quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil, nota dez pelos 3 a 1


O resultado de 3 a 1 sobre a Croácia, na abertura do Mundial, em São Paulo, foi espetacular para o Brasil. Alcançar uma vantagem como esta não é fácil, porque nossa Seleção não jogou contra qualquer um, que fez uma das mais belas campanhas na fase de Eliminatórias. A Croácia tem bons jogadores e chegou ao Brasil com credenciais para estar nas oitavas de final. Vai disputar a segunda vaga com Camarões e México. Em alguns momentos mostrou segurança e personalidade.  Mais até do que se esperava, diante de uma das mais poderosas escolas do Futebol mundial e ainda no campo do adversário. Depois acreditou demais em seu potencial e caiu na roda. Os brasileiros souberam aproveitar e foram fazendo os gols.

Agora, se o resultado foi espetacular para o Brasil, não se pode dizer o mesmo quanto a nossa produção individual e coletiva. Ficou claro que ficamos devendo. Há deficiências pelas laterais. É necessário haver um melhor aproveitamento nas bolas que chegam para Hulk e, principalmente, Neymar. Não vamos nem falar em Fred, porque ele simplesmente não jogou. Falha grave para um time que luta pelo título. Os 11 têm de ter participação ativa no jogo. Fred não pode ficar apenas trombando na área com os zagueiros. Tem de aproveitar o seu ímpeto de gol. Também tem técnica. Não é aquele camisa 9 que os brasileiros sonham, com capacidade para ser o diferencial, mas ao seu estilo, ele dá conta do recado. Não como foi diante da Croácia.

A bola já contou hoje um pouco da verdade que será este Mundial. Atenção total e aproveitamento dos mínimos detalhes dos erros. Aplicação como em dois dos nossos gols. No primeiro, Oscar foi valente e disputou a bola para que Neymar tivesse campo para avançar e finalizar. No terceiro gol foi a vez de Ramires entrar em ação e mostrar como é importante o técnico ter uma visão de jogo. Fechou o meio, colocando um jogador mais decisivo. E a bola do jogo não tardou para que o volante disputasse e fizesse com que ela chegasse para Oscar carregar e finalizar. Foi de bico. Não importa. O importante é balançar as redes.  É preciso repetir: nota dez para o resultado brasileiro. É Copa do Mundo.





3 comentários:

  1. Começou como 2002. Tomara que continue assim. Mas o Brasil depende de Neymar e essa dependência preocupa. Pois se em 2002 tínhamos Ronaldo Fenômeno, também tínhamos Rivaldo, Gaucho, e só enfrentamos um adversário difícil na final. Agora podemos pegar Holanda ou adversários mais difíceis, já na semifinal. Hoje Daniel Alves e Hulk decepcionaram e Oscar, embora tenha errado os 3 primeiros lances, foi o destaque do jogo pois a performance do Neymar não é novidade. Na FOX o Falcão leu o jogo corretamente e o Mario Sergio foi de carona. Opiniao de que o Brasil jogou mal mas pode melhorar na sequência

    ResponderExcluir
  2. O Brasil mostrou um patriotismo gigante, inversamente proporcional ao seu futebol. Mostrou um time limitado a cruzamentos na área e lances esporádico de Oscar. Uma seleção que possui um atacante que não chuta a gol e um jogador como Hulk que não possui uma posição definida. A ideia que é passada é de uma seleção que joga com 10 ou 9 jogadores, mas que como uma familia um apoia e carrega o outro se for preciso. Muito fraco este inicio e graças a arbitragem saímos vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Não se esqueçam que o México desbancou o Brasil nas últimas Olimpíadas, com Neymar e Cia. Vamos respeitar e jogar sério.

    ResponderExcluir