quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Os Dilemas do Executivo de Futebol: Problemas e Soluções


Nas minhas caminhadas em busca de informações, encontro muitas pessoas e opiniões. Gente que deseja ver o esporte em um patamar bem superior dentro de nossa sociedade. Não apenas como paixão de um povo. Sugestões são muitas. Vejam as do empresário Cláudio Horta, de 42 anos, mineiro de Belo Horizonte, que se prepara há algum tempo para trabalhar como gestor no futebol e já tem uma boa base.

CLÁUDIO HORTA
A administração no futebol brasileiro enfrenta dificuldades, por isso a importância de sua profissionalização. Um dos grandes pontos é o dirigente saber lidar com as demandas para o clube no longo prazo e a necessidade presente de ter um bom time colhendo resultados positivos.

Normalmente essas situações são conflitantes! Além disso o dirigente costuma assumir o clube administrando passivos da gestão anterior, dificultando assim todo seu planejamento de curto a longo prazo.

É preciso conciliar os interesses da torcida, relacionamento com a imprensa, gestão diária do clube, e a necessidade de um time com atletas diferenciados que possam gerar conquistas imediatas. 

Portanto o grande desafio do Executivo de Futebol gira em desenvolver atividades de organização, planejamento, estruturando processos de governança, interface com os diversos setores do clube buscando inclusive a busca de novas receitas e faturamento.

Além disso é preciso controlar diariamente a ansiedade, suportar toda uma pressão seja interna ou externa, evitando desviar o foco do planejamento possibilitando um time capaz de conquistas imediatas, sem deixar passivos futuros para uma próxima gestão.
Por isso a necessidade em profissionalizar a gestão dos clubes de futebol, formando um time de executivos competentes, organizados, buscando ações, interface, alternativas em todas as áreas proporcionando o futebol gerar os resultados positivos esperados por sua torcida, associados e conselheiros.

Os clubes brasileiros precisam entender que é necessário desenvolver a profissionalização da gestão no futebol. Poucos sabem o valor de sua marca, muito menos o que é possível fazer gerando receitas, faturamento, parcerias, interface com áreas internas. Basta observar, aqueles clubes que largaram na frente, além de reduzir seu endividamento, conciliar os problemas, conseguem conquistar seus maiores resultados: TÍTULOS!



2 comentários:

  1. Muito bacana! Realmente os clubes sejam da capital ou interior precisam se profissionalizar!

    ResponderExcluir
  2. concordo com o Cláudio.

    o imediatismo brasileiro (é sul-americano) atrapalha o futebol.
    enquanto ñ houver uma mudança da mentalidade e da mania de deixar os problemas para a próxima gestão, vamos continuar sofrendo.

    um exemplo bacana aconteceu na Alemanha. até 2006 ainda ñ eram reconhecidos como 3 liga da Europa (perdiam para a Holanda). mais depois q começaram a mudar a mentalidade dos profissionais e a cobrar dos clubes estruturas, evoluíram ABSURDAMENTE e hj são referência na Europa.

    faltam pessoas como ele para o bem do futebol.

    ResponderExcluir