terça-feira, 4 de novembro de 2014

Copa do Brasil - Hora de aproveitar tudo



Só tem uma receita para Atlético, Cruzeiro, Flamengo e Santos que decidem amanhã as vagas para a final da Copa Brasil 2014: é proibido errar. Hora para somar todos os requisitos positivos, aproveitando tudo que for possível. Contar com um algo mais de cada atleta, depois dos resultados dos jogos de ida. As vitórias do Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão sobre o Santos, quando foi prejudicado pela arbitragem e, os 2 a 0 do Flamengo sobre o Atlético, no Maracanã. 

Fez bem o técnico Levir Culpi dizer que o Atlético terá de fazer uma partida sem erros  para conseguir a classificação. Um jogo épico. O comandante tem de passar realmente esta mensagem. Primeiro, o time esquecer o passado, quando conseguiu resultados inesperados e classificações históricas. Jogar com tranquilidade e tudo começar pelo técnico: não pode inventar na escalação, muito menos no esquema tático, como nos últimos jogos. Que o time esteja pronto para fazer um jogo eficiente e aproveitando as chances. Elas virão. Para o Flamengo, com alguns desfalques, é acreditar em sua limitação e jogar como tal, sem dar espaços. Quem abriu diante do Atlético, no Independência ou Mineirão, foi golpeado. Não esqueçam que o comando é de Luxemburgo. Ele não é um bruxo. Muito menos um fazedor de milagres, mas consegue proezas.  Há bem pouco tempo era impossível apostar no Flamengo chegando ao mês de novembro em alta. Os resultados dizem tudo.

O Cruzeiro vai enfrentar a pressão da Vila Belmiro, diante de um Santos que joga toda sua temporada agora na Copa do Brasil. Não será fácil para ambos. A questão principal é que tecnicamente esta decisão é a que apresenta o maior equilíbrio. Do meio para frente, ambos são fortes. Sabem fazer o jogo. Marcelo Oliveira e Enderson Moreira estão trabalhando os detalhes para que a noite seja de felicidade. Mas como? Chegando para um jogador e dizendo que ele precisa ter tranquilidade no passe, no cruzamento e saber se posicionar. Para o outro, acreditar no companheiro. Estar os 90 minutos ligado na marcação e ocupando espaços...  Claro que é proibido falar demais.  Colocar muitas coisas nos ouvidos. Mas é o momento da sabedoria. Diante do equilíbrio, se pode decidir  também nas palavras.

Farinha do mesmo saco

Quando era menino ouvia muito esta expressão: são pessoas da farinha do mesmo saco, quando muitos cometiam o mesmo erro e alguém tentava dizer que havia um líder negativo.  Isso aplicasse hoje para Jô, Emerson Conceição e André.  O passado os condena.  Amigos, estas noitadas nos hotéis onde ficam hospedadas as delegações, fazem parte do mundo da bola. Não é por acaso que além do serviço de segurança dos hotéis, os clubes também levam seus espiões, que passam à noite vigiando os quartos.





4 comentários: