terça-feira, 10 de junho de 2014

Mundial – Pra frente Brasil



A história mostra que os países do Futebol (Catar é um intruso) pode perfeitamente reivindicar a sede do Mundial, organizar e receber louvor em todos os itens. Exemplos do Uruguai, em 1930 (evidente que em uma outra realidade, diante das condições econômica, interesses, viagens, etc); Itália, em 1934, com os mesmos ingredientes de quatro anos antes; Inglaterra, 1966; Alemanha, em 1974; Argentina, 1978 e França, 1998. Nos outros Mundiais, ganharam os títulos Seleções bem preparadas, com um nível técnico superior ou ainda, aquelas que se sentiram em casa, recebendo o apoio dos torcedores locais e fazendo a festa. Não há como fugir deste quadro.

A verdade é que o Brasil se preparou apenas para reivindicar e o mundo atacou. Este último item é que é a nossa dor de cabeça. Politicamente aquele momento foi uma jogada de craque do Governo Lula.  Se não estamos preparados para oferecer os melhores serviços para os brasileiros, como vamos estar para atender os quase um milhão de turistas? Nossa capacidade técnica também perdeu sua qualidade. Acontece que no Futebol tudo é possível, há milagres. Então, não sejamos obrigados, mas os brasileiros terão de abraçar este momento histórico e quem sabe no dia 13 de julho sentirmos orgulho de sermos partes de uma nação que não passa nenhuma credibilidade quanto à competição de seus gestores, mas que na bola, mesmo encontrando caminhos sinuosos  consegue achar o tesouro.

Não gosto muito do título usado para retratar esta postagem. Foi importante para aquela época, anos 70, quando o sistema político o batizou como os anos dourados, e todos acreditavam. Agora vivemos outra época. Depois de um reinado no Futebol, queremos reconquistá-lo, principalmente aqueles que viram as grandes conquistas. Nossas exigências são muito maiores. E como brasileiros, só podemos dizer pra frente Brasil. Ou você quer ver um vexame do nosso futebol?

As chances de conquistas existem, mesmo que limitadas, tendo como nosso principal arma o fator campo. A bem da verdade também não existe outro País com um futebol que encanta. Em termos de clubes, sim. Alemanha, Espanha e um pouco Inglaterra e França nos mostram há algum tempo como se deve jogar. Incluo também a Argentina, mesmo tendo Messi. Ou Portugal de Cristiano Ronaldo.  Que a bola role e possamos admirar esta arte que tanto amamos. Quem sabe os 10 Países que figuram na lista dos possíveis vencedores - Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Espanha, Inglaterra, França, Holanda, Uruguai e Bélgica - possam jogar tudo o que sabem. Será maravilhoso para um País que esperou 64 anos para ser palco novamente do maior espetáculo da terra.







Um comentário: