segunda-feira, 16 de março de 2015

Prepare o coração. Agora sim Libertadores

A hora é agora pra os times mineiros na Libertadores

O recado tem de ser forte para o torcedor mineiro numa semana em que teremos definições envolvendo Atlético e Cruzeiro na Copa Libertadores 2015. O Galo, quarta feira (18/3), contra o Santa Fé, na Colômbia e o Cruzeiro, quinta (19/3), diante do Mineros, na Venezuela.  Com vitórias como visitantes, as duas equipes podem crescer. Do contrário, será um drama obter a classificação, especialmente no caso do Atlético que tem uma trajetória nada animadora como visitante e não pode abrir mão de retornar com os três pontos da Colômbia. As derrotas por 2 a 0 para o Colo Colo e de 1 a 0 para o Atlas, por deficiência, especialmente no Independência, contra os mexicanos, levaram o time para uma posição perigosa.  Fiz a análise em cima dos fatos, neste domingo (15/3), no programa Meio de Campo, da Rede Minas e alguns torcedores não gostaram. Manifestaram através de mensagens. Está muito claro, tendo como referência a bola jogada pelo Galo nos 11 jogos da temporada, seu destino traçado na Libertadores. Se vencer cresce, dentro do que aconteceu também com o Corinthians, na pré-Libertadores, contra o Once Caldas. Perdedor, como já escrevi, salve se quem puder. Com certeza, cabeças vão rolar, apesar de Levir Culpi pregar que o ambiente está bom; que cada um sabe perfeitamente o que fazer e estar comprometido com um melhor futebol e, ainda, os problemas de contusões que impediram o técnico de dar um padrão satisfatório ao time. Não terá Leonardo Silva e não se sabe qual será o primeiro jogo de Guilherme em 2015. Os dias passam e a gente nem pode afirmar mais se haverá este primeiro jogo, já que seu contrato termina este mês.

O Atlético vai enfrentar o melhor time do Grupo 1 e, possivelmente,também do Futebol colombiano.  Será guerra. O coração terá de jogar também. Mas não podemos esquecer de que tecnicamente é superior ao Santa Fé. Para fechar o assunto: não entendam Dátolo como desfalque. Pode até fazer falta pelos jogadores que há à disposição, mas um time vencedor tem de se  alinhar pelo o que jogaram Marcos Rocha e Luan na goleada por 4 a 0 sobre a URT, no domingo (15/3), no Independência. Com eficiência e alto nível pelo lado direito. E Dátolo está devendo. Bola nos pés dele, em 2015, representou insegurança. Não produziu.

Não é tranquila a situação do Cruzeiro, depois dos empates por 0 a 0 contra Universitário e o Huracán. Tem de vencer. Em relação ao Atlético, a situação não exige tanta pressão, porque se vencer já assume a liderança do Grupo 3. Perdedor ou empatando, no jogo de volta, no Mineirão, terá chances de chegar até aos seis pontos e ficará numa situação relativamente boa para a classificação, porque nenhum time disparou na ponta. O  Grupo 3 é um dos mais fracos. Mas o Cruzeiro tem de ficar de olho em dois times: Huracán e o Universitário. Estes são os seus reais adversários. O maior deles: a altitude de Sucre, na Bolívia. Se o Universitário vencer os dois jogos que fará ainda em casa, chegará aos dez pontos, perdendo os como visitante e vai estar na luta pela vaga. Já o Huracán tem futebol para reivindicar as oitavas de final. 

Neto Berola
O atacante Neto Berola está treinando a parte no Galo. Espera uma proposta, se possível de time brasileiro. Quando estava ainda no do Al Wasl, dos Emirados Árabes, começou a conversar com o Coritiba, mas não houve acordo.

Felipe Nasr brilha na Fórmula-1
Belo resultado alcançado por Felipe Nasr em sua estreia na Fórmula-1, ao terminar em quinto lugar, pilotando uma Sauber, no GP da Austrália.  Vitória de Lewis Hamilton com Felipe Massa em quarto. A previsão é que a Willians, em 2015, será ainda mais poderosa. Para o automobilismo brasileiro mais um sinal de esperança. Afinal, na história, nenhum brasileiro alcançou uma estreia tão animadora. E nesta lista fazem parte nomes consagrados como de Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Nélson Piquet.


Disputa empolgante pela 4ª vaga
Poucas vezes, nos últimos anos, a disputa pelas vagas para as semifinais do Campeonato Mineiro foi tão difícil.  Entendemos que Cruzeiro e Atlético estarão garantidos e que a Caldense, caso vença o Democrata, hoje em Valadares, também estará lá. Ficará a disputa da última vaga para América e Tombense – o Villa Nova depois dos 3 a 0 que levou do Tupi saiu do páreo -  e  será uma disputa muito acirrada. O melhor é que são boas equipes. Este é o melhor sinal do crescimento do Futebol mineiro.

No Meio de Campo da Rede Minas
Tive o prazer de estar mais uma vez no programa Meio de Campo da Rede Minas, neste domingo (15/3), ao lado dos jornalistas Roberto Amaral, Marcos Guiotti e Alessandra, além do craque do Sada Cruzeiro, Felipe, que está perto de disputar mais um título da Superliga. Antes tem o Minas Tênis Clube pela frente em mais um clássico mineiro pelas semifinais da competição nacional. 



3 comentários:

  1. Que jogo, que campeonato? Sacanagem com os interioranos chamar isso de rural

    ResponderExcluir
  2. Semana divertida para o mineiros. Vamos aguardar

    ResponderExcluir
  3. Ô Melane, vc não falou que o Guilherme iria com certeza renovar com o Atletico? Olha o Robinho no Galo.

    ResponderExcluir