segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Palmeiras, o que mais investiu. Mas dará certo?

CESAR GRECO/AG PALMEIRAS/DIVULGAÇÃO


No Futebol brasileiro, o Palmeiras é o time que mais contratou. Bem parecido com o que acontecia com o Futebol mineiro até o começo desta década. Era importante mostrar para o torcedor que o clube estava investindo, mesmo que buscando quantidade e raramente qualidade. Os resultados foram desastrosos. O time paulista, que no passado foi o Palestra Itália, trocou dentro e fora de campo. José Carlos Brunoro deu lugar a Alexandre Mattos. Mexeu também em outras peças de apoio ao futebol, como Dorival Júnior por Oswaldo de Oliveira. Dentro de campo também será um time com nova cara. Os laterais Lucas e João Paulo; o zagueiro Vitor Hugo; os volantes Amaral, Gabriel e Andrei Girotto, o armador Zé Roberto e os atacantes Dudu e Leandro Pereira. Estes são alguns dos que chegam, já que pretende mais quatro. Réver, zagueiro do Galo, um deles. Os que já estão no Parque Antártica não vou chamá-los de reforços. Nem Zé Roberto. O que pode ser considerado uma peça diferenciada, pela velocidade e disposição é Dudu. E olhe lá. O Palmeiras corre o risco de bater na trave novamente na luta contra o rebaixamento, como destacou um Palmeirense, recentemente numa festa em Guaratinguetá: “Não dá para entender meu clube. Está contratando o que não deu certo no Botafogo. Se são jogadores capacitados, o time deles não teria sido rebaixado”. Tem lógica. Acontece é que os jogadores (Lucas e Gabriel) podem estar com o novo espírito e ter um rendimento acima do esperado e o palmeirense vai agradecer.

Cheio de gatos

A Copa São Paulo já sofreu algumas mudanças, a partir do momento que foi invadida por times de empresários e jogadores fora da idade limite de 20 anos, 11 meses e 30 dias. Não podiam jogar aqueles com 21 anos completados. Mas no Brasil sempre se dá um jeitinho. Agora, a competição participam jogadores nascidos de 1995 a 1999, já que temos a Copa do Brasil sub- 20 apoiada pela CBF, cujo atual campeão é o Internacional. O vice ficou para o Vitória.  É nítido que a Copinha tem apresentado um nível técnico bom. Dá para acreditar que ali está um futuro melhor para o Futebol brasileiro. Contudo, está certo de que os gatos continuam presentes. Tem cada marmanjo com estrutura que os identificam com idades de até 25 anos. Não podemos contestar a genética. Claro que há pessoas que nem completaram 17 anos e já passaram dos dois metros de altura, mas dizer que é normal encontrar em praticamente todas as equipes jogadores com a barba formada, entrada para a calvície, dizendo que têm menos de 19 anos, é fazer questão de não enxergar a verdade. Por estas e outras é que estamos batendo palmas para o futebol de outros países. Daqui há alguns anos, vamos ter de ouvir o que o técnico Emerson Leão falou para Carlos Alberto, um lateral que fez sucesso nos clubes do Sul do País, depois também no Corinthians e que rodou pelo Atlético-MG: “Nunca vi um garotão de 20 anos em 24 horas virar vovô”. Ele fez o gato de cinco anos. Outros casos: Sandro Hiroshi, Fernando Baiano, Rodrigo Gral, Emerson Sheik, Elkeson, Leandro Lima e outros. E ninguém sabia. Será? 






2 comentários:

  1. Melane obrigado por publicar meu comentário. O que me preocupa é o clube gastar muito dinheiro com talentos médios e voltar a ter problemas financeiros. Abraço Leonardo Frugis SP

    ResponderExcluir
  2. Eu agradeço sua presença no blog. Vou falar sempre do Palmeiras quando alguém passar algo bom.

    ResponderExcluir