segunda-feira, 30 de junho de 2014

Nota dez para a alma e cinco para o corpo


Bela visão do escritor e jornalista Ruy Castro para o Futebol brasileiro no Mundial. Ficou emocionado por tudo que viu diante do Chile. As reações comoventes em lágrimas dos jogadores encorpados em um objetivo, depois da dramática classificação. Conseguiram passar o sentimento para todos os brasileiros no estádio e cantos do País. Ainda destacou a emoção no momento da execução do Hino Nacional. Uma comoção geral. Para ele, não tem como não dar nota dez para tudo que nossos olhos estão tendo a oportunidade de contemplar. Maravilhoso. Mas em seguida ele questiona o corpo. É aquela questão que os críticos observam  há anos sobre o Futebol brasileiro. E a bola? Ela está fazendo questão de fugir da nossa qualidade e consequentemente o nosso corpo não pode receber mais do que nota cinco para o que estamos produzindo dentro de campo.

A Seleção Brasileira tem decepcionado. Há a pressão natural por estarmos em casa, talvez nosso maior adversário, por não termos uma Seleção experiente, como destaquei nos primeiros artigos sobre o Mundial. Apoiamos Felipão quando ele deixou de fora Ronaldinho Gaúcho, Kaka, Robinho e outros, mas e agora? Na bola, eles não têm mais a eficiência, mas a história mostra que sabem enfrentar estas pressões.

Um time campeão não pode em quatro jogos obter duas vitórias e dois empates, marcar oito gols e sofrer três. Poderia até com esta campanha estar seguro, mas a questão é que nas vitórias não convenceu e nos empates poderia ter sido engolido. A pressão é enorme para este jogo de sexta-feira contra a Colômbia, que tem vencido e convencido. Mas a gente sabe como é o Futebol. Nem sempre este retrospecto indica o vencedor. Esta é a grande chance do Brasil, principalmente se a história entrar em campo mais uma vez. A que fim chegamos. É a nossa chance para obtermos uma vaga nas semifinais. Um quadro triste para quem no passado entrava em campo para dar espetáculos, vencer e seguir naturalmente para as conquistas. Os cinco títulos dizem tudo.
  
Os gigantes vão chegando

Os primeiros resultados das oitavas de final mostram o poder das grandes potenciais do Futebol mundial. Os emergentes tentam e não conseguem. Brasil e Holanda já estão nas quartas. Apenas a Costa Rica quebrou esta regra, derrotando a Grécia, que também seria um estranho no ninho. Hoje passaram também França e Alemanha, com sufoco. A Argentina vem por aí. A grata surpresa é a Colômbia. São quatro vitórias. Está se sentindo em casa. Se passar pelo Brasil naturalmente terá de ser vista como um gigante querendo chegar para ficar. 





2 comentários: