quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Preparação física, o maior adversário do Galo

Guilherme é uma das vítimas de lesão no Atlético

Muitos vão entender o título desta postagem como exagero, mas a realidade no Atlético para acertar o time e conseguir bons resultados na Copa Libertadores e no Campeonato Mineiro não está no temor pelos adversários. Está dentro do próprio clube. O problema é o trauma na preparação diária (parte física), depois de tantos casos de lesões musculares nas coxas dos jogadores. A lista foi aberta por Guilherme e fechou ontem com Pedro Botelho. A bruxa já pegou quase um time inteiro.

Por ter participado da cobertura diária no Cruzeiro por 15 anos e naturalmente estar próximo dos fatos revelados pelos personagens posso garantir que o ambiente não está nada bom. Digo as razões: está claro que houve uma sobre carga para a musculatura e ela não aguentou, porque os profissionais estavam acostumados com uma outra rotina, de um dos especialistas da matéria: Carlinhos Neves, hoje do Shandong Luneng, da China.  Pode ser até que o substituto, Roholfo Mehl, esteja seguindo praticamente o mesmo programa físico do antecessor, mas com mudança na rotina. O jogador sente e muito. As respostas vêm naturalmente com os estiramentos musculares.  No passado, a gente escrevia distensões.

Todo jogador se torna inseguro. Entre eles, a conversa é inevitável, com o questionamento: Quem será o próximo? Isso atinge a parte psicológica, com reflexos na produção técnica da equipe. Levir Culpi  falou da falta de motivação nas derrotas para o Colo Colo e o América. Ele sabia, porém, que estava enfrentando um outro problema, muito  mais grave. Agora se tornou público. O grupo vive a expectativa da próxima vítima.  Estejam certos de que outros podem ter tido problemas, mas com medo de perder a vaga até arriscam nos treinamentos e jogos na esperança de eliminar a dorzinha com a sequência dos jogos. Mas não partem 100% para os lances. Até nos jogos, pelas necessidades dos resultados, a aplicação pode estar próximo do ideal.  Já nos treinamentos a receita na cabeça de cada um é simples: o melhor é não partir com tudo para que amanhã seja mais um no Departamento Médico.




Bryan, um atleticano roxo

Gostei muito do futebol de Bryan na vitória do Coelho por 2 a 1, sobre o Atlético, e o golaço feito pelo lateral americano. Para quem não sabe, ele é torcedor do Galo. Tem amizade com vários jogadores e até o ano passado foi visto várias vezes na Cidade do Galo. Na final da Copa Libertadores, no Mineirão, em 2013, estava vestido com a camisa do Atlético, com alguns amigos da Serra, assistindo ao jogo na arquibancada que fica à esquerda do setor de imprensa e não fez questão de se omitir. Gritou muito. Já dentro de campo, faz questão de mostrar o seu profissionalismo. Domingo foi mais um exemplo. E sempre que tiver oportunidade já garantiu: “Contra o Galo vou fazer questão sempre de jogar ainda mais”. Ele tem um sonho: um dia ser lateral do time do seu coração.

Júlio Baptista fica

Outro dia divulguei que como Júlio Baptista ficará pelo menos 40 dias de fora das atividades (amanhã deve ser a sua cirurgia no joelho direito, em Barcelona, na Espanha), que havia possibilidade do contrato ser rescindido. O vínculo termina no dia 31 de julho. Possivelmente ele terá apenas dois meses a mais para servir efetivamente o clube, mas o jogador decidiu: fica até o último dia do contrato. Só a partir de 1 de agosto, ele estará livre para seguir para outro clube.  




5 comentários:

  1. Já avisei... paguem o macumbeiro que fez o trabalho para ganharem a libertadores e copa do brasil... se nâo pagar a ziquizira das contusões vai continuar. Edgardo

    ResponderExcluir
  2. Emerson Conceicão (Sãozinha), Pedro Botelho Pinto, Lucas Candido. É qualidade a toda prova. Opçoes dos sonhos de qualquer treinador. Edgardo

    ResponderExcluir
  3. Melane na minha opiniao vc tinha que ser o comentarista oficial daquele progama do jaeci carvalho, esta faltando um comentarista como vc la,acho que ia engrandece muito o programa,com seus comentarios. Henrique

    ResponderExcluir
  4. Eu avisei. Leonardo Silva de machucou ontem. Paguem o macumbeiro. Ou vão esperar pela próxima vítima? Edgardo

    ResponderExcluir