terça-feira, 17 de junho de 2014

Os cinco mais fortes


Ainda é cedo para afirmar que o título está nas mãos do Brasil, Holanda, Itália, Argentina e Alemanha, mas podemos antecipar que são eles, que dominaram os Mundiais ao longo da história, com cinco conquistas para os brasileiros, quatro para os italianos, três para os alemães e duas para os argentinos (a Holanda disputou três finalíssimas e não ganhou nenhuma) os candidatos para o primeiro lugar.  Correm por fora dois outros campeões, com apenas um título para cada: Inglaterra e França. Os outros serão apenas coadjuvantes da maior festa do Futebol, mesmo sem sabermos como estão Rússia, Bélgica, Argélia e Coréia do Sul que vão completar a primeira rodada. Importante saber também como será a reação da Espanha depois daquele show que levou da Holanda.

Foram bons jogos, muitos gols, emoções, espetáculos dos torcedores e duas exibições que mostraram bem as novas linhas que serão seguidas, mas sem nada de excepcional. Apenas nos 5 a 1 da Holanda sobre os campeões do mundo, os espanhóis, é que o espetáculo chegou próximo ao encanto. Gostei da Alemanha nos 4 a 0 sobre Portugal, porque os alemães não deram chances aos portugueses  que ficaram devendo. Cristiano Ronaldo ficou perdido. Os alemães jogaram os 90 minutos no mesmo ritmo. Nas entrevistas, seus jogadores foram categóricos: “Viemos para disputar o título. Foi uma longa preparação”.  A Argentina nos 2 a1 sobre a Bósnia mostrou bons momentos. Predominância no Mundial para a força e muita velocidade. Lentidão e troca de passes para os lados são convites a derrota.

Os africanos não mostraram nada para impressionar. Continuam muito estilosos. Os europeus falam da Bélgica. Contra a Argélia, uma Seleção fraca, venceu de virada. Mas observemos que neste momento a tradição pesa muito, principalmente quando  vemos as principais potências do mundo da bola mostrando que vieram ao Brasil para vencer e, ainda, sabem que os donos da casa são poderosíssimos. Os brasileiros esperam a segunda vitória consecutiva, agora diante do México,  nos últimos dez anos um osso duro de roer. Os mexicanos evoluíram tática e tecnicamente. Até os Anos 80 eram aprendizes. Agora, uma dor de cabeça, mas longe de ter o Futebol de ponta mundial.






2 comentários:

  1. Acredito que a Alemanha seja a mais completa das 5 citadas, possui um conjunto que vem desde a ultima Copa. A maior parte de seus jogadores jogam juntos no Bayer e mostra uma maturidade para esta competição. A Holanda é forte, principalmente seu ataque, porém falta algo a mais para a equipe de Van Gaal. Acredito que o titulo fica entre estas duas equipes. Argentina e Brasil como as demais estão em um degrau abaixo. Um seleção não pode depender de apenas um jogador como Neymar e Messi. É meio pouco.

    ResponderExcluir
  2. Correto Frederico, mas a Itália também está no meio. Tem futebol para disputar o título. A decepção é a Espanha. Eu apostava nela e deve repetir o vexame do Brasil e da Itália em 1966, voltando para casa na primeira fase.

    ResponderExcluir