quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

É do Palmeiras a melhor contratação de 2016. Porém............


Não há dúvidas de que o Palmeiras fez a melhor contratação do futebol brasileiro em 2016 (final de temporada), ao confirmar ontem (27-12), o venezuelano Guerra (foto). É um armador que tem técnica apurada, que sabe preparar as jogadas e chega na área com precisão para concluir. Lembra o Zico. No campeão Atlético Nacional da Copa Libertadores 2016 (foi o melhor da competição) mostrou toda sua categoria. Visão de jogo e personalidade. Tipo de jogador que qualquer grande time deseja. Porém, há algumas observações que não podemos descartar e que, mesmo sendo um homem de 31 anos, bem preparado, podem tirar de Guerra um pouco do brilho de seu futebol.

São situações que acontecem no futebol e que muitos brasileiros, que foram estrelas aqui, perderam muito da luz no exterior, especialmente na Europa, porque não souberam adaptar a um novo estilo de vida e principalmente com os novos ambientes nos clubes. Guerra rodou por times da Venezuela, onde foi formado e depois foi para a Colômbia. Evoluiu, mas agora, vestindo a camisa do campeão brasileiro é que vai enfrentar o maior desafio de sua carreira.

Se jogar tudo que mostrou no Atlético Nacional, da Colômbia, o maior beneficiado, além do Palmeiras, será o futebol brasileiro, já que teremos um novo modelo para acompanharmos. Um professor para quem deseja ser um vencedor no futebol. Perfil que encantou de longe. Agora vamos ver entre nós. 
petkovic

 Os estrangeiros que mais encantaram os brasileiros, em nossos gramados, foram Doval, Petkovic (foto), Romerito, Arce,  Pedro Rocha, Ramos Delgado, Darío Pereyra, Figueroa, Rincón, Conca e Hugo de León,. Em um patamar um pouco abaixo, Aristizával, Maldonado, Sorín, Gamarra e Tevéz, . Brincavam com a bola.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

A virada do Ano não garante as sonhadas cerejas do bolo


Felipe Melo (Foto:AFP)
             Assessoria de Felipe Melo garante que ele pode fechar com o Palmeiras

O Cruzeiro fala em três nomes de ponta do futebol brasileiro: Jadson, Thiago Neves e Marcelo Moreno. O Atlético-MG, mira Diego Tardelli; São Paulo, Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Felipe Melo; Santos, Leandro Donizete; Fluminense, Emerson Sheik e estamos acompanhando outras possibilidades. Infelizmente, a maioria jogadores longe de apontarmos como verdadeiros reforços, principalmente para as oito equipes classificadas para a Copa Libertadores 2017.

Somos obrigados a questiona as ações limitadas dos clubes, no período em que deveriam estar com os times prontos para a próxima temporada.  Os nomes desejados e que realmente mudarão o destino das equipes, todas elas sonhando com títulos, dificilmente serão concretizados. Por falta de dinheiro, também um planejamento e, ainda, porque os dirigentes estão sendo regidos pelo  Profut. Só podem gastar dentro do limite de suas receitas. 

Nas próximas horas, o que podemos esperar são as contratações do volante Rithely do Sport, pelo Atlético-MG; de Leandro Donizete, no Santos, Flamengo ou São Paulo; o Cruzeiro trazendo mais um zagueiro (com certeza não é de ponta); Marcelo Cirino trocando o Flamengo pelo Internacional; o América-MG buscando jogadores na Série B, alguns que foram destaques e seguindo o exemplo do Grêmio, ao assinar com Michel, do Atlético-GO (fez bela campanha no time campeão da B);  e o São Paulo com Cícero, do Fluminense, bom jogador. Não podemos omitir o Atlético-PR, que oficializou Grafite e Jonathan. Opção pela experiência.

Ainda um recado para os dirigentes, Wagner (ex-América, Cruzeiro, Fluminense) está livre. O Corinthians não vai mais contratá-lo. Para quem gosta de experiência, um prato cheio. 

Na virada do Ano não teremos as tão sonhadas cerejas do bolo. 

domingo, 25 de dezembro de 2016

Futebol brasileiro sem o presente de Natal

Resultado de imagem para foto do papai noel todo feliz

                   O Papai Noel passou longe dos clubes brasileiros em 2016 

Durante pelos menos duas décadas foi tradicional nos grandes clubes do futebol brasileiros o presente para os torcedores, com contratações bombásticas no Natal. O Papai Noel não falhava e as condições financeiras dos clubes não eram diferentes do atual momento para eles. Não faturaram tantoe também não gastavam tanto. Ficavam o ano inteiro se  preparando para um presentaço. Este ano podemos dizer que os grandes investiram apenas em bons jogadores nos últimos dias. Alguns, nem isso. Papai Noel passou longe.

Então vejamos, o Palmeiras é o que mais investiu (também foi o que mais faturou em 2016, com R$400 milhões), mas aquele que poderia ser o diferencial não chegou. Vejo que poderá ser o armador Guerra, que joga bem próximo do gol, do Atlético Nacional, eleito o melhor jogador da Copa Libertadores de 2016. O Santos também ainda não conseguiu a cereja de seu bolo. Na lista também Corinthians, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Grêmio (está acreditando que o time campeão da Copa do Brasil é capaz de ganhar a Libertadores),  Atlético-PR, Coritiba, Atlético-MG, Cruzeiro, Vasco e outros. Escudero chegou para ser vascaíno. Não acrescenta quase nada. Com certeza, em São Januário, há jogadores do mesmo nível ou até melhores. Apenas sem a experiência do argentino, muito rodado.

O São Paulo anuncia Ricardo Goulart, bom reforço. Se bem aproveitado, pode ser ótimo. O técnico Rogério Ceni terá de aproveitar suas características de atacante que parte do meio, em velocidade (graças a sua força) e se apresenta na área para a definição da jogada. Tem de ser feito um de ser feito um desenho tático  perfeito. Foi preciso no Goiás e mais ainda no Cruzeiro. Peso da camisa não o inibe. Pelo contrário, o estimulo.

O Atlético-MG com Felipe Santana e Danilo; o Cruzeiro, com  Hudson, Caicedo, Diogo Barbosa e possivelmente Jadson e Thiago Neves (não falam mais tanto em Moreno)  ainda não garantiram o diferencial. No Galo, com certeza, será Diego Tardelli. Agora, como Tostão escreveu recentemente e eu concordo plenamente. Todos os repatriados nos últimos tempos (exceto Ronaldinho Gaúcho) não foram os mesmos quando se destacaram no Brasil. E das nossas jovens promessas, apenas uma vingou aqui: Gabriel Jesus. Agora,  precisamos ver suas ações na Europa. E não  será fácil.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Reinaldo mostra que também foi gênio para driblar as drogas

A geração de hoje sabe muito pouco o que foi José Reinaldo de Lima, maior ídolo da história do Atlético-MG, com a bola. Um goleador e com uma habilidade fantástica. Fazia da bola uma arte.  Um dos gênios de nossos gramados, respeitados por todos aqueles que também foram especiais. Seu maior show dos últimos tempos foi na última terça-feira (20 de dezembro) no programa Bola da Vez da ESPN. Um espetáculo de grandeza de um homem para fugir das drogas

Veja no LINK e um feliz Natal para todos.

https://youtu.be/Jtn8vCr9wjk

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Importante é ser craque e eficiente

Resultado de imagem para fotos de neíltonResultado de imagem para fotos de guilhermeResultado de imagem para fotos de arrascaeta
                                  Neílton, Guilherme e Arrascaeta, os três na minha lista de craques

Outro dia, participando do programa Meio de Campo, da Rede Minas, disse que o atacante Neílton deveria voltar para o Cruzeiro, por ser craque. Os outros participantes não gostaram, dizendo que eu exagerei. Insisto que ele é um diferenciado pela técnica e tem de ser melhor aproveitado nos clubes. Nas mãos de técnicos inteligentes, seu futebol vai fluir. Será craque e eficiente, porque também tem velocidade.

 Ainda dentro do meu pensamento, será muito bom Neílton no São Paulo e Hudson, no Cruzeiro. O volante tem tudo para corresponder, porque marca firme. A observação que faço é a de que ele não é superior aos outros jogadores celestes da posição, como Henrique e Romero. Não tem a pegada de Willians (que vai ficar), e seus fundamentos são inferiores ao de Ariel Cabral. O argentino não erra. Só que não tem mais força para acompanhar o ritmo dos jogos e no meio campo não se pode dar espaços. Claro que também apresenta seus pontos fortes dentro de uma marcação. É preciso ser inteligente para estar sempre no lugar certo e neutralizar as jogadas. 

Dificilmente encontramos um jogador craque e ao mesmo tempo eficiente. Estes são os diferenciados. Gosto muito do Arrascaeta. Ele é craque e nos dias que consegue a eficiência, faz a diferença. Ou não é verdade? Há outros espalhados por aí que o torcedor não vê com os mesmos olhos. Já citei, por exemplo, Guilherme, o que hoje joga pelo Corinthians, como craque. Quando está em uma jornada feliz, sua genialidade fica bem posta. Agora, só que não são todos os dias.  Então é chamado de preguiçoso, geladeira (gela em campo) e muito mais. Também Arrascaeta. 

Para finalizar, a troca por empréstimo de Neílton por Hudson indica que os resultados técnicos podem ser melhores para o Tricolor e financeiros, posteriormente, pela valorização, para o Cruzeiro. Aguardem.  

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Libertadores -Babas para uns. Pedreiras para Flamengo, Furacão e Botafogo

Taça da Libertadores
Agora já temos a base da Copa Libertadores de 2017, com a definição dos Grupos e os jogos mata  mata das três primeiras fases. Teoricamente alguns dos mais tradicionais clubes da competição, como River Plate, Atlético Nacional, Atlético-MG, Nacional do Uruguai, Palmeiras e Grêmio terão algumas babas pela frente para que possam chegar às oitavas de final. Outros encontrarão pedreiras, como três brasileiros: Atlético-PR e Botafogo, na segunda fase e com perspectivas também na terceira e, ainda, o Flamengo, terceiro colocado do Brasileiro, que caiu no Grupo onde podemos chamar da morte. Lá estão dois outros tradicionais clubes da América do Sul: San Lorenzo e Universidad Católica. Importante destacarmos que estamos falando de teoria. A prática é outra coisa. 

No Grupo 6, o do Atlético-MG, por exemplo, estará o estreante Sport Boys, da Bolívia, que pode ser uma surpresa, apesar da fragilidade dos bolivianos. Não descarto também o Godoy Cruz, quarto colocado do Campeonato Argentino. Mas nunca podemos desprezar o futebol dos portenhos, porque suas equipes estão acostumadas aos grandes desafios contra Boca Juniors, River, Estudiantes, Rosário Central, Newell´s Old Boys, Hurácan e outros. E para fechar, o Libertad, do Paraguai, que foi dor de cabeça para o Palmeiras em 2013. Se apresenta maior mais qualidade (são times tradicionalmente aguerridos) vai seguir em frente. Sua melhor classificação foi em 2006, quando terminou em terceiro lugar.

Muitas vezes é melhor estar presente no Grupo da Morte e mostrar força, passando para a fase seguinte, ganhando confiança. Outros encontram só facilidade e no primeiro duro obstáculo ficam de fora. O Flamengo não pode temer absolutamente nada. O mesmo para Atlético-PR, inicialmente diante do Millionarios da Colômbia e o Botafogo contra o conhecido Colo Colo, do Chile, campeão em 1990. História não entra em campo.

Com oito brasileiros, não podemos esquecer da Chapecoense, nosso País tem tudo para fazer bonito. Em função da evolução da Seleção Brasileira nas Eliminatórias, nossas equipes também ganham uma maior credibilidade. Mas a bola rolando é que determina a verdade. O último campeão do Brasil na Libertadores foi o Atlético-MG, em 2013.



  

Robinho por Fabiano, quem levou vantagem nesta troca?

Resultado de imagem para fotos de fabiano no palmeirasResultado de imagem para fotos de robinho, do cruzeiro

Fabiano evoluiu no Palmeiras, enquanto Robinho mostrou no Cruzeiro que sabe jogar e muito

Cruzeiro e Palmeiras acertaram a troca, em definitivo, do armador Robinho pelo lateral Fabiano. No momento, vantagem maior é para o time Celeste, porque Robinho é um jogador que podemos assegurar com maiores recursos técnicos e sabe perfeitamente ocupar sua função do meio de campo para frente, com eficiência. Já Fabiano é ainda um lateral que busca afirmação. Com muita força ofensiva e capacidade para definir na frente, como no gol que fez na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense. Deu um toque que não é bem sua especialidade. Seu jeito de jogar lembra muito os europeus sem tantos recursos técnicos, que se tornaram eficientes pela aplicação.

Quando Fabiano veio da Chapecoense para o Cruzeiro, o observei em alguns treinamentos na Toca. A conclusão que cheguei: um esforçado, com limitações., Privilegiado pela altura, 1,88m. Pode ser aproveitado perfeitamente em uma linha de quatro e melhor ainda quando o técnico decidir usar um setor defensivo mais alto, o que tem feito a diferença em muitos jogos. Prioridade de Cuca e outros. Naturalmente se crescer tecnicamente será negociado com o futebol europeu, devido principalmente seu biotipo. Precisa melhorar o jogo com a bola.

Já Robinho é um especialista do meio. Pressionou e conseguiu seu objetivo. Um novo contrato. Infelizmente no final do próximo ano, pode voltar a fazer as mesmas reivindicações. Este é o seu histórico. E o mercado europeu dificilmente vai investir em seu futebol. Se tivesse mais 5cm de altura (tem 1,70m), com certeza, hoje estaria em um grande time da Europa. Sabe ser atrevido e tem futebol para tal.
 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Depois de Caicedo e Diogo Barbosa, apenas ideias no Cruzeiro



Resultado de imagem 
   A grandeza do Cruzeiro exige pensar em Ricardo Goulart, mesmo muito valorizado na China

Pode ser que haja uma precipitação do torcedor, da imprensa e dos críticos, o que, porém, não pode ser contestado, porque depois de anunciar Caicedo e Diogo Barbosa, o Cruzeiro limita suas ações as ideias e suposições para formação do grupo, visando uma temporada vitoriosa em 2017. O tempo passa, os outros concorrentes agem e as decisões celestes não aparecem, o que se prevê mais um ano com problemas e sem os resultados desejados. Os preços serão altos lá na frente.

O que já ouvimos de jogadores que estão sendo contatados e não aprecem, fica difícil acreditar que os desejados reforços chegarão. Vejam uma das listas: Thiago Neves, Rodrigo Caio, Douglas, Elias, Sassá (muito bom jogador, que precisa apenas de um psicológico), Hudson, David Villa, Cleber (foi para o Santos), Ricardo Goulart e Montillo (não agrada a diretoria e foi par o Botafogo). Claro que há outros nomes. Oficialmente, Marcelo Moreno é o que pode se tornar realidade. Está ficando difícil para o Cruzeiro. As opções vão sendo reduzidas no mercado e importante acertar a troca com o São Paulo, sonhando com Arrascaeta. Mas Mena pode atender perfeitamente o Tricolor.
Pasmem: até Ronaldinho Gaúcho aparece como um dos pretendidos. Ele é muito amigo de Tinga. A crítica não é pelo futebol deste fenômeno, um dos maiores da história do futebol brasileiro, mas ele não é mais artista da bola.

Presidente, o Ano Novo está chegando e no dia 6 de janeiro o Cruzeiro começa a temporada 2017. São muitas as necessidades: zagueiros, volante, armador e também um atacante. Mano Menezes não pode esperar mais.

O Cruzeiro acertou em não liberar Manoel pelas suas necessidades do momento na zaga, mas quando encontrar um zagueiro para jogar em alto nível ao lado de Dedé (este também recuperando)  terá de liberar o Manoel na primeira proposta que aparecer. A idade ajuda (26 anos), mas como zagueiro ele dificilmente vai valorizar mais do que quatro milhões de euros.

Chegou reforço para a zaga do Galo: Felipe Santana



Resultado de imagem para fotos de felipe santana
           Felipe Santana é um zagueiro goleador, privilegiado por sua altura (1,96m) no jogo aéreo

O Atlético anunciou oficialmente a contratação do lateral Danilo, do América (vejo como complemento para o grupo) e hoje deve oficializar um  reforço: o zagueiro Felipe Santana, de 30 anos, que vem para ser titular. Acima de tudo é um jogador experiente, acostumado com as grandes decisões, bem rodado, conhecedor do futebol europeu, onde a exigência é muito maior e também do futebol brasileiro. Jogou pelo Figueirense. Ele vai elevar também a estatura da zaga, já que tem 1,96 de altura e velocidade regular.

Os dirigentes também devem confirmar o zagueiro Bruno Rodrigo, que era do Cruzeiro e mais um lateral. Procura intensa (em fase de negociações) também por um volante e a confirmação de que Robinho e Cazares ficam. Em relação aos dois, o clube jamais se sentiu ameaçado pelo Santos.  Neste processo de saídas e chegadas, também em breve, o torcedor vai receber oficialmente a notícia da saída de Lucas Pratto e a chegada de um dos maiores sonhos da massa atleticana: Diego Tardelli.

Agora, o que o Atlético-MG não pode é trocar seis por meia dúzia, com a possibilidade da contratação de Marlone.  Do nível dele, há jogadores sendo liberados. Ele pouco vai acrescentar. Mais um para fazer raiva no torcedor. Tem um nível técnico um pouco melhor, mas sua característica principal é  lamentar (colocando as mãos na cabeça), depois dos erros. E são muitos. Um detalhe: depois que passou pelo Cruzeiro (o conheço desde a base do Vasco), melhorou a finalização e agora movimenta um pouco mais.
                                  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8c4XUzlUlgOkTVd1X-b7_Ink_Pq41BsX4uf3ztwCsZIqUaoSR3rXLG77VfRmDsVJvHTJR-1NM4qLJHktoMGHlZGgH4v6wVsBA7r2Vpp3G9pKWMQnXt-WYtbtoquZjA4AiBvK_Hl0wkys/s200/logompn.jpg

domingo, 18 de dezembro de 2016

Pressão da torcida e para atender Roger, Tardelli está voltando para o Galo

Resultado de imagem para fotos de diego tardelli comemorando    Diego Tardelli está voltando para atender também um desejo muito pessoal como atleticano

Se algum atleticano foi perguntado qual o jogador que ele deseja ver novamente com a camisa do Galo, a resposta é de imediato: Diego Tardelli. Seu nome aparece em todas as listas como o  desejo número 1, mesmo o torcedor sabendo que as necessidades maiores estão no setor defensivo, que também será reforçado, com qualidade. Os dirigentes não revelam. Contudo, 100% de certeza de que dois zagueiros estão contratados. 

Os entendimentos para o retorno de Tardelli evoluíram nos últimos dias. Eduardo Maluf está fazendo os contatos com o jogador e também os dirigentes do Shandong Luneng, da China, estes seguros de que não há mais espaço para o atacante no clube, que honra os compromissos, pagando em dia o salário superior a R$1 milhão. Querem fazer o negócio. Tardelli tem contrato até dia 1 de janeiro de 2019. Sua rotina é apenas treinar. Desde junho não é relacionado para jogar.

As razões para que Tardelli, também pretendido por outros clubes brasileiros, faça a opção pelo Galo são de conhecimento público. Tem seu apartamento em Belo Horizonte, bairro Belvedere, onde sua família gosta e muito de viver; porque o jogador se sente como um rei perante os torcedores atleticanos, que o idolatram pelo seu futebol e por ser torcedor fanático do Galo e, ainda, pelos negócios na cidade: uma loja de roupas com produtos infantis e o restaurante Paris 6. E, ainda, o mais forte para ele, a chance de disputar uma nova Libertadores, lutando pelo bi, que alcançado vai consagra-lo ainda mais como atleticano.

Tardelli está em Maceió. Nos próximos dias, como deseja o jogador e também os dirigentes atleticanos e chineses, a negociação será concluída. Seu salário será dentro da realidade do Atlético-MG e do futebol brasileiro. Perguntado sobre Tardelli, o técnico Roger foi curto e grosso: "Quem não quer?".

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Galo recebeu três propostas e decidiu que Pratto agora será vendido



Resultado de imagem para lucas pratto comemorando gols
Em dois anos, Lucas Pratto foi um dos mais importantes do Galo

Eduardo Maluf está negociando à venda de Lucas Pratto. O Atlético-MG já recebeu três propostas. Os nomes dos clubes não são revelados. O certo é que o atacante argentino, muito valorizado, será vendido.  Agora, não vai deixar para outra oportunidade. O valor é do conhecimento de todos os empresários que tentam a negociação: 20 milhões de euros.

Uma proposta é da China, outra do Palmeiras e a terceira  do futebol europeu. Pode ser o Sevilha, da Espanha, que insiste em leva-lo. Só que o Atlético não quer jogador em troca na negociação. 

É certo que dois zagueiros estão contratados (um deles Bruno Rodrigo), os nomes para o meio campo são Elias ou  Paulinho (ex-Corinthians) e portas fechadas para os clubes que disputarão a Libertadores e desejam Robinho, Cazares, Leandro Donizete, Rafael Carioca e outros. Não vai reforçar concorrentes.  
               https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8c4XUzlUlgOkTVd1X-b7_Ink_Pq41BsX4uf3ztwCsZIqUaoSR3rXLG77VfRmDsVJvHTJR-1NM4qLJHktoMGHlZGgH4v6wVsBA7r2Vpp3G9pKWMQnXt-WYtbtoquZjA4AiBvK_Hl0wkys/s200/logompn.jpg

As dificuldades do Cruzeiro para contratar e trazer o novo diretor



Resultado de imagem para fotos de caicedo e diogo barbosa
 Caicedo e Diogo Barbosa vieram para comandar na zaga e lateral

O mercado brasileiro está praticamente fechado para os grandes clubes, que mais uma vez terão de buscar seus reforços no exterior (América do Sul). Para o Cruzeiro, pior ainda, porque precisa de peças pontuais e elas não existem mais no nosso mercado. Não ficaram à disposição. Os times que estarão na Libertadores não abrem mão de seus principais jogadores e pelo andar da carruagem 2017 indica que Diogo Barbosa, Caicedo e possivelmente Marcelo Moreno serão as caras novas, além daqueles que voltam dos empréstimos.

O Cruzeiro deveria aproveitar Mena, Willians, Fabiano e Neílton (gosto muito dele). Tudo indica que sim. Os outros precisam de um novo destino. Muitos já foram embora. Aliás, o pacotão que anunciei ficou claro que era para apresentar a lista dos que estão sendo emprestados. E ainda as desculpas pelos erros.

Os dirigentes estão resolvendo também duas situações que incomodam a gente celeste: Robinho (ele dá entender que está querendo é aumentando de salário, o que foi seu problema também no Palmeiras) e de Willian do Bigode. Apesar do Santos anunciar. O São Paulo propor trocas e muita coisa mais, estou batendo o martelo: ele fica.

O clube vacilou na definição de seu diretor de futebol, que deveria ter sido escolhido e acertado no meio da temporada. Agora, corre o risco de trazer um novo Thiago Scuro. Acertou na contratação de Tinga como gerente de futebol.  A partir de 2000 foi o jogador que teve o melhor relacionamento com os companheiros e a diretoria.  Adquiriu know-how para esta nova função.