segunda-feira, 23 de junho de 2014

Hoje, festa. Depois, tem de ter bola


O Brasil fez a sua melhor partida no Mundial e goleou Camarões por 4 a 1,em Brasília, chegando as oitavas de final para enfrentar o Chile, sábado, no Mineirão. Os chilenos, no último amistoso de nossa Seleção, no Mineirão, 24 de abril de 2013, com Ronaldinho Gaúcho em campo, conseguiram um empate por 2 a 2, num jogo equilibrado e de dificuldades para o Brasil. Foram muitas vaias. Não se pode garantir que somos hoje o mais equilibrado entre os 16 times que chegam às oitavas, mas fortalecemos.  

Ainda é cedo para dizer que seguimos firmes para o hexa, porque algumas peças precisam evoluir – laterais, Oscar, Hulk e Fred. O diferencial é Neymar. Um show e eficiente com seus gols.  Diferente dos outros 10. Mas espero que os demais façam o seu melhor, assim nossa Seleção estará a cada jogo mais fortalecida. O que será necessário, porque o grau de exigência agora será muito maior. 

Que o torcedor brasileiro faça festa hoje, mas saiba que nossa Seleção terá de trabalhar com todos os cuidados possíveis e o técnico Felipão estudar bem o que terá pela frente. Não sou técnico, mas como a maioria dos brasileiros faço a seguinte leitura do jogo para sábado: os chilenos virão para marcar forte, atrás da linha da bola e de posse dela atacar no máximo com oito jogadores, no mesmo ritmo, os 90 minutos. Para o Brasil, o segredo será fugir desta marcação e impor nosso jogo. Vamos conseguir? Não sei. Mas ficou claro que, depois da goleada sobre os camaroneses, subimos de cotação. A confiança  aumentou.

Nunca vi no Futebol um marketing motivacional tão bem feito pelos jogadores, membros da Comissão Técnica e parte da mídia. Há ainda as peças publicitárias. Tudo muito lindo para emocionar e fazer com que todos nós estejamos seguros de que o hexa está a caminho. Mas, também, ainda há uma certeza: nossa bola ainda não está nas alturas.

Chegou a hora também das previsões e podemos dizer que a Holanda que terá o México pela frente, seguramente estará nas quartas de final.








5 comentários:

  1. A vitória motiva mas não se pode iludir pois Camarões é cachorro morto.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Tem apenas técnica e uma confusão. Não sabe marcar nada

    ResponderExcluir
  3. Estão carregando um boi nas costas, exceto Neymar e Davi Luiz

    ResponderExcluir
  4. O volante Luiz Gustavo também está firme. Jogando Copa. Não podemos dizer que o Brasilt vai levar esta. Terá de crescer muito, No sentimento de nossa gente nota dez.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil tem falhas graves no meio de campo e nas laterais. O meio não cria, Luiz Gustavo está sobrecarregado. As laterais são verdadeiras avenidas e foram elas as principais jogadas da seleção de Camarões. A entrada de Fernandinho mostrou que não existe seleção/equipe intocável. Se faz necessário uma revisão nesta equipe. Hulk, Paulinho e Daniel Alves não estão em um nível de Copa do Mundo. Cantar o hino é bonito, mas pouco para quem quer ser campeão.

    ResponderExcluir