A Copa Libertadores 2014 deu um tapa de luvas no Futebol mineiro. Normalmente os torcedores de Atlético e do Cruzeiro, quando um deles é destaque nesta disputa, o rival não perde tempo: “Competição só de timinho”. E agora os que eles têm a dizer? Ambos entraram como favoritos para a disputa das finais e saíram até que precocemente, principalmente o Atlético, eliminado nas oitavas de final. Para ainda sentenciar a verdade que no Futebol o melhor é ficar calado e observar os fatos, para dizer, zoar, dois dos adversários dos mineiros na fase de Grupos disputaram as semifinais: Defensor, do Uruguai, na do Cruzeiro e o Nacional, do Paraguai, na do Atlético. E eles conseguiram bons resultados diante de nossas equipes. Tanto que não perderam. Por ter uma equipe entrosada, o Nacional acabou eliminando o Defensor e vai disputar a finalíssima, depois de perder por 1 a 0, ontem, no Estádio Centenário, em Montevidéu. No jogo de ida, em Assunção, venceu por 2 a 0 e quando um time tem a sorte ao seu lado, para muitos a de campeão, só que não sei se é o caso dos paraguaios, nos instantes finais, foi salvo por uma bola no travessão. Se os uruguaios fazem o segundo gol, não sei, não, mas a casa do Nacional tinha tudo para cair.
Agora, o Nacional aguarda o vencedor do duelo San Lorenzo x Bolivar, com quase certeza de que os argentinos chegarão pela primeira vez a uma finalíssima, depois dos 5 a 0 no jogo de ida, em Buenos Aires. Para os bolivianos a força está em acreditar no fantasma da altitude, mas os argentinos vão usar um medicamento (não é doping) que ajuda e muito, segundo seus médicos, quando falta a respiração, numa atividade física forçada, em altitudes. A de La Paz é de 3.660 metros. Justiça seja feita, o San Lorenzo é o melhor time. Se levar o título, estará em boas mãos. Também eliminou o Cruzeiro nas quartas de final. Precisamos ver o futebol sempre desta forma: que vença o melhor, especialmente em competições da grandeza de uma Libertadores. Agora, que o San Lorenzo também se prepare porque uma possível decisão no Mundial, em Marrocos, diante do Real Madrid, pode-se dizer que será o encontro do gigante contra um sonhador, cuja força maior está na fé e benção papal.
Acreditava que o Defensor poderia chegar a final. Mas como disse venceu o melhor, o mais competente. Agora é o San Lorenzo garantir a vaga. Mas acredito que com o poder financeiro e as equipes que possuem, os times brasileiros foram incompetentes nesta edição. Principalmente os mineiros.
ResponderExcluir