É o que está no texto. Se ele encontrar com Grêmio ou Internacional serão cinco jogos, como amanhã no Mineirão. Está muito claro. Leia novamente.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente Cruzeiro sai hoje. Um time fraco e mal treinado neste ano. Ira sair para um time que não se mostra tão superior assim. Mas o time é fraco, mal estruturado e pobre técnica e taticamente. É torcer para não ser goleado em casa. Uma ótima lição para Gilvan e sua soberba, futebol se constrói coletivamente. Nunca centralizado.

    ResponderExcluir
  6. Melane o colombiano meia craque Giovanni moreno, rescindiu com time lá na china, vc não acha que esse era o dez que o cruzeiro precisa, joga muito. Henrique

    ResponderExcluir