quinta-feira, 26 de junho de 2014

Agora teremos futebol de Copa


Ainda restam quatro jogos para ser concluída a primeira fase do Mundial, mas a disputa já está sendo chamada de Copa das Copas pelos gols (média de quase três por jogo), estádios cheios, belos espetáculos envolvendo os torcedores, uma integração social mundial e um nível técnico que agrada. Aqueles que viveram a experiência de um Mundial dentro de campo mandam o aviso: “Copa começa agora”. Não tenho nenhuma dúvida. Melhor para o Futebol. A emoção vai tomar conta do mundo da bola. Agora, em dose dupla.

O melhor de tudo é que algumas estrelas estão chamando a responsabilidade e fazem com que o show fique completo quando a bola está nos pés. Exemplos de Neymar, Messi, Di Maria, Robben, James Rodriguez, Benzema, o suíço Shaqiri e o alemão Schweinsteiger, este último chegando aos poucos.

Não cito nenhum chileno, costarriquenho ou mexicano, porque a força de suas equipes está no futebol de solidariedade, uma integração de setores ou conexões, como queiram, com muita aplicação. Também os uruguaios estão ausentes na lista, porque vejo o Cavani como um jogador completo pelos fundamentos, força física, mas não um diferencial no talento. Ainda poderíamos destacar Suarez. Porém, precisamos saber se será punido ou não pela Fifa. É um finalizador, que acrescenta muito para o Futebol, especialmente para o Uruguai, mas sua atitude, uma possível mordida no italiano Giorgio Chiellini mancha sua passagem pelo Mundial. Pode até sepultar a bela imagem do goleador nos dois gols que ele fez na vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra e que salvou seu País.

A exemplo do Brasil, a Argentina cresce, fortalecida emocionalmente pelo apoio recebido pela sua massa torcedora na vitória por 3 a 2 sobre a Nigéria, em Porto Alegre. Caminha para ser uma Copa da América, caso tenhamos também os Estados Unidos nas oitavas de final. Apenas o Equador foi embora da América do Sul e mais Honduras, da América Central. Para ambos, faltou futebol.

Punição merecida
 
Luis Suarez pediu e recebeu a punição merecida da Fifa: nove jogos, mais quatro meses suspenso do Futebol, além da multa de 100 mil francos suíços. O Mundial não terá mais seu futebol. Que seja um aviso para aqueles que estão esquecendo da bola para praticar o antijogo.





2 comentários:

  1. Parabéns pela participação no Rede Minas ontem. Os 50 anos no futebol transmite a experiência, o equilíbrio e a credibilidade do seu blog. Acertou até o resultado da Inglaterra

    ResponderExcluir