quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Com o poder de 30 milhões de corintianos


 Muito mais que o 12º jogador

Começa hoje a dramática caminhada do Corinthians, diante do Once Caldas, da Colômbia, em busca da vaga no Grupo 2 da Copa Libertadores, o chamado da morte. O primeiro jogo é em sua Arena e, o segundo, em Manizales, na Colômbia. A força corintiana não está dentro de campo, mas em cima de sua história, os 30 milhões de apaixonados torcedores, que agora fazem questão de ser conhecidos como os “loucos” e, ainda, um desejo enorme de mostrar para o mundo da bola que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, já que em 2011, não conseguiu a classificação, sendo eliminado pelo Tolima. É o único brasileiro que caiu na fase preliminar, chamada no Brasil de pré-Libertadores, etapa criada em 2005.

Depois de conquistar o título Mundial de Clubes em 2012, o Corinthians fez questão de entrar para o mundo das ilusões, sonhos e invenções. O resultado foi drástico. Tanto que terminou a última temporada sem sequer um título e tinha todas as condições de chegar à fase de Grupos, mas perdeu a vaga para o Internacional (3º colocado), por incompetência, ambos com 69 anos, superado no número de vitórias 21 a 19 e nos gols, 53 a 49. Foi atrás de Tite para recuperar sua força na bola e ainda falta-lhe muito para postular o trono número 1 do futebol brasileiro. No momento, apenas no papel. Está à espera de uma engrenagem para embalar e crescer. Sua torcida será fundamental neste processo.  A história mostra também que os saídos da pré-libertadores não levam o título. Vamos ver se o Corinthians quebra esta tradição.

 Será mais uma prova real da condição do Brasil (estamos ou não recuperando nosso poder) diante de um dos novos emergentes da bola. Hoje a Colômbia não é só estilo. O Mundial prova. Sabe jogar.
A pré-Libertadores começou com Huracán 4 x 0 Alianza Lima, no Peru – já está com a mão na classificação para o Grupo do Cruzeiro e; Morelia 1 x 1 The Strongest, no México. Criou-se uma expectativa muito grande para a Libertadores 2015, mas pelo que vimos ontem, dá dó. A mediocridade se fez presente.





Cárdenas, Willians, Pará e outros
O futebol mineiro ganha novos personagens, com a confirmação dos últimos contratados para Atlético e Cruzeiro.  Em ambos, mais estrangeiros: o chileno Mena e o colombiano Cárdenas. Podem ser bons reforços. Agora só podemos entender a troca de Nilton por Willians pela necessidade do Cruzeiro e do Internacional para que os jogadores possam viver novos ambientes profissionalmente. Apenas isso, porque na bola, pouco muda. Willians marca mais do que Nilton, que por outro lado, tem um poder ofensivo muito maior. Chuta e tem presença no jogo aéreo. Em princípio, ganhou mais o Internacional, mas os cruzeirenses gostaram. Acham que no estilo de jogo pretendido por Marcelo Oliveira, Willians será muito util.

MMA
Para fechar: até tu Anderson Silva.  Decepção geral, mais para aqueles que nos tentam impor  ídolos.




12 comentários:

  1. Tivesse o Cruzeiro vendido LSilva no final de 2014 ou inicio de 2015, Nilton não teria ido para o Colorado. Com a boa volta de contusão de Kehdira e Modric ao elenco Madrilheno o negocio pelo jovem volante esfriou.Porém, com a otima oferta do Atlhetic Bilbao (20 milhoes de Euros) por Illaramendi os merengues voltaram com tudo para levar a revelacão do time azul. Neste vai e volta é que o bom volante Nilton foi para o sul do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. A ser manter o nível do futebol apresentado na última Libertadores, os times brasileiros que realmente se preparam com reforços cascudos têm grande chance de título, um deles é o Coritnhians. O peruano é muito bom jogador e o Edu Dracena vai dar a estabilidade que a defesa necessita.

    ResponderExcluir
  3. O que os times cariocas e paulistas precisam se conscientizar é que na Liberadores, jogam apenas com 11, diferentemente dos campenatos no Brasil, quando às vezes, os cinco árbitros das partidas estão macomunados ou fechados com interesses que não ultrapassam a fronteira do dois estados

    ResponderExcluir
  4. Vai ficar só na loucura Curintia. Aqui é Galão da massa

    ResponderExcluir
  5. Timão não levará nada. Tá em liberdade condicional da Libertadores. Tão devendo

    ResponderExcluir
  6. Falta a cereja do bolo no Cruzeiro. Ou falta o bolo inteiro? Melane este time que o Cruzeiro está montando, será um time forte para próxima Libertadores? Por que pela formatação do time e com a competição batendo na porta, será difícil pensar em conquista. Será que podemos esperar um time forte para o ano que vem?

    ResponderExcluir
  7. Frederico,
    Já postei aqui na matéria Cruzeiro Libertadores o que pode se esperar do time na competição. PASSA fácil pela primeira vez. A partir daí vem o drama, mas pode crescer. Não o vejo em condições de disputar o título. Com certeza, o time que vai chegar título terá como base uma formação solida, como o San Lorenzo, Atlético e Corinthians, últimos campeões. O que mais chama a atenção é que a competição ganjhou um espaço maior na mídia, devido a presença da dupla Corinthians e São Paulo. Se o Corinthians passar vocês vão ver. A cobertura será de Copa do Mundo. Ainda sobre o Cruzeiro é importante que vc saiba conversei com um velho amigo e ele disse: "Precisamos colocar o Marcelo no altar. Ele só tem de pensar e comandar. Os outros têm de trabalhar muito. Se der certo,vamos disputar este título". Concordo, porque o desejo é grande e o Cruzeiro tem base sólida. A torcida terá de dar sua contribuição como no ano passado.

    ResponderExcluir
  8. Frederico. Tem de corrigir. Favor ler passa fácil pela primeira fase.
    com certeza o time que vai chegar ao título terá

    ResponderExcluir
  9. Edgardo,
    Realmente é um fato, mas o mais importante, mesmo não tendo revelado, é a questão do Nilton sempre aparecer uma proposta para ele. Isso incomoda dentro de um clube. Vejo que ele foi negociado por imposição. Sentia que tinha de sair. É assim no futebol e pelo que conheço do Marcelo ele não deixa no grupo jogador que está com a cabeça em outro clube, mesmo ele tendo sido a pessoa mais responsável pela vinda do Nilton. Não afirmou porque não tenho certeza, mas mesmo que o Lucas não tivesse sido negociado, o Nilton não ficaria.
    Aqui apenas uma visão. Grato,Melane

    ResponderExcluir
  10. ...nãos afirmo que o Galo será o campeão, mas que ele faz frente pra qualquer time da América , isso faz, sem dúvidas....mas ainda falta nesse time mais um atacante velocista(Tayson, Nem ou Bernard)...Alex

    ResponderExcluir
  11. ...Vitor( até que enfim o Galo arrumou um goleiraço), Rocha, Jemerson,Léo Silva e D.Santos,Donizete, Carioca, Dátolo e Cardenas(Guilherme), Luan e Pratto....reservas:Giovane,Patrick,Tiago, Ed Carlos e Botelho,Pierre, Josué, Pires e Maicossuel, Carlos e Jô....tá ficando bom e ficaria melhor se o Galo trocasse o Jô em algum atacante rápido...agora, que tá dando uma bobeira danada é o Pirangi, o Jô baladinha , andré cachacinha e Conceição baladão, são melhores que todos os atacantes e laterias deles...e ainda vai de graça igual eles gostam...kkkk...como eu esperei por isso....só não digam que não avisei...Alex

    ResponderExcluir
  12. ...rapaz, eu me esqueci do futuro craque do Galo, Dodô...é muita gente boa de bola , me perdoem...que time hoje no Brasil possui 4 armadores(Guilherme, Dodô, Cardenas e Dátolo)?...e ainda tem o maicossuel e o Luan que podem jogar de armadores também....é o "gigante'acordou!....e eu avisei...Alex...

    ResponderExcluir