segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Libertadores e a importância da FOX



 
 Quem vai levar?


Amanhã começa mais uma Copa Libertadores, com o jogo Alianza Lima x  Huracán, às 22h15, no Estádio Alejandro  Villanueva, em Lima, no Peru. Para os brasileiros, será na quarta-feira, com Corinthians x Once Caldas, no Itaquerão, em São Paulo, pela pré-Libertadores.  A previsão é que a competição tem tudo para superar em todos os aspectos as edições anteriores pela expectativa e desejos dos grandes times do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Equador e México. Os representantes da Venezuela e da Bolívia historicamente são apenas participantes.  A exceção fica para o Bolivar que surpreendeu no ano passado, ao chegar as semifinais. Caiu diante do campeão San Lorenzo.  Ganha o futebol que terá grandes espetáculos na principal vitrine do continente. Impossível apontar hoje um favorito devido ao nivelamento por baixo das equipes. Quem apresentar um detalhe a mais vai levar. No ano passado foi o poder do Papa Francisco a favor do San Lorenzo, criando uma atmosfera muito positiva para os argentinos. 

A FOX está muito ligada a Libertadores.  Foi ocupando seu espaço na mídia nacional e hoje no jornalismo esportivo, em qualquer parte do País, quem acompanha o futebol não deixa passar pelos seus canais para ver o que está sendo apresentado. É um jornalismo que agrada pelo profissionalismo dos apresentadores, repórteres, comentaristas e demais integrantes da equipe. O jornalismo esportivo agradece. Afinal, os caminhos não nos levam mais ao Sistema Globo. Com certeza, em alguns momentos, já superada em audiência pela FOX. Nas transmissões dos jogos da Libertadores, possivelmente até de goleada.
Estamos vivendo um novo tempo na comunicação esportiva. Outro dia, na FOX, vi ao vivo um treinamento do Once Caldas. Impossível de ver até há pouco tempo, quando os times enfrentavam os rivais com poucas informações. Os clubes até que conseguiam algumas. Trabalho inovador de Vanderlei Luxemburgo. Mas o grande público sabia muito pouco ou nada. A FOX quebra este rótulo. Evidente que não é uma perfeição. Mas lá não somos obrigados a ouvir Galvão Bueno e outros, tentando nos impor o que é do interesse de sua emissora, o que foi feito por décadas. Fica evidente que na FOX tem problemas de relacionamento, como foi divulgado pelo UOL, na sua edição do dia 18 de janeiro, mostrando o atrito de Renato Maurício Prado (ele gosta de trabalhar com o manto do Flamengo, encoberto pelo termo) contestando Fábio Sormani. Ele tem problemas com os demais companheiros. Fica isolado em sua sala.

No mais, nota dez para o trabalho do ex-árbitro Carlos Eugênio Simon que vestiu o manto da humildade, reconhecendo que como árbitro cometeu seus erros. Alguns absurdos. Sepultados por ele, mas jamais por alguns clubes.




Bloco da Máfia Azul
No próximo sábado, a partir das 9h, na sede social do Barro Preto, integrantes da torcida organizada do Cruzeiro Máfia Azul decidiram colocar o bloco na rua. Pela primeira vez na história  seus membros estarão no carnaval de BH. Os planos são maiores. Este ano participação apenas como bloco, mas em 2016 como Escola de Samba, seguindo o exemplo de outras agremiações.







2 comentários:

  1. Realmente o canal Fox tem sido mais justa em relacão ao espaco dado aos clubes independente do estado. Os demais, principalmente na TV aberta agem como se apenas Rio e Sao Paulo existisse.

    ResponderExcluir
  2. Não fosse a máfia e o protecionismo comercial que rola nos bastidodores, a Globo esportivamente já teria ido pro espaco. Mas é uma questão de tempo. Império Turco-Otomano, Mongol, Romano....todos ruíram. Não será o da Venus platinada que durará para sempre.

    ResponderExcluir