sexta-feira, 12 de junho de 2015

Del Nero, a cada dia mais fortalecido



Quando o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero decidiu deixar a eleição para a presidência da Fifa, na Suíça, para estar no Brasil e ficar a frente de sua entidade, no momento de maior apreensão na CBF, já que tudo poderia acontecer em função da prisão do ex-presidente, José Maria Marin, meu pensamento foi longe: está mais sujo de que pau de poleiro de galinha. Estava tentando se garantir, diante da pressão da mídia, do Governo Federal e dos clubes. A partir da decisão de Joseph Blatter em renunciar, esperou-se que tomasse a mesma decisão e novamente meu raciocínio  não teve como evitar o que o Brasil estava acreditando: ele vai cair a qualquer momento.
     
                                                    
Conversando com dirigentes, descobri o outro lado da moeda: como vice-presidente da CBF, Del Nero jamais participou de qualquer manobra do dinheiro fácil para chegar ao bolso dos amigos. Não tinha poderes para tal. Foi um vice-presidente para aprovar todas as decisões de seu antecessor e não contestar. Quando anuncia que está de mãos limpas, é bom acreditar. Não 100%, porque vocês sabem como é o mundo do futebol. Mas pode salvar seu mantado e até amplia-lo, porque está se fortalecendo junto às federações para quem a entidade dá uma contribuição anual de R$100 mil. Simplesmente é a garantia do voto. E todos sabem que são as federações as responsáveis pelos mandados. Um voto do Amapa, que recebe este valor financeiro e tem o mesmo poder dos cariocas, gaúchos, paulistas, mineiros etc, decide uma eleição e a maioria está feliz com a verba anual. Portanto, Del Nero é intocável.
Mesmo com o apoio dos presidentes das federações, Del Nero foi um pouquinho mais a frente e se fortaleceu, pelo menos na aparência, perante os clubes, que agora terão maiores poderes para as decisões. Alguns dirigentes estão desconfiados, mas a verdade é que se havia o clima ruim para a atual administração da CBF, hoje aparentemente todos caminham na mesma direção, com um adendo: Marco Polo Del Nero é visto com bons olhos. Com poderes até para se candidatar a reeleição, já que com a mudança dos estatutos, ele garantiu um novo mandato. Assim é o futebol. Quando se imagina que há chances de mudanças profundas, o homem dá um jeitinho e tudo volta a normalidade.

2 comentários:

  1. É, mas minha mãe sempre me dizia: diga com quem tu andas que te direi quem és. Se tá no bolo vei, tá lascado também

    ResponderExcluir
  2. Esta história tem mesmo enredo do mensalão, lavajato, bnds e as próximas que saberemos em breve.

    ResponderExcluir