sexta-feira, 27 de junho de 2014

De leve, uma de Romário


Lúcio dos Santos, também chamado de Tito Zagalo pelos amigos, foi um dos maiores incentivadores do Futebol Feminino nos Anos 80, em Minas Gerais. Chegou a armar um time forte no Atlético, com o apoio do diretor de esportes especializados, Carlos Moreira. Nas horas vagas, Lúcio também preparava times em Belo Horizonte (um junta junta) para jogar no interior, levando ex-jogadores, jornalistas, artistas e quando as cidades exigiam na caravana iam estrelas de outros Estados para abrilhantar as festas. Participei de algumas. Uma delas, em Lavras, com Kafunga, Telê Santana, Reinaldo etc.

Com o apoio de Carlos Alberto Silva, que tinha sido técnico de Romário na Seleção Brasileira (sua estreia foi em 1987, contra a Irlanda, lançado pelo treinador mineiro) e do falecido Gilberto Santana, outro que fazia parte dos maravilhosos programas, Lúcio conseguiu contratar para uma das viagens a Zona da Mata mineira, nada menos do que Romário. O baixinho dava os primeiros passos no Futebol, com destaque, jogando pelo Vasco e já tinha suas histórias. Ele aceitou jogar, já que era período de férias e iria levar um troco. Mas, na verdade, jogou pelo prazer, como diz Neymar. A vontade de tocar na bola fascina, principalmente para os iniciantes. Não há cansaço. Jogar hoje e amanhã é festa.  Se a bola fosse algo proibido, muitos a levariam para casa e dormiriam abraçados a ela. Romário estaria na lista dos primeiros.

Ele chegou à cidade com sua simplicidade, trocou de roupa no acanhado vestiário e foi para o campo. Para marcá-lo um zagueirão de quase dois metros, que batia até na sombra. Romário tentava e não dava nada. Depois de tudo foi muito engraçado ouvi-lo contar o que aconteceu com o seu marcador.  No primeiro tempo poderia dizer que nem entrou em campo, totalmente anulado. Quando o árbitro apitou o final da primeira etapa, o craque não hesitou e disse ao zagueiro: “Meu amigo. Você joga muito. Não pode ficar aqui. Tem é de jogar no Rio”. O rapaz assustou e abriu bem os olhos. Ficou sem entender. E falou: Será que estou jogando tanto assim? O astro começou falando que ele deveria ir para o Bangu. Para empolgá-lo garantiu uma vaga como titular no Vasco. Ele não acreditou. Romário esperto pediu ao promotor do jogo que recomendasse ao becão para não bater tanto. Mas nem foi preciso porque o rapaz ficou tão fascinado  e emocionado que na segunda etapa nem teve força para tocar na bola.
Romário fez o que quis. Mais de cinco gols. Produziu o espetáculo que o torcedor pagou para ver. Foi carregado para o vestiário e na festa apareceu o zagueiro, já com a sua malinha, pronto para a viagem até o Rio. Tímido se dirigiu ao craque. Romário olhou, olhou e levantou a cabeça, indagando o jogador de pelada ou baba como dizem os baianos. Silêncio total para ouvi-lo: "Cara não estou entendendo o que você está falando ". O zagueiro então repetiu alto o diálogo do intervalo. Todos ouviram. Era o que o craque desejava. A partir daí, foi só farra no vestiário. O rapaz timidamente deu as costas e foi embora. Assim era Romário. Mas tem muito mais.





Um comentário:

  1. Ao amigo Antônio Melane, deixo o agradecimento em nome de td nossa família pelas constantes visitas que muito contribuiu na recuperação da saúde de meu pai Lúcio dos Santos.
    Agradecemos ainda, por dedicar tempo e espaço em seu blog para resgatar “casos” que marcaram tempo, lugares e pessoas, oriundos das carreiras jornalística e futebolística em que vcs foram partes e que descendem de parte da história do futebol mineiro e brasileiro.
    Aproveito para parabeniza-lo pelas brilhantes matérias e entrevistas que de forma rica, inteligente e autêntica, tem retratado as rodadas do nosso futebol e o esporte num todo, sempre abordando temas de modo particular e de excelente crítica há muito não visto no jornal impresso e programas esportivos dos grandes meios de comunicação.
    Saiba que nos sentimos honrados e orgulhosos em ter como amigo, uma pessoa íntegra e extremamente competente no que faz - que assim como o papai é parte, é percussor do esporte e jornalismo esportivo. Forte abraço!
    Que o seu Blog possa produzir bons frutos e que venha ainda mais sucesso!!!
    Jonas de Oliveira Santos.

    ResponderExcluir