quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Os cinco da Libertadores - Corinthians



Dentro de 14 dias, na primeira quarta-feira de fevereiro, o Corinthians marcará a estreia do Futebol brasileiro na 56ª edição da Copa Libertadores, enfrentando o Once Caldas, jogo de ida da Pré-Libertadores. A previsão é de que será um drama para ambos, já que o objetivo é chegar à Fase de Grupos. O crescimento técnico do Futebol colombiano, dando maior cobertura à categoria de base e importando bons treinadores, que levaram uma nova filosofia ao País, especialmente no que se tange a marcação, fizeram com que tenhamos hoje uma nova força sul-americana. Tanto de clubes como de Seleção. O último Mundial diz tudo. Um País que consegue mostrar o talento de um jogador como James Rodriguez tem de ser levado a sério. Agora não tenta encantar apenas no toque de bola, como nos 5 a 0 histórico sobre a Argentina, em Buenos Aires, nas Eliminatórias de 1994. Também defende.

Complicou para o Corinthians. Também para todos os outros brasileiros que terão colombianos pela frente. Serão muito mais exigidos. Antes uma eliminação pelos colombianos era uma humilhação. Hoje nem tanto. Só que no caso do Corinthians há o pesadelo do Tolima, na Pré de 2011, o que faz o espírito de Libertadores estar integrado ao Timão. A competição não poderia começar de melhor forma. Serão dois jogos dramáticos e possivelmente decididos nos detalhes.

O Once Caldas está na Fase Preliminar por ter sido o melhor colombiano na soma de pontos dos dois turnos do Campeonato Nacional. Não fez grandes contratações. O argumento do presidente Rafael Castañeda tem alguma lógica: “Nomes não são garantias da vitória”. Diz que trabalha em cima de um orçamento e mandou o seu recado: “ Se não assustamos com o Boca Juniors, em 2004 (ano do título do Once Caldas na Libertadores) porque vamos assustar com o Corinthians”.

Não há dúvidas de que o Corinthians está fortalecido em todos os setores. Agora terá uma dupla de zaga com Edu Dracena e Gil, que impõe respeito, unindo experiência com a força; um meio campo ágil e eficiente, com Elias e Cristian no desarme e, na frente, Guerreiro dispensa comentários. Se houver a engrenagem, sai de baixo, este Corinthians poderá atropelar novamente no comando de Tite. Agora é esperar a bola rolar. 

Pelo que conheço de Futebol, se o Corinthians eliminar o Once Caldas entra na lista dos que podem levar o título. Terá todos os requisitos possíveis, além da massa torcedora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário