domingo, 13 de março de 2016

Cuca não fará milagres no Palmeiras



Jogadores do Fluminense comemoram o gol - Foto: Marcelo Carnaval
Agora é oficial. Cuca assume amanhã (14-03) o comando do Palmeiras no lugar de Marcelo Oliveira, demitido depois da derrota por 2 a 1 para o Nacional do Uruguai, na última quarta-feira.  A imprensa paulista destacou oito itens que ele terá de trabalhar para ajeitar o time. Vejo que terá de agir em cima de um: fazer o Palmeiras jogar no toque de bola, a sua principal característica. E sua santinha terá de protege-lo para buscar as reações espetaculares, como a do Fluminense, em 2009 (foto).  Empatou com o Coritiba (1 a 1) e obteve o milagre. Não caiu.

Acompanhei Cuca de perto no Cruzeiro e no Atlético. É um técnico de métodos simples, que não inventa. Tem altas ambições. A principal delas, dirigir a Seleção Brasileira e o Palmeiras poderá lhe dar mais um visto em seu passaporte para realizar seu sonho. O que o marcou no Cruzeiro foi o time de 2011 da Copa Libertadores. Deu show até cair nas oitavas de final para o Once Caldas, em Sete Lagoas. Era eficiente. No Atlético, o título da Libertadores de 2013 diz tudo. Em ambos, a marca registrada era o entrosamento, partindo em velocidade no toque de bola, sempre com um jogador fixo na área e alguém municiando. No Cruzeiro, Montillo para Brandão, Farias ou Ortigoza. No Galo, Ronaldinho Gaúcho para Jô e Bernard.  Nos tempos do Flu,  Conca para Fred.

No Palmeiras, de cara um desafio indigesto: Nacional e Rosário, no meu entendimento os dois melhores do Grupo 2 da Copa Libertadores. Outro que empolga é o Atlético Nacional, da Colômbia, no Grupo 4. Até o momento não há que contestar estes três times. E o Palmeiras dificilmente chegará as oitavas de final, porque já fez dois jogos em casa. Agora só lhe resta um: o River Plate, do Uruguai.   

Um comentário:

  1. Embora a república dos Kalil não o aceita,Marcelo Oliveira seria uma boa opção em caso de fracasso do Aguirre

    ResponderExcluir