sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dunga mostra a sua cara

Neymar terá que se adaptar as novas regras de Dunga na Seleção

Quando Dunga foi indicado para comandar a Seleção Brasileira pela segunda vez postei aqui: a pior das opções.  Não pelo seu passado como atleta, louvável e respeitável, mas como técnico. Não tinha nem currículo e já estava no comando para cometer seus erros. Mas jamais os admitiu, como o soberano e dono da verdade. O resultado final foi o fiasco no Mundial de 2010, na África do Sul. O Brasil não convenceu. Foi até longe demais, sendo eliminado pela Holanda nas quartas de final.  Jorginho, aquele que foi lateral da Seleção e do Flamengo, era o seu orientador técnico, já que esta não é a especialidade de Dunga. O negócio dele é comandar. Dar ordens. Apenas isso.

Não deixou nenhum legado – é importante que fique bem claro isso – e mesmo ainda sem nenhum acréscimo em seu currículo, voltou para o comando. O Brasil foi ao fundo do poço, depois do Mundial de 2014. Pelo futebol que jogamos e as humilhações. Nem é preciso repetir os resultados.  As quatro primeiras vitórias no comando do técnico (100% de aproveitamento) eram até previsíveis, diante da necessidade brasileira de alto afirmação, porque bola não deixamos de saber jogar.  Precisamos  de gente capacitada para armar os esquemas, orientar, tirar os espinhos do caminho e determinar:  vamos jogar o que sabemos. E Dunga não tem e jamais terá este perfil.

Como em um grupo escolar, ele agora, apresentou mais uma na Seleção:  a cartilha disciplinar, que veta uso de brincos, bonés, chinelos, uso de celulares em determinados momentos, etc. A Comissão Técnica diz que apenas são ajustes, mas faz questão de expor a cartilha. Por estas e outros é que perdemos nosso lugar no pódio.  O Brasil necessita de professores da bola que sabem ensinar.   Criar, mostrar que tem a sabedoria na mente e na ponta da língua.  Jogador de Futebol, mesmo os da Seleção, sente esta carência. Hoje, Tardelli, Kaká, Robinho, etc estão elogiando o estilo Dunga. Claro que não podem expor o contrário, mas na realidade precisam é passar para o grande público o que mais queremos ouvir: Dunga ensinou que demos jogar assim, assim....

Há coerência nas convocações, o que não podemos negar.  Agora chamou apenas jogadores do exterior para os amistosos contra a Turquia e a Áustria. É bom dar chance para os novos. Mas nem tanto. Foi só Luiz Adriano, do Schakhtar, fazer cinco gols em um jogo para estar no grupo. É muito para a gente que exige uma história de eficiência dentro de campo para ser depois convocado.  Mas, como o mesmo critério não foi usado para a escolha do técnico, é bom esperar estes absurdos. Nem parece Seleção.




Um comentário: