sexta-feira, 27 de junho de 2014

O saldo não poderia ser melhor



A primeira fase do Mundial está concluída e o saldo não poderia ter sido melhor. Na visão dos especialistas da bola, como o competente técnico italiano Fábio Capello, que não conseguiu levar a Rússia para a segunda fase, depois do empate por 1 a 1, com a Argélia, esta é a melhor Copa desde 1970. Pelo nível técnico, aplicação dos jogadores, alguns diferenciados, participação dos torcedores e cenários dignos para os espetáculos. Palavras dele: “Um espetáculo”.

E vejam que a partir de agora é que teremos realmente os jogos mais equilibrados e com as Seleções mais exigidas, o que naturalmente vai elevar o nível técnico dos jogos. Errar será proibido. Foram embora 16 times. Alguns farão muita falta. Iriam abrilhantar ainda mais a festa, como as campeãs Itália, Espanha e Inglaterra, além das tradicionais Rússia, Portugal (nunca a vi como gigante) e Camarões. O Futebol africano, com três Seleções fora, conseguiu classificar Nigéria e Argélia. Uma façanha. Foram embora Camarões, Gana e Costa do Marfim, que vieram com muitos problemas internos e até com ameaça de greve dos jogadores por compromissos financeiros não honrados.

O destaque fica para a América do Sul, liderada pelo Futebol do Brasil, Argentina e Colômbia, os três invictos e postulando a finalíssima. Os colombianos são a mais grata surpresa, com três vitórias irretocáveis, fortalecidos pela presença de 30 mil torcedores no País.

Chama mais a atenção Brasil x Chile amanhã, no Mineirão. Um duelo para  preencher todas as expectativas do mundo da bola. O Brasil é o mais forte. Tem tudo para ganhar, mas se a vitória for chilena, com certeza, vai ganhar toda a força para chegar a uma finalíssima pela primeira vez, mesmo não tendo um time nota dez. Apenas determinado e obediente taticamente, o que tem feito a diferença. Se a história entrar em campo vai ficar mais fácil para o Brasil.  

É uma Copa tão bela, que nem a mordida de Suarez deixa manchas. Apenas os uruguaios estão com o coração doído, porque seu artilheiro fará falta.





5 comentários:

  1. Vamos aguardar o que os Deuses do futebol prepararam para estas Oitavas. Com os acertos no time, que Fred ou Jô brilhem em nome de Minas. O vencedor ganhará no erro do perdedor

    ResponderExcluir
  2. Este jogo de amanhã seria perfeito para o Tardelli

    ResponderExcluir
  3. Realmente um momento histórico. Que depois dos 90 minutos possamos dizer com orgulho que no Mineirão o Brasil jogou muito (o melhor futebol na Copa) e chegou as quartas de final. Nunca que seja palco de nossa derrota brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo. Palco de nossa derrota.

    ResponderExcluir
  5. O Chile é um adversário perigoso. Não possui um craque. Mas o conjunto que sobreviveu a dois gigantes do futebol, Holanda e Espanha. Não que o caminho da seleção brasileira tenha sido fácil. Mas a tragetoria chilena a credencia como um adversário de respeito. Não podemos confiar apenas no futebol do Neymar ou muito menos nos deuses do futebol. Podemos ter uma surpresa

    ResponderExcluir