sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A primeira obra prima de Reinaldo


José Reinaldo de Lima foi espetacular. Não por acaso, a torcida do Galo o exalta ao vê-lo pelas ruas, estádios e mundo agora :” Rei, Rei, Rei”. Quem teve o privilégio de acompanhar seu futebol sabe perfeitamente que faltam adjetivos para qualificar os seus momentos geniais. Era completo, apesar da estatura mediana, mas com toque refinado. Foi peça importante no esquema do técnico Cláudio Coutinho, na Seleção Brasileira, na Copa de 1978, na Argentina. E só não foi um dos escolhidos por Telê Santana para 1982, na Espanha, por dois fatores: as constantes contusões, devido à violência dos adversários para contê-lo e a rebeldia nos gestos e palavras. Era firme em suas convicções, algumas não aceitadas para o período da época, porque vivíamos em um regime miliar. Sua comemoração no momento do gol com o punho da mão esquerda fechado, como os militantes negros do movimento dos Panteras Negras dos Estados Unidos, não agradava o comando Militar e lhe foi sugerido que mudasse a forma de comemorar os gols. Não atendeu. Em 1985, as portas foram fechadas para ele com a camisa amarela, no momento em que Tancredo Neves anunciava um novo tempo para o Brasil: a Nova República, o fim do voto indireto para a escolha presidencial.

Quando Reinaldo surgiu em 1971, na equipe juvenil do Galo, o Clube estava em alta pelo título Nacional de 1971 e pela primeira vez participava da Copa Libertadores. Já não exaltava os ídolos do passado como Mário de Castro, Nívio, Lauro, Zé do Monte, Kafunga, Ubaldo, o dos gols espiritas, Guará etc. Nem os mais recentes, que haviam conquistado o título nacional, tendo Dario Peito de Aço, o Dadá, na linha de frente. Na época, era comum os jogos amistosos pelo País, principalmente para testar as jovens promessas e ganhar uma boa cota. Em 1973, num deles, em Cuiabá, contra o Mixto, Reinaldo estava presente, com apenas 16 anos, ao lado de jogadores mais rodados, como Mazurkweski, Normandes, Zé Maria, Danival, também começando; Hilton Brunis, Arlem, Lola, Pedrilho, Campos e Romeu. Os companheiros pouco ligaram para o jovem talento. Foi ignorado. Reinaldo lembra perfeitamente o que aconteceu na segunda etapa: “Fiz uma, duas boas jogadas e eles ficavam pensando. Será que o Paulo Benigno  (técnico) não vai tirá-lo”. De repente, a bola chega aos seus pés e ele fez o que o mundo aplaudiu de pé anos seguintes: uma jogada com a assinatura dos gênios. Com toques sutis, foi superando a defesa do Mixto. Chegou na cara do gol, driblou também o goleiro e tocou. Uma obra de primeira. O estádio aplaudiu de pé. Reinaldo ficou olhando para os companheiros e eles continuaram indiferentes. “Mas, o Luiz Carlos Beleza, aquele que jogou no América-MG e também no Santos, além do zagueiro Estevam, que também jogou no Peixe, ficaram tão encantados que me carregaram para espanto dos meus companheiros”.

Assim começou a obra de um dos imortais da bola e do Futebol mineiro, que só pode ser comparada a dois outros monstros: Tostão e Dirceu Lopes.Sua grandeza está presente nos números. Tem 475 jogos pelo Atlético e 255 gols. Não é necessário acrescentar mais nada.






7 comentários:

  1. ....maior centroavante de todos os tempos...tive o privilégio de assisti-lo jogar....pena que os butineiros acabaram com a carreira dele de forma prematura....Alex F.

    ResponderExcluir
  2. ...Melane ,bom dia!!!! como pode o galo vender o Tardelli por 5,5 milhões de Euros?...ouvi dizer que o time da China pagará o restante do Tardelli ao time do Catar, será?...se for assim tudo bem, agora caso contrário, só por que o Tardelli tá de biquinho, eu acho que não deveria ter vendido...o Galo deve 3 milhões e Euros do Tardelli e aí giraria em torno de 8,5 milhões de Euros, bom pra um jogador de 30 anos...Alex F.

    ResponderExcluir
  3. Lembranças extraordinárias de José Reinaldo de Lima. Maldade o que zagueiros, becois fizeram com ele, antecipando sua aposentadoria. Não haverá outro como o Rei

    ResponderExcluir
  4. Difícil manter o Tardelli. Que o tempo passe rápido e ele retorne em breve. Obrigado Tardelli, você está 2 segundos a frente do raciocionio dos outros e na china ficará há uns 10 segundos de distância dos adversários.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Tardelli! Volta logo

    ResponderExcluir
  6. Montilo descartado. Meu Deus do ceu.

    ResponderExcluir
  7. ...segundo o PVC da FOX o Galo embolsará 7,5 milhões de Euros...tá melhorando....Alex F.

    ResponderExcluir