segunda-feira, 30 de março de 2015

A luta dos desesperados

Goleiro Mateus da URT após lesão em jogo contra o Atlético 

A última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2015 se destaca pela luta contra o rebaixamento. Nos últimos anos, nunca tivemos uma situação tão desesperadora, com cinco times com a corda no pescoço. Se não vejamos: Guarani, URT, Boa Esporte, Mamoré e Democratra-GV. O drama maior fica para o Boa Esporte que enfrentará o Atlético e terá de somar ponto. Nos outros duelos os times se nivelam. O confronto direto será Mamoré x Guarani, em Patos de Minas. Para quem gosta de emoções, a rodada será um prato cheio. Teoricamente, Guarani e URT são os mais ameaçados, já que estão com sete pontos, um atrás de Boa, Mamoré e Democrata-GV, mas isso pouco vai decidir. O time melhor estruturado e seguramente com o apoio de sua torcida poderá escapar. Ninguém deseja mais um ano na Segunda Divisão. Todos eles já viveram esta situação e sabem o quanto é difícil.

Qual o seu palpite? O meu em cima do muro, lamentando que Patos de Minas poderá ter mais uma vez seus dois representantes rebaixados, o que ser ruim para o Futebol mineiro. Aliás, o ruim marca o Futebol mineiro há muitos anos. Patos merecia ter um representante na ponta, brigando pelos primeiros lugares. Não simplesmente participando, o que foi a história nesta competição. A rivalidade não permite que lá tenha apenas um representante. Então eternamente ambos viverão condenados. Grandes para a cidade. Pequenos para Minas Gerais.

Vejam como é muito evidente esta situação. Vamos começar por
Uberaba e Nacional, em Uberaba. Depois, Ateneu e Cassimiro de Abreu, em Montes Claros. Ainda no passado, Democrata e Bela Vista, em Sete Lagoas e, em Juiz de Fora, com Tupi, Sport e Tupinambás. Não cola. Um exemplo ainda maior: Santos e Portuguesa Santista. O rival do Peixe tentou em alguns momentos fixar-se na primeira divisão do Futebol brasileiro, mas não escapou. Era caixa de pancada até ser sepultada. Não pensa na elite paulista. Já o Santos, ainda com toda a sua grandeza, ainda vive os seus encalços. Como agora, atolado em dívidas.

Ferrari manda seu recado

A festa estava reservada para o britânico Lewis Hamilton e à
Mercedes no Grande Prêmio da Malásia. Foi a 150ª corrida do britânico. Largou na pole, mas o show foi do alemão Sebastian Vettel. Ele adotou estratégia diferente da maioria de seus rivais e venceu sua primeira prova na Ferrari. O tetracampeão mundial se transferiu para a tradicional escuderia italiana depois de enfrentar muitos problemas em seu relacionamento com a Red Bull, em 2014. Na primeira prova da temporada, subiu ao pódio na terceira colocação. Na segunda, realizada na madrugada de sábado para domingo, já conquistou a vitória, dando sinais de que a Ferrari pode ameaçar o domínio da Mercedes. A Fórmula-1 começa 2015 quente. É o que desejava os apaixonados pela velocidade. O holandês Max Verstappen adicionou um novo recorde a sua curta carreira. Ele é o piloto mais jovem a marcar pontos na categoria, ao ficar com a sétima colocação na Malásia. Disputou a prova com 17 anos e 180 dias de idade.


Vai dar Sada- Cruzeiro

Os números indicam que o Sada Cruzeiro está em vantagem para o segundo jogo da semifinal  Superliga 2014/15. No clássico na Arena Minas hoje, a partir das 18h30, caso o time celeste alcance mais uma vitória, estará outra vez na finalíssima. O atual campeão e líder isolado da fase classificatória tem a vantagem de fazer duas partidas em casa do playoff melhor de três. Por isso, caso seja necessário, o terceiro confronto está marcado para o próximo sábado (4/4), às 21h30, no Ginásio do Riacho. Porém, a trajetória de ambos determina que o vencedor terá de jogar muito para alcançar o objetivo. Será um jogo também de estrategistas no banco. Desde 2008, o Sada Cruzeiro disputou todas as semifinais da Superliga. E das sete vezes em que esteve nessa fase da competição em três ocasiões foi contra o Minas, agora completando quatro. Em finais, o time azul esteve nas últimas quatro. E nas duas temporadas em que foi campeão, em 2013/14 e 2011/12, o concorrente na semifinal foi o Minas, superado em dois jogos nas duas edições. Na Superliga 2008/09, na primeira vez em que duelaram, os minastenistas fecharam a série em 2 a 1.

2 comentários: