segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Oito títulos nacionais para embalar o sonho celeste



Ao vencer o Goiás, por 2 a 1 ontem (23/11), no Mineirão, o Cruzeiro conquistou o oitavo título nacional, caminhando para a ponta da lista dos maiores vencedores da história do Futebol brasileiro. São quatro títulos do Brasileiro, os dois últimos consecutivos e com absoluta autoridade; e dois da Copa do Brasil, podendo na quarta-feira (26/11) fechar com chave de ouro seu momento mágico, caso consiga vencer o Atlético. Repetirá a tríplice coroa de 2003, histórica para o Futebol brasileiro no ano em que promovemos o Mundial, o que valoriza ainda mais a conquista azul. O título veio com duas rodadas de antecedência, como antecipamos quando o Cruzeiro derrotou o Santos por 3 a 0, no Mineirão, no dia 17 de agosto, ainda pela 15ª rodada. Vejam o que escrevi depois do jogo: “ O Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro, e com convicção o melhor time da atualidade. Eficiente em todos os setores, taticamente seguro e definidor, o que é mais importante. Dá todas as demonstrações de que vai disputar o título. A vitória por 3 a 0 sobre o Santos resume tudo. Só que este ano a previsão é que não terá a facilidade do ano passado, mas pelo que tem jogado, pode conseguir a façanha sem atropelos”. Em vários momentos houve uma movimentação da mídia nacional na tentativa de quebrar o encanto celeste. Mas na verdade, tudo não passou de ensaios, porque o time, mesmo em queda, continuou soberano. A menor diferença para o segundo colocado, depois que embalou, foi na 21ª rodada, quando perdeu para o São Paulo por 2 a 0, e ficou  quatro pontos a frente do Tricolor, o que mostra sua superioridade.


Falar da vitória de ontem já faz parte do passado, diante da velocidade dos fatos. Mas é bom refletirmos quais são os responsáveis por mais esta conquista, além da força dada pela torcida. Primeiramente a Diretoria, por ter dado todo o respaldo para que o técnico Marcelo de Oliveira pudesse desenvolver seu trabalho. Nas mãos de outro treinador, o Cruzeiro dificilmente teria alcançado os mesmos resultados. Com simplicidade, Marcelo manteve a filosofia de seu trabalho, com base na união e o aproveitamento das características de seus comandados,  com uma proposta sempre ofensiva e segurança na marcação. Ele entrou no seleto grupo dos grandes técnicos do Futebol brasileiro. Não vou chamá-lo de treinador, porque vejo a palavra com descrédito para os grandes vencedores do Futebol. E nem de professor, palavra  banalizada pelos homens da bola. Marcelo é competente. A referência do momento. Façanhas como as dele, só foram alcançadas por Oswaldo Brandão, bicampeão pelo Palmeiras: Rubens Minelli, tricampeão – dois títulos com o Internacional, 1975 e 76 e, em seguida, pelo São Paulo, em 77. Mais Vanderlei Luxemburgo, em 2003, pelo Cruzeiro e, no ano seguinte, no comando do Santos. Parabéns Marcelo. Mais um talento mineiro sem fronteiras para alcançar os seus objetivos.

É difícil dizer que Fábio foi a peça principal dentro de campo. Ou Dedé,  Mayke, Henrique, Lucas Silva, Marquinhos, Moreno ou ainda a dupla Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro. Amigos, a conquista é de um grupo. Marcelo soube dar harmonia ao time e quando vínhamos a engrenagem, não foram poucos os momentos, o torcedor aplaudiu um futebol empolgante. Como não há uma ciência exata com a bola rolando, não podemos afirmar que foi o melhor que vimos nos últimos tempos no País, mas com certeza, não ficou a dever para ninguém. Comemore torcida celeste. Este é o seu grande momento.

Meu abraço especial de campeão vai para o presidente Gilvan de Pinho Tavares. Sem a pose dos demais dirigentes, já conquistou mais do que todos que passaram pelo Futebol brasileiro nos últimos dez anos. Siga nesta trilha,  que o Futebol vai lhe agradecer eternamente. 





14 comentários:

  1. Contra tudo e contra todos. Tetra e Tetra

    ResponderExcluir
  2. Penta na quarta em cima das rosadinhas

    ResponderExcluir
  3. Quem vai cantar na quarta é o GALÃO DA MASSA otário, maria

    ResponderExcluir
  4. AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHA, agora é depenar as galinhas na quarta e fechar a tríplice.

    ResponderExcluir
  5. parabéns ao Cruzeiro, mesmo caindo de produção no segundo turno, conseguiu manter a diferença e ganhar o título, pois os concorrentes mais próximos carecem de elenco de chegada.

    ResponderExcluir
  6. Agora é o trí da Libertadores. Pracima deles Zeeeeeeeeeeeeeeeero

    ResponderExcluir
  7. É esculacho na quarta pra não ver mais nenhuma galinha assanhada pela trua

    ResponderExcluir
  8. Pitelzinho essa mulher do Dagoberto.. Tamo na área heim

    ResponderExcluir
  9. Sempre de olho nas barbeiradas do presidente e da comissão técnica o fato é que o Galo foi roubado no sábado em pleno beira rio. A CBF não quer dominio do futebol mineiro e tenta quebrar essa hegemonia. Uma vergonha.

    ResponderExcluir
  10. Galera do Volei tava lá dando força parabéns Cruzeiro

    ResponderExcluir
  11. Foi molhado mas com muito coração, raça e determinação

    ResponderExcluir
  12. Alô China azul, nação celeste. Nem com óculos vejo concorrente correndo atrás

    ResponderExcluir
  13. O Cruzeiro foi " líder "quase o campeonato inteiro...um elenco maravilhoso, uma diretoria competente e um técnico que sabe muito bem o que faz..Parabéns CRUZEIRO

    ResponderExcluir
  14. A torcida celeste se encontra feliz. Não foi mais uma conquista, foi uma conquista de particularidades e desafios. O Cruzeiro conquistou o campeonato pela sua regularidade. Mostrou uma grande regularidade no primeiro turno e soube bem administrar no segundo turno. Mostrou força na reta final, quando todos achavam que não possuíam mais forças. Soube vencer jogos pontuais, decisivos e perigosos. Venceu por ser uma equipe madura, que não deixou se desesperar em momentos tensos. Mostrou tranquilidade e fé em momentos de angustia e duvida da torcida. Mostrou ainda que em 2015 precisa rever algumas peças, algumas decisões e escolhas. Não devemos ter jogadores de vitrines e sim aqueles que cheguem e possa agregar força ao time. Parabéns aos guerreiros, parabéns a diretoria, parabéns a torcida e quarta temos outra guerra.

    ResponderExcluir