sexta-feira, 20 de março de 2015

Cruzeiro, jogando como manda o figurino

Marquinhos fez o segundo gol do Cruzeiro na vitória que deu o primeiro lugar do Grupo 3 à equipe celeste

Não podemos dizer que o Cruzeiro foi brilhante na vitória por 2 a 0 sobre o Mineros,nesta quinta-feira (19/3), na Venezuela, resultado que o garante como líder do Grupo 3. Mas foi eficiente. Soube jogar como visitante, contra uma equipe que teve a posse de bola, criou as principais jogadas no campo do adversário, mas incompetente no momento de concluir. Tecnicamente os venezuelanos são os mais fracos do Grupo. A qualidade fica a desejar. Se fosse um time melhor preparado ofensivamente, teria feito os gols.

O Cruzeiro jogou como manda o figurino. Determinado e explorando as bolas certas usando dois jogadores bem abertos.  Foi decisivo pelas laterais. Destaques para Alisson e Marquinhos nestas jogadas. Por muitos mentos deixaram os defensores sem saber como marcar, como no lance do primeiro gol. Marquinhos avançou e fez o cruzamento para De Arrascaeta e Leandro aproveitou o rebote do goleiro. No segundo, foi a vez de Marquinhos, o melhor do jogo, fazer o seu e confirmar porque foi uma noite diferenciada para ele, como deseja o técnico, que acertou nas mudanças feitas a partir da metade do segundo tempo. Charles surpreendeu.

O melhor é que o Cruzeiro está sabendo jogar dentro de suas novas características.  Mais defende e não tem aquele toque de bola. Com certeza para o jogo de volta terá condições de apresentar um maior volume graças a um melhor entrosamento. A Fase de Grupos para o Cruzeiro determina mais duas vitórias tranquilas em casa (Mineros e Universitário Sucre) e um real desafio, diante do Huracán, na Argentina. Tem condições de se fixar como o primeiro. Não esqueçam que o Mineros empatou com o Huracan, em Buenos Aires.

A questão é que o Cruzeiro não tem jogado contra equipes que exigem tanto e nos dois primeiros jogos (empates) não tinha feito sequer um gol. Os adversários se fortalecem nestas situações, aproveitando a irregularidade, mas depois do futebol de ontem,  a equipe celeste está sendo vista de outra forma. Não ainda como para disputar o título, mas capaz de chegar à fase decisiva. Marcelo Oliveira espera um maior crescimento. Fica claro que ele virá.

A semana não poderia ter sido melhor para o Futebol mineiro na Libertadores. As duas equipes já são olhadas de outra forma. Isso é muito bom, para quem estava sendo criticado pela falta de gols. Contestado por ter perdido suas principais peças, no caso o Cruzeiro, e ainda o Atlético, tido já como desclassificado e que de repente, com o 1 a 0 sobre o Santa Fé, muda sua trajetória. Não houve milagre. Apenas jogou.  


3 comentários:

  1. Marcelo Oliveira tem que parar com esse blablabla que o cruzeiro tem que jogar fora igual joga em casa...o time mudou, e muito ( Marquinhos não é o pé direito do Everton Ribeiro...nem Arrascaeta é o pé esquerdo do Mito Goulart)...fico muito triste ao saber que Marquinhos foi nosso melhor jogador, não é possível...ele ficou apenas na faixa direita do campo correndo e correndo sempre de cabeça baixa..ai faz uma jogadinha é o melhor ...triste demais....melhor foi o Fabio, normal né ..time só cerca ninguém da bote.. ta na hora de mudar o esquema tático time mudou demais qualquer um marca o cruzeiro fácil demais.

    ResponderExcluir
  2. Bruno
    Respeito. Mas está claro que o Cruzeiro mudou o esquema tático. Concordo plenamente sobre o Fábio, mas um jogador que faz uma jogada como aquela do primeiro gol tem de receber elogios e mais elogios. Claro que tem suas limitações, mas está procurando seu espaço. E jamais esqueça de um detalhe: Libertadores não é um jogo qualquer. A gente ter muito mais. Mas é preciso respeitar e muito um placar por 2 a 0,mesmo o adversário sendo fraco. Sempre ouvi o seguinte: se a fácil porque vc não foi lá e resolveu. Este Mineros segurou o Huracán na Argentina e o Huracan segurou o Cruzeiro aqui. Resultado muito bom. Sinal de evolução.

    ResponderExcluir
  3. O jogo de ontem foi muito feio. O Cruzeiro parece um time perdido em campo, acredito que nem parece, está realmente perdido. Estamos no mês de março e a melhor partida do time foi realizado por reservas. O time tem problemas sérios e escolhas equivocadas. A dupla de volantes ontem não conseguia diminuir os espaços, Farias estava completamente perdido, não conseguia realizar cobertura e muito menos proteger a zaga. Marquinhos é esforçado e voluntarioso. E ficamos nisso. O esquema do Cruzeiro parece em sua formatação com o Bayer de Munich. Mas deixar Alisson preso na esquerda e Marquinhos na direita mata o esquema. Sem contar que Arrascaeta joga isolado no meio. E ai está o maior problema do time ou um dos maiores, os jogadores estão jogando isolados. A jogada individual esta prevalecendo. Não a tabela e nem aproximação.
    O destino não reserva uma boa historia deste jeito.

    ResponderExcluir