sábado, 28 de junho de 2014

Tem de ser no grito

                                                                   

Está faltando futebol a Seleção Brasileira. Nosso desempenho não é ainda de time campeão. Apenas emocionalmente recebe nota dez, mas não é o suficiente para ganhar uma Copa. Vamos precisar de uma melhor estrutura tática e técnica e crescermos coletivamente. O modesto Chile quase nos tirou do Mundial. Foi justo o empate por 1 a 1 e nos pênaltis (3 a 2) a sorte esteve ao lado dos brasileiros. Esta é a verdade. Agora vamos ver como será o comportamento contra a Colômbia, que está jogando e convencendo. São quatro vitórias;

Não estamos aqui para passar nenhum tipo de ilusão ao torcedor brasileiro. Neste ritmo nossos dias estarão contados. Vamos morrer nas palavras, porque nossa bola não apresenta o tamanho desejado para o vencedor.

Um torcedor do Rio de Janeiro, mais de 50 anos acompanhando Futebol, flamenguista, foi muito objetivo ao analisar o que estava acontecendo com o Brasil, com dificuldades para se impor diante do Chile, no Mineirão. “Nos faltam craques. Temos apenas um e se ele não joga fica terrível”. Cem por cento de precisão. É isso mesmo. O Chile errou muito na saída de bola, com passes errados. Foi emocionalmente muito pressionado, tentou ganhar no coração, mas se tivesse uma melhor qualidade técnica nos 90 minutos teria feito à vantagem e deixado o Brasil batendo palmas. Não há sequer nos quatro primeiros jogos um item que podemos apontar como de perfeição.
Nossa melhor atuação foi contra o fraco Camarões, que nos deu espaço para jogar. Fernandinho, que entrou no segundo tempo, e fez um dos gols da goleada por 4 a 1, já diante do Chile não foi aquela bola toda. Tão normal que se fosse com Paulinho o time poderia ter fluido mais.

Tudo caminha para que tenhamos de impor no grito, na pressão, partindo com tudo e às vezes até com um futebol suicida. Façam uma análise voltando no tempo e lembrarão da Alemanha, em 1974; Argentina, 78; e França, em 98. Quando faltou bola, o que ainda não tivemos, estas Seleções ganharam no grito.

Para encerrar, no ano passado, o Atlético foi o campeão da Copa Liberadores com um time modesto, mas na hora de decidir no mata mata, uma estrela brilhou a cada jornada. Victor, Ronaldinho Gaúcho, Tardelli, Leonardo Silva, Jô e Bernard fizeram a diferença, diferencial que está faltando para o Brasil. Exceto quando a bola chega aos pés de Neymar. Hoje Júlio César na defesa de dois pênaltis. É muito pouco. O jogo teria de ter sido decidido no tempo normal.










7 comentários:

  1. Comentarista de canal independente disse que Felipão lembrou Dunga de 2010, quando em momento crítico das Oitavas, olhou para o banco para buscar alguém que mudasse o novo e não tinha. Não quis levar o Tardelli...

    ResponderExcluir
  2. Nem Fred nem Jô. Minas passou em branco mas o resto também. Fernandinho não encaixou e até o Neymar, machucado, não rendeu. Demos sorte.

    ResponderExcluir
  3. Aquela bola no travessão na prorrogação foi o nosso gol da classifiação

    ResponderExcluir
  4. Babaquice este discurso do Felipao.

    ResponderExcluir
  5. Vai ter que ser no grito mesmo porque falta muita coisa nesse time

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente este discurso não é apenas do Felipão, mas de 70% dos técnicos brasileiros.

    ResponderExcluir
  7. Frederico,
    Sua visão é também do Tostão

    ResponderExcluir