quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vantagem para Cruzeiro e Flamengo, mas ...



O Flamengo ( 2 a 0 sobre o Atlético) e o Cruzeiro (1 a 0 diante do Santos), saíram em vantagem nos jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil. Ambos jogando em casa. A melhor situação é do Rubro Negro que fez dois gols em casa e não levou nenhum. Cheguei a escrever aqui o que está determinado para aquele que deseja ser o campeão: dois grandes jogos (um nas semifinais e outro na finalíssima) para administrar o da volta. Só que a regra não pode ser aplicada 100%. Os vencedores alcançaram resultados perigosos. Terão de jogar bem novamente para que obtenham a vaga na finalíssima. Indiscutível a confortável posição do Flamengo, porque se fizer um gol no Mineirão ficará próximo de repetir o feito do ano passado. Só que o Galo tem uma cartilha vitoriosa que está sendo usada com sucesso: semifinais e finalíssima da Copa Libertadores de 2013 (perdeu os dois primeiros jogos por 2 a 0) e levou ambos para a decisão por pênaltis e, ainda, 2014, quartas de final da Copa do Brasil. Perdeu por 2 a 0 para o Corinthians, em São Paulo, levou um gol de saída no Minerão e mesmo assim chegou ao placar de 4 a 1 e a classificação. Só que os atleticanos têm de ficar atentos porque esta regra um dia vai cair. A torcida flamenguista deseja que seja na próxima quarta-feira. Já a do Galo é que ela esteja mais viva do que nunca.

No Mineirão, o Cruzeiro se impôs diante do Peixe. Não foi com aquele espetáculo capaz de assustar todos os concorrentes, mas o suficiente para deixar o Santos sabedor de que vai necessitar de não operar milagres, mas jogar muito para atingir o seu objetivo. Não vai ser fácil e ainda tem de agradecer ao assistente que acusou impedimento de Júlio Baptista no lance do gol de Ricardo Goulart. Ele errou. E muito. No último texto sobre a Copa do Brasil havia assinalado que exceto o Flamengo, diante do Coritiba, os outros jogos tinham sido limpos, sem qualquer interferência das arbitragens. Já o de ontem no Mineirão fica manchado. Custa caro para um time que esperava fazer uma maior vantagem como mandante. A torcida celeste, porém, está esperançosa. Com razão. O time evoluiu. Está cansado, mas com capacidade para fazer a estrela azul brilhar. O jogo de volta na Vila Belmiro será histórico.

No Maracanã, com Edcarlos quebrando cabeça e Dátolo, muito mais, errando tudo e Levir Culpi o mantendo no jogo, o Galo caiu na armação do Flamengo e, mesmo sendo tecnicamente superior, não aguentou. O placar foi justo. A torcida do Galo ficou decepcionada, mas importante destacarmos que foi um jogo de muitos erros, principalmente de passes. Também um com medo do outro e, no final, o Flamengo achou seu gol para se agigantar. Ganhou tanta força que chegará com autoridade absoluta ao Mineirão para obter mais uma finalíssima. Ao Atlético, restam as promessas de Levir Culpi, um dos culpados pelo fracasso de ontem, se não o maior, porque mexeu em toda a estrutura do time para tentar surpreender e colocou tudo a perder. Ele promete um time capaz de devolver o resultado, com um grande futebol, e a mística de que no Mineirão, o Galo canta alta. E muito alto. Será necessário. O Flamengo é o mais fraco dos semifinalistas, mas na hora decisiva cresce e pode sentenciar o que o jornal Lance publicou depois de confirmado este duelo: “Vem freguês”. Nem tanto. Contudo são provocações que fazem parte dos grandes clássicos.

Decisão histórica do boxe

Minha geração sabe perfeitamente o que estou escrevendo aqui sobre o boxe. Hoje a ESPN, às 21h, apresenta a decisão mundial dos pesos pesados, mitos norte-americanos, imortalizada em documentários, livros e até no teatro, a Luta do Século, Muhammad Ali (Cassius Clay) x George Foreman, no dia 30 de outubro de 1974, com 100 mil pessoas no estádio em Kinshasa, a capital do Zaire (atual República Democrática do Congo), na África Central. No oitavo round, Ali começou a desferir uma sequência de golpes de direita e esquerda, todos no rosto de Foreman, e faltando só dois segundos para o gongo soar, ele acertou violento gancho de direta no queixo do rival. Foreman foi à lona em queda livre, sem conseguir se levantar, na sua primeira derrota em 40 lutas. Vale a pena ver.





10 comentários:

  1. As invenções voltaram, nariz em pé só da torcida. Presidente, está devendo as respostas ou sairá calado?

    ResponderExcluir
  2. Fazem tudo para sacaniar o meu Cruzeiro.Vamo chegá lá

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Nosso Atlético já começou perdendo na escalação. Defendemos o fim do volante de contenção e o Dátolo vinha desempenhando bem o papel de segundo volante. Ontem, um desastre quando voltou a ser meia, sem o Guilherme, não dá liga. Quando o treinador colocou o Luan poderia recuar o Dátolo e tentar com o Luan armando, mas ele errou duas vezes. No mais, um jogo horrível porque este time do Flamengo é ruim demais. O Maicosuel meio travado, parece que está segurando alguma contusão. Enfim, uma verdadeira atração em tomar 2 x 0 no primeiro jogo de mata mata. Assim a torcida não aguenta.

    ResponderExcluir
  5. Na volta vamos depenar a Urubuzada e devolver pra eles comerem

    ResponderExcluir
  6. 180 passes errados é o retrato do jogo no Maracanã, mas o Atlético foi medroso e mereceu perder. No mineirão o Cruzeiro foi garfado com talher de prata de CBF

    ResponderExcluir
  7. Como de costume, mais uma leitura correta sobre os jogos Melane. Parabéns pelo trabalho! Um forte abraço. Fábio Moreira (Amigo de Guilherme e Flávia).

    ResponderExcluir
  8. O Cruzeiro jogou para o gasto. E este tem sido o problema do time. Jogar para o resultado simples é muito perigoso. O Time Celeste começou com um ritmo forte, conquistou o gol com meritos e depois parou de jogar. Literalmente parou de jogar. A torcida e todos aqueles que acompanham o futebol, estão vendo um time que joga no maximo ate os 30 minutos do primeiro tempo. Após este periodo o time recua e sofre uma pressão terrivel nos proximos 60 minutos. Jogar pelo regulamento não é caracteristica deste time do Marcelo Oliveira. Isso preocupa pela vantagem simples que levamos para Vila. Tudo bem que um gol legitimo foi anulado, mas um time não pode sofrer tamanha pressão dentro de casa, podendo o Santos ter virado e ampliado o placar com facilidade. Contra o Botafogo, pode ser uma tragedia anunciada se o time titular for colocado em campo. O time não tem folego para jogar domingo e quarta. Sendo assim, se um planejamento não for realizado de forma criteriosa, podemos perder dois titulos no mês de novembro. Acorda Cruzeiro....

    ResponderExcluir
  9. Fábio,
    Grato pela presença. O Atlético vai desafiar o Flamengo na quarta-feira, com todas as chances para seguir em frente. É o pior adversário que já enfrentou nos últimos tempos em mata mata. O problema é que vai jogar como time pequeno. Não vai abrir. O Galo poderá ficar 90 minutos em cima e ser aquele sofrimento. Vejo o Cruzeiro com maior segurança, porque vai tentar fazer gol na Vila Belmiro. E tem totais condições, porque o Marcelo tem boas opções na frente. Conversei com o Marcelo e ele disse que o time está cansado. Este é o problema. A próxima quarta promete.

    ResponderExcluir