quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Futebol Mineiro - Uma tacada certeira


Em apenas um dia, claro que as partes vinham negociando há algum tempo, os clubes anunciaram a renovação dos contratos dos técnicos Marcelo de Oliveira, Levir Culpi e Givanildo Oliveira. Ótimo para o Futebol mineiro, já que o mesmo não se pode dizer sobre os outros Estados. Nos principais centros, apenas Vanderlei Luxemburgo está confirmado no Flamengo. Cristovão não deve ficar no Fluminense; Joel Santana, no Vasco e Vagner Mancini, no Botafogo. Em São Paulo, haverá mudança no Corinthians e pode acontecer também no Santos e Palmeiras. Mesmo que o Palmeiras escape, não sendo rebaixado, Dorival Júnior dificilmente deve permanecer. No Rio Grande do Sul, Felipão segue no Grêmio, mas não é 100% para Abel Braga, no Internacional, mesmo tendo alcançado a vaga para a Copa Libertadores, objetivo principal da temporada, depois que ficou distante da luta pelo título. Os colorados não engoliram dois desastres: 5 a 0 diante da Chapecoense e 4 a 1, contra o Grêmio.

É público que os clubes estão movimentando em busca dos reforços e que dentro de uma semana teremos novidades. Eduardo Maluf, do Galo, me falou várias vezes que  os críticos se enganam quando afirmam que as contratações são feitas em cima da hora ou depois do prazo, com os jogadores chegando com a temporada em andamento. Para ele, 2015 começou em junho, quando passou a analisar a data do vencimento dos contratos daqueles que interessam. As negociações são prolongadas. Claro que há exceções e oportunidades. Melhor exemplo: 2012, quando Ronaldinho Gaúcho saiu do Flamengo e dois dias depois já era jogador do Galo. Mas isso acontece uma vez em dez anos. 

O que se sabe em relação ao Futebol mineiro é que no Cruzeiro, Samúdio não fica. Outros jogadores serão liberados. O centro das atenções é Júlio Baptista. O que se discute é o seu custo benefício. Há outros que podem sair, dentro das necessidades de Marcelo Oliveira também buscar um novo estilo de jogo, agressivo e contundente, como na primeira fase do Brasileiro. A base será muito valorizada. A qualidade que chega é boa. No ano passado, com Alisson, Mayke e Lucas Silva. Agora, com Judivan e Hugo Ragelli.

O América também vai mudar dentro de campo, mas as peças fundamentais permanecem. Objetivo do Coelho: saltar alto no Campeonato Mineiro. Que assim seja.

|Promoção|
Você que acompanha diariamente as últimas notícias do Futebol e as histórias marcantes da modalidade no Blog do Melane, agora também concorrerá a uma camisa do seu time do coração. Esta semana estamos sorteando a camisa do Cruzeiro, bicampeão brasileiro. Para concorrer, basta continuar nos prestigiando e curtir a nossa página. Pode ser de qualquer parte do mundo, já que temos acessos em todos os continentes.









4 comentários:

  1. ...gostei da renovação do Levir, agora Daniel é trabalhar para manter a base. Gostaria de que renovassem com o Guilherme que apesar de machucar muito é um jogador decisivo, não treme. Tem jogador que nunca se machuca, mas não decide nada.Alex F.

    ResponderExcluir
  2. Akex,
    Falou tudo. Tem jogador que não tem problemas com contusões, mas nunca fizeram um grande jogo. São os famosos não resolvem nada.

    ResponderExcluir
  3. ...é isso aí meu caro Melane...é isso aí....todas as vezes Guilherme foi exigido em jogs decisivos , ele correspondeu...e tem mais, é um jogador frio e isso é bom em uma decisão, exímio batedor de penaltis e é ótimo nas assistências. Alex F.

    ResponderExcluir
  4. Falaram pra mim o ano inteiro que o Levir ia cair e olha só no que deu. Que 2015 seja assim também. Continuem querendo a saída dele e vamos levar mais uns títulos para Lourdes.

    ResponderExcluir