quinta-feira, 12 de junho de 2014

Agora é com a bola


Finalmente chegou o grande momento. Tudo que se falou e previu será colocado a prova a partir das 17h, quando Brasil e Croácia farão o primeiro jogo do Mundial, na Arena Corinthians, em São Paulo. Histórico para o Futebol, mais ainda para os brasileiros que aguardam este momento desde o dia 9 de julho de 1950, quando o Uruguai fez 2 a 1 no Brasil, no Maracanã e conquistou o título. Poucos estão vivos e são testemunhas daquela tragédia brasileira e glória para os uruguaios. Agora, os comandados de Luiz Felipe Scolari estão com a missão de construir a parte mais bonita de nossa história dentro das quatro linhas. A conquista do sexto título, só que agora em casa. A ansiedade é grande.

Será um jogo difícil para o Brasil. Vamos sentir a falta de uma preparação intensiva  - faltaram os jogos das Eliminatórias, excluídos para os países sedes - e ainda uma maior experiência para os jogadores. Eles estão acostumados com grandes decisões, mas Copa do Mundo é o detalhe.  Vamos pagar um preço muito alto pelos erros cometidos nos últimos dez anos, como os de Dunga ao recusar levar Neymar para 2010, para a  África do Sul. Ele teria ganhado uma chance para estar quatro anos depois ainda mais confiante. Tem personalidade. Tem futebol. Tem ambições, mas a rodagem também faz a diferença. É só recordarmos de Ronaldo Fenômeno. Em 1994, nos EUA, ele bateu palmas. Em 98, na França, quase explodiu (a mente não aguentou a pressão) e quatro anos depois, no Japão, foi a estrela de brilho eterno. Um dos mais belos espetáculos individuais de um atleta. Será eternamente glorificado.

O Brasil sofrerá a pressão da estreia. Jogará inicialmente pela primeira bola, porque se faz 1 a 0 ganha confiança e pode abrir a porteira, principalmente se conseguir impor um futebol de primeira. Já a Croácia veio para fazer sua história. Tecnicamente é inferior ao Brasil, mas tem estilo, tem tática de jogo - poucas improvisações - e confiança. Também jogará por uma bola, com um detalhe. Se conseguir a vantagem, naturalmente tentará segurar para crescer e buscar o segundo lugar do Grupo, superando México e Camarões, com os quais verdadeiramente vai travar o duelo inicial. Com o Brasil, apenas uma parcela na festa de abertura para sentir segurança em seu sonho ou o fardo pesado para suas pretensões em um Mundial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário