segunda-feira, 23 de junho de 2014

Mundial 2014 -Tudo muito em aberto



Concluída a segunda rodada da fase de Grupos do Mundial (32 jogos disputados) ainda é cedo para fazermos as previsões, diante das boas surpresas e consequentemente as decepções, como as desclassificações da Espanha, Inglaterra e com o caminho aberto para Uruguai ou Itália e ainda Portugal. Acho que a Itália escapa da degola.

Acontece que este Mundial não se difere dos demais. O que estão fazendo Costa Rica, Chile, México (não garantido na próxima fase), um pouco a Bélgica são filmes que foram produzidos também por Dinamarca, Croácia, Camarões e não levaram nada. Também pelos países que foram sedes, como os Estados Unidos (1994) Coréia do Sul e Japão, em 2002. Na hora da verdade confessaram.

Drama para quem está indo embora e tem de tirar lições para uma recuperação em 2018, na Rússia. Campeã em 2010, a Espanha foi a maior decepção; a Inglaterra, que levantou a taça em 1966, idem. Entretanto, já se sabe que mais uma equipe do Grupo D, Itália ou Uruguai, irá entrar para a mesma relação. Considerada a mais difícil da Copa, esta chave reúne três campeões mundiais. Entretanto, o único com a classificação garantida é a Costa Rica -  a única que nunca venceu a competição. O Mundial-2014 repete a marca da edição de 2002. Naquela ocasião, as seleções da França, do Uruguai e da Argentina foram desclassificadas também de forma precoce.

A verdade é que algumas seleções, mesmo aquelas que conhecemos como gigantes, chegaram derrotadas. Não vieram para disputar o título e com apenas duas rodadas estão de malas prontas. A Itália deixou uma boa impressão nos 2 a 1 sobre a Inglaterra, na primeira rodada. Deu para acreditar. Depois não conseguiu andar diante da Costa Rica e levou de 1 a 0. Conseguiu chegar apenas duas vezes com perigo com Balotelli. Esta não pode ser a postura de time que deseja o primeiro lugar. Portugal, diante dos Estados Unidos, também foi uma decepção nos 2 a 2. Cristiano Ronaldo, maior esperança, foi um atacante de uma única jogada. O cruzamento para o gol de Varela. Assim não dá. Portugal respira por aparelhos.

O empate do Brasil diante do México assustou, porque nossa seleção não jogou, mas o que dizer da Alemanha diante de Gana, depois do empate por 2 a 2? Os alemães são fortes. Primeira fase é isso. As equipes se estudando, adaptando ao clima, ganhando força e depois jogando na hora da verdade. Já aqueles que chegaram como livres atiradores, jogaram com liberdade e conseguiram impor, mas no mata mata a história  será outra. A obrigação de vencer os tornam pressionados. Esperem. Quando chegarmos as quartas de final aí sim teremos Copa.  Por enquanto, apenas a França jogou e não foi sufocada.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário